Apenas 15% das ruas brasileiras têm rampas de acesso, dificultando a mobilidade. Dados do Censo de 2022 revelam que 18% da população urbana vive em vias sem obstáculos, evidenciando a falta de acessibilidade. Apesar das leis que garantem rampas em edificações, a realidade é alarmante, com menos de 50% dos hospitais e um terço das escolas acessíveis.

Dados do Censo de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que apenas 15% das ruas brasileiras possuem rampas de acesso. Além disso, apenas 18% da população urbana vive em vias sem obstáculos, o que representa um desafio significativo para a mobilidade de pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção. Essa situação é alarmante, considerando que a acessibilidade é garantida por leis desde o ano 2000.
Embora a porcentagem de pessoas que residem em ruas com calçadas seja alta, com 84%, a realidade é que a maioria enfrenta barreiras que dificultam sua circulação. Obstáculos como vegetação, equipamentos urbanos, calçadas quebradas e entradas de estacionamento irregulares são comuns, tornando o deslocamento um desafio diário. Em um terço dos municípios brasileiros, apenas 5% da população vive em ruas com rampas de acesso.
As capitais regionais apresentam as melhores condições, com 20% de vias acessíveis, seguidas pelas metrópoles, com 15,8%, e centros locais, com 10%. Mesmo nas cidades paranaenses com maior acessibilidade, como Maringá, Toledo e Cascavel, as porcentagens de ruas com rampas são de apenas 65%, 61% e 59%, respectivamente. O geógrafo Jaison Cervi, do IBGE, destaca que a ausência de rampas e a presença de calçadas com obstáculos são duas dificuldades que precisam ser enfrentadas.
Além das ruas, a acessibilidade em instituições de saúde e educação também é preocupante. Menos da metade dos hospitais e postos de saúde no Brasil (47,2%) possuem rampas de acesso, e apenas 31,8% das escolas estão adaptadas para cadeiras de rodas. Nos estabelecimentos comerciais e de serviços, essa porcentagem é ainda menor, com apenas 25% oferecendo acessibilidade adequada.
A legislação brasileira, incluindo a Lei de Acessibilidade de 2000 e o Estatuto da Pessoa com Deficiência de 2015, estabelece a obrigatoriedade de rampas em edifícios públicos e privados. Apesar disso, a realidade mostra que a implementação dessas normas ainda é insuficiente. A falta de acessibilidade em locais essenciais, como hospitais, é um reflexo da necessidade urgente de ação por parte dos gestores públicos.
Esses dados evidenciam a importância de um esforço coletivo para promover a acessibilidade em todo o Brasil. A união da sociedade civil pode ser fundamental para melhorar a situação das pessoas com deficiência, garantindo que todos tenham o direito de se locomover com dignidade e segurança. Projetos que visem a criação de ambientes mais acessíveis devem ser estimulados e apoiados pela comunidade.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais oferece mil vagas para o curso gratuito online sobre infográficos turísticos, com inscrições de 27/07 a 04/08 e aulas a partir de 05/08. A iniciativa visa capacitar profissionais e estudantes do setor, promovendo a democratização do conhecimento e a comunicação eficaz de dados turísticos. Os participantes receberão certificação ao final do curso, que tem carga horária de 20 horas.

Projeto "Diálogos Simétricos" promove educação sobre culturas indígenas no Brasil. Com apoio da Fapesp, iniciativa conecta estudantes e comunidades guaranis, resultando em materiais didáticos e propostas de políticas públicas.

O Brasil enfrenta desafios na criatividade educacional, com baixos índices no Pisa. Especialistas defendem que a liberdade de brincar e abordagens inovadoras nas escolas são essenciais para reverter esse quadro.

Trinta alunas do ensino médio no Distrito Federal vão assumir cargos de liderança por um dia, promovendo empoderamento feminino e equidade de gênero. O projeto Meninas em Ação começa em 10 de outubro.

O Governo do Distrito Federal anunciou um aumento nos repasses para creches conveniadas, visando melhorar a qualidade do atendimento e reduzir o déficit de vagas. O governador Ibaneis Rocha destacou que o investimento de 59,99% para Berçário I e 14,28% para Berçário II é estratégico para zerar a fila de 26 mil crianças fora do sistema. A secretária de Educação, Helvia Paranaguá, ressaltou que a medida corrige desigualdades nos repasses e deve atrair mais instituições para atender a demanda.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abre inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos, com prazos até junho de 2025. As aulas começam no segundo semestre.