O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, firmou parceria com a Confederação Nacional de Transporte para expandir o programa Saúde nos Portos, atendendo 1.500 trabalhadores em 20 portos. A iniciativa visa promover saúde, segurança e qualidade de vida, além de ações durante a COP30.
O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, firmou uma parceria com a Confederação Nacional de Transporte (CNT) para expandir o programa Saúde nos Portos. O acordo, assinado nesta quarta-feira, tem como meta atender 1.500 trabalhadores em 20 portos, promovendo ações voltadas à saúde, sustentabilidade e transformação social nos ambientes portuários.
O programa Saúde nos Portos é uma iniciativa focada na prevenção e orientação social para trabalhadores portuários e motoristas profissionais de cargas. Silvio Costa Filho destacou que a parceria representa um avanço significativo na promoção de saúde e qualidade de vida para esses profissionais. “Vamos disponibilizar os serviços em 20 portos, com uma estimativa de atender 1.500 trabalhadores do setor por ano”, afirmou o ministro.
Além da ampliação do programa, o acordo de cooperação técnica inclui a organização de espaços e a realização de eventos institucionais durante a Conferência das Partes (COP30). O presidente da CNT, Vander Costa, ressaltou a importância da colaboração para promover saúde e segurança no setor. “Com essa parceria, damos um importante passo para ampliar o alcance do projeto Saúde nos Portos”, disse.
As ações também contemplam a execução de estudos e iniciativas técnicas relacionadas à regulação, governança e emissões atmosféricas no setor hidroviário. Essa abordagem integrada visa não apenas a saúde dos trabalhadores, mas também a sustentabilidade das operações portuárias.
O programa Saúde nos Portos é um reflexo do compromisso do governo brasileiro em implementar políticas públicas que priorizem a qualidade de vida dos trabalhadores. A iniciativa se alinha aos princípios de responsabilidade social e ambiental, fundamentais para o desenvolvimento do setor.
Iniciativas como essa devem ser apoiadas pela sociedade civil, que pode contribuir para a melhoria das condições de trabalho e saúde dos profissionais envolvidos. A união em torno de causas sociais pode fazer a diferença na vida de muitos trabalhadores e suas famílias.
Restaurante Popular de Florianópolis, fechado há mais de dois meses, reabrirá como "restaurante da família", excluindo pessoas em situação de rua, gerando críticas da Defensoria Pública e da comunidade.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou um cartão de crise para pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), visando um atendimento mais eficiente em crises psíquicas. A adesão é voluntária e o cartão contém informações essenciais, como contato e medicamentos, facilitando a comunicação e o acolhimento. A iniciativa já é bem recebida, promovendo cuidado humanizado e autonomia ao paciente.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciará novas tarifas sociais e investimentos em saneamento no evento de um ano da privatização da Sabesp, visando conectar 90 mil imóveis à rede de coleta.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou um cartão de crise para pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), visando um atendimento mais rápido e seguro em crises psíquicas. A iniciativa, que é voluntária, permite que os pacientes compartilhem informações essenciais com familiares e profissionais de saúde, promovendo autonomia e cuidado personalizado. O cartão será gerado de forma padronizada, garantindo eficiência e uniformidade em todos os Caps.
Trancistas ganham curso gratuito de formação pelo Instituto Grupo Boticário, parte do Programa Empreendedoras da Beleza, com inscrições até 12 de julho. A iniciativa visa empoderar mulheres empreendedoras em todo o Brasil.
Mais de 30 profissionais da Secretaria de Saúde do DF participaram de capacitação em Lian Gong, visando promover saúde mental e física na comunidade. A prática, que trata dores e ansiedade, será disseminada em Unidades Básicas de Saúde.