Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugura ala de radioterapia em Marília (SP) e anuncia novos leitos de UTI e UPA, visando melhorar o atendimento oncológico e combater a dengue na região.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou uma nova ala de radioterapia na Santa Casa de Marília, São Paulo, no último sábado, 12 de abril. A nova estrutura, que conta com tecnologia avançada, terá capacidade para realizar até 600 procedimentos anuais, visando reduzir o tempo de espera para o tratamento de câncer na região. O investimento federal, superior a R$ 12,5 milhões, faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da ala de radioterapia, Padilha anunciou a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e a habilitação de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Santa Casa. “Esses leitos são fundamentais para o cuidado de alta complexidade, incluindo casos cirúrgicos e pacientes graves”, destacou o ministro, reforçando a importância do investimento na saúde pública da região.
Marília é um dos oitenta municípios prioritários no combate à dengue, e o ministro também visitou o Polo Central de Hidratação da cidade, que já atendeu mais de 25 mil pessoas em dois meses. Apesar da queda nos casos de dengue no Brasil, São Paulo concentra mais de 70% dos casos e 80% das mortes, tornando a atuação em Marília ainda mais crucial.
Durante a visita, Padilha ressaltou a importância do novo serviço de radioterapia, que utiliza um acelerador linear de última geração, permitindo a redução do número de sessões em alguns casos, como o câncer de mama. A portaria de habilitação para os atendimentos será publicada ainda esta semana, permitindo que os pacientes comecem a ser atendidos imediatamente.
A agenda do ministro incluiu também uma visita ao Hospital Oncológico da Universidade de Marília (UNIMAR), que agora atende pacientes do SUS com um moderno equipamento PET-CT, essencial para a detecção precoce de tumores. Com três grandes centros de tratamento oncológico na cidade, Marília se consolida como um polo regional de saúde.
Por fim, Padilha participou da Campanha de Doação de Sangue Corinthiano em São Paulo, destacando a importância da solidariedade. “Doar sangue é um ato de amor e pode salvar vidas”, afirmou. Em tempos de desafios na saúde pública, iniciativas que promovem a união e o apoio à comunidade são fundamentais. A mobilização da sociedade pode fazer a diferença na vida de muitos que precisam de assistência e tratamento.

Paciente teve cirurgia no útero cancelada no Hospital Moncorvo Filho devido à falta de alimentação. Nova consulta foi agendada para setembro, evidenciando a crise nos hospitais federais do Rio de Janeiro.

Avanços em inteligência artificial estão transformando o tratamento do câncer, melhorando diagnósticos e personalizando terapias, embora desafios persistam na integração e qualidade dos dados.

Especialistas destacam a importância do diagnóstico precoce do câncer para melhorar prognósticos e reduzir custos, propondo atualizações nos protocolos de rastreio e uso de inteligência artificial em áreas remotas.

No dia 26 de junho de 2025, a Endogen promoverá um web meeting gratuito sobre manejo da dor crônica e fibromialgia, com a médica Roberta França e mediação de Ana Beatriz Gaeta. O evento abordará casos clínicos reais e terapias inovadoras com canabinoides, visando atualizar médicos sobre práticas baseadas em evidências científicas.

Arlindo Cruz permanece internado após complicações de saúde, incluindo pneumonia. A alta médica foi concedida, mas a falta de equipamentos de home care atrasou sua volta para casa, resultando em piora.

Ataques de abelhas africanizadas aumentaram 83% no Brasil entre 2021 e 2024, resultando em 125 mortes em 2023 e 2024. Pesquisadores da Unesp alertam para a falta de tratamento específico e registraram patente de soro antiapílico.