A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu dois veículos doados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para melhorar o atendimento no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-DF). A doação visa fortalecer ações de promoção da saúde e segurança no trabalho, permitindo um alcance maior nas áreas que mais necessitam de apoio.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, nesta sexta-feira (4), dois veículos doados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Os automóveis serão utilizados para o deslocamento de servidores do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-DF), que atua na promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho. O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, destacou a relevância das ações preventivas e do levantamento de dados para a saúde dos trabalhadores.
Os veículos permitirão que os servidores cheguem a áreas que necessitam de atenção, facilitando a busca ativa de trabalhadores e o gerenciamento de riscos. Lacerda afirmou: "Esses veículos vão permitir que nossos servidores cheguem àquelas áreas que realmente necessitam, que possamos fazer a busca ativa de trabalhadores, gerenciar os riscos e trazer uma saúde mais focada em prevenção".
A entrega dos veículos foi realizada pela procuradora-chefa do MPT no DF e Tocantins, Paula de Ávila e Silva Porto Nunes. Ela enfatizou a importância da colaboração entre as instituições para aumentar a eficiência no atendimento à população. "Quando a gente se aproxima, o resultado fica mais eficiente, eficaz, e conseguimos atender o número maior da população", disse.
A doação dos carros foi viabilizada por meio de recursos obtidos através de um acordo judicial. O procurador do trabalho Charles Lustosa Silvestre ressaltou que essa ação é uma forma de promover a saúde e segurança do trabalhador, destacando as iniciativas já implementadas pela SES-DF.
O evento contou com a presença de outras autoridades, incluindo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins, e a diretora de Saúde do Trabalhador da SES-DF, Elaine Faria Morelo. Os motoristas da SES-DF também participaram da entrega e já puderam conduzir os novos veículos, que foram identificados com adesivos da Secretaria de Saúde.
A união de esforços entre instituições é fundamental para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Iniciativas como essa podem inspirar a sociedade civil a se mobilizar em prol de projetos que beneficiem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, promovendo um impacto positivo nas comunidades.
O STF analisa a constitucionalidade da Resolução nº 487 do CNJ, que determina tratamento em liberdade para pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei, em meio a condições precárias nos manicômios. A desinstitucionalização avança lentamente, com mais de duas mil pessoas ainda internadas.
O filme "A Melhor Mãe do Mundo", de Anna Muylaert, retrata a jornada de Gal, uma catadora que escapa de um relacionamento abusivo, transformando a fuga em uma aventura para seus filhos. A obra aborda a violência doméstica com sensibilidade, destacando a força materna em meio ao sofrimento.
Naiara Azevedo lança sua quarta coleção de moda consciente, com 22 figurinos para o São João, utilizando materiais sustentáveis e promovendo a responsabilidade ambiental. A artista busca inspirar mudanças de hábitos no público.
Neste sábado (17), a Praça Nilo Peçanha receberá um aulão gratuito de circo, promovido pelo projeto Fantástico Mundo, com 80 vagas para todas as idades. A atividade visa promover autoconhecimento e bem-estar.
Festival Vale do Café, de 21 a 25 de julho, destaca a evolução de alunos com Transtorno do Espectro Autista, promovendo inclusão e cultura na região Sul Fluminense com aulas de música gratuitas.
Duas engenheiras da Universidade de Delft criaram o Lilium, um espéculo vaginal inovador e menos doloroso, arrecadando € 100 mil em financiamento coletivo para avançar em testes e certificações.