Socioambiental

Moradores da Serra dos Pretos Forros pedem fiação elétrica subterrânea para evitar quedas de energia

Moradores da Serra dos Pretos Forros, em Jacarepaguá, enfrentam frequentes quedas de energia devido à fiação elétrica e à vegetação local. Um abaixo-assinado pede a fiação subterrânea para preservar o meio ambiente. A Light programou 320 podas na região entre 2024 e 2025 e realizará novas podas até o dia 20 deste mês.

Atualizado em
May 6, 2025
Clock Icon
4
min
Fios emaranhados em árvores e caídos, na Rua Rugendas, contribuem para falhas no fornecimento de energia — Foto: Foto de leitor

Moradores da Serra dos Pretos Forros, em Jacarepaguá, enfrentam frequentes quedas de energia devido a problemas com a fiação elétrica e a vegetação local, que é protegida por uma Área de Proteção Ambiental (APA) desde dois mil. Os episódios de falta de luz têm se tornado comuns, com relatos de interrupções várias vezes no mesmo mês. Para resolver essa questão, a Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro lançou um abaixo-assinado pedindo que a fiação elétrica da cidade seja subterrânea, evitando conflitos com a vegetação.

A advogada ambientalista Verônica Beck, residente na Rua Franz Post há cerca de trinta e nove anos, é uma das vozes que se manifestam sobre o problema. Ela menciona que, em abril, a região ficou sem energia entre os dias quatro e seis e novamente de dez a treze. Os motivos incluem desbarrancamentos, chuvas e ventanias que derrubam árvores sobre postes, além de furtos de cabos de energia. Verônica também destaca a morte de animais que utilizam os fios para travessia, resultando em eletrocuções.

João Alberto Calvano, morador da mesma rua, relata que, por ser diabético, precisa manter um estoque de insulina refrigerada. Quando ocorrem longas interrupções de energia, ele é obrigado a transportar o medicamento para a geladeira de um parente. A poda de árvores em áreas públicas é realizada pela Comlurb, enquanto a Light, concessionária de energia, também realiza esse serviço, especialmente quando há galhos emaranhados nos fios elétricos.

A Comlurb informou que não realiza o manejo arbóreo em vias fechadas, que possuem acesso controlado. Nesses casos, os moradores devem contratar empresas credenciadas pela Fundação Parques e Jardins. A Light, por sua vez, anunciou que, entre dois mil e vinte e quatro e dois mil e vinte e cinco, realizará trezentas e vinte podas na região como parte de ações preventivas. A empresa também programou novas podas até o dia vinte deste mês, após uma inspeção que identificou vegetais em contato com a rede elétrica.

As podas, no entanto, geram controvérsias. Verônica Beck afirma que essas intervenções podem prejudicar as árvores, tornando-as mais vulneráveis e propensas a quedas. A situação se agrava com a necessidade de equilibrar a preservação da vegetação e a segurança da rede elétrica. A comunidade local continua a buscar soluções que garantam tanto a proteção ambiental quanto a estabilidade do fornecimento de energia.

Nessa situação, a união da comunidade pode ser fundamental para buscar alternativas que melhorem a infraestrutura elétrica da região. Projetos que promovam a transformação da fiação elétrica em subterrânea podem ser uma solução viável, beneficiando tanto a população quanto o meio ambiente. A mobilização social é essencial para que essas iniciativas ganhem força e se tornem realidade.

Leia mais

Anitta se destaca em ritual Kuarup e promove a cultura indígena do Alto Xingu em especial para a TV
Socioambiental
Clock Icon
3
min
Anitta se destaca em ritual Kuarup e promove a cultura indígena do Alto Xingu em especial para a TV
News Card

Anitta participou do ritual Kuarup no Alto Xingu, ao lado de Luciano Huck e Bob K, gerando repercussão nas redes sociais sobre a importância da cultura indígena e da preservação ambiental. A cerimônia, que celebra a libertação das almas, destaca o engajamento da artista em causas sociais.

Casa de Sal: a residência sustentável construída por mulheres negras com oito mil garrafas de vidro em Pernambuco
Socioambiental
Clock Icon
4
min
Casa de Sal: a residência sustentável construída por mulheres negras com oito mil garrafas de vidro em Pernambuco
News Card

Mãe e filha, Edna e Gabrielly Dantas, construíram a Casa de Sal, uma residência sustentável na Ilha de Itamaracá, utilizando oito mil garrafas de vidro e madeira reaproveitada, refletindo resistência cultural e ambiental.

Florisdete Santos resgata cultivo de araruta na Bahia como alternativa sustentável à crise climática
Socioambiental
Clock Icon
4
min
Florisdete Santos resgata cultivo de araruta na Bahia como alternativa sustentável à crise climática
News Card

Mulheres da Bahia, lideradas por Florisdete Santos, revitalizam o cultivo da araruta, promovendo saúde e renda em meio à crise climática, resgatando saberes tradicionais e fortalecendo a agricultura familiar.

Governo destina R$ 15,8 milhões para ONG ligada a sindicato na limpeza da terra indígena yanomami
Socioambiental
Clock Icon
4
min
Governo destina R$ 15,8 milhões para ONG ligada a sindicato na limpeza da terra indígena yanomami
News Card

Ministério do Trabalho firma convênio de R$ 15,8 milhões com a ONG Unisol para limpeza da terra yanomami, gerando polêmica sobre a gestão dos recursos e a seleção das entidades envolvidas. A Unisol, ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, terá a responsabilidade de retirar resíduos e promover educação ambiental, mas as atividades só devem iniciar no segundo semestre.

Lula destaca importância da transposição do São Francisco e critica paralisia de governo anterior em cerimônias no Nordeste
Socioambiental
Clock Icon
3
min
Lula destaca importância da transposição do São Francisco e critica paralisia de governo anterior em cerimônias no Nordeste
News Card

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou investimentos de R$ 491,3 milhões para a transposição do rio São Francisco em Pernambuco e criticou o governo anterior por paralisias em obras. Durante visitas ao Nordeste, Lula enfatizou a importância de garantir que a água chegue às casas e prometeu não permitir retrocessos. Ele destacou que a transposição é uma "redenção de um povo" e que a obra deve ser concluída até 2028.

"Quase 17% da população brasileira ainda carece de água potável, enquanto 363 municípios enfrentam contratos irregulares"
Socioambiental
Clock Icon
4
min
"Quase 17% da população brasileira ainda carece de água potável, enquanto 363 municípios enfrentam contratos irregulares"
News Card

Após cinco anos do Marco do Saneamento, 363 municípios brasileiros ainda operam com contratos irregulares, deixando 16,9% da população sem água potável e 44,8% sem esgoto. O Instituto Trata Brasil alerta para a necessidade urgente de investimentos.