Meio Ambiente

"Movimento SOS Oceanos surge para alertar sobre a urgência da proteção dos mares brasileiros"

A bióloga Angela Kuczach lidera a SOS Oceanos, que critica os compromissos vagos do governo Lula na COP 30 e busca mobilizar a população para proteger os oceanos brasileiros. A iniciativa, apoiada por várias instituições, destaca a conexão entre a saúde do mar e a qualidade do ar.

Atualizado em
July 15, 2025
Clock Icon
3
min
Ambientalistas querem lembrar que o oceano brasileiro também pede socorro. Foto: Márcio Fernandes/Estadão

Durante a COP 30, que destaca a Amazônia, ambientalistas alertam que os oceanos brasileiros também enfrentam sérios problemas. Surge a iniciativa SOS Oceanos, liderada pela bióloga Angela Kuczach, que critica os compromissos vagos do governo Lula na conferência da ONU em Nice. A proposta visa engajar a população na proteção dos oceanos, enfatizando a interconexão entre a saúde do mar e a qualidade do ar que respiramos.

A SOS Oceanos, que será oficialmente lançada em agosto, conta com o apoio de instituições como Sea Shepherd, Instituto Baleia Jubarte e Rede Pró UC. Angela Kuczach expressa sua frustração com a falta de detalhes nos compromissos apresentados por Lula, questionando quais áreas serão protegidas e como isso será implementado. A campanha principal do movimento, chamada Oceano para Todos, busca mobilizar a sociedade em torno da causa.

Angela destaca que a saúde dos oceanos é crucial para o bem-estar humano, alertando que a degradação marinha afeta diretamente a qualidade do ar. A iniciativa pretende realizar atividades em parques na capital paulista, promovendo a observação de aves e animais silvestres, como forma de conscientização e engajamento da população.

Além disso, a colaboração entre o governo e a sociedade civil é essencial para garantir a proteção dos oceanos. A união de esforços pode resultar em ações mais efetivas e na criação de políticas públicas que realmente atendam às necessidades ambientais. A pressão da sociedade pode levar a um compromisso mais sério por parte das autoridades.

Com a COP 30 em andamento, a urgência de ações concretas para a proteção ambiental se torna ainda mais evidente. A SOS Oceanos representa uma oportunidade para que a população se envolva ativamente na defesa dos oceanos, que são vitais para a biodiversidade e para a vida no planeta. O apoio a iniciativas como essa pode fazer a diferença na luta pela preservação dos nossos recursos naturais.

Nesta situação, nossa união pode ajudar a fortalecer projetos que visam a proteção dos oceanos e a conscientização ambiental. Cada ação conta e pode impactar positivamente a saúde dos nossos mares e, consequentemente, a qualidade de vida de todos.

Estadão
Quero ajudar

Leia mais

Governo destina R$ 825,7 milhões ao Ibama para fortalecer fiscalização do desmatamento na Amazônia
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Governo destina R$ 825,7 milhões ao Ibama para fortalecer fiscalização do desmatamento na Amazônia
News Card

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a destinação de R$ 825,7 milhões ao Ibama para o projeto FortFisc, que visa fortalecer a fiscalização ambiental na Amazônia. A iniciativa, que conta com a presença de autoridades como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, busca modernizar a resposta ao desmatamento ilegal e se alinha a diretrizes ambientais do governo. O projeto inclui a aquisição de aeronaves, drones e sistemas digitais, prometendo ampliar a presença do Estado na região e contribuir para a meta de desmatamento zero até 2030.

Fernando de Noronha celebra recorde histórico com 805 desovas de tartarugas marinhas nesta temporada
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Fernando de Noronha celebra recorde histórico com 805 desovas de tartarugas marinhas nesta temporada
News Card

Fernando de Noronha alcançou um novo marco na conservação de tartarugas marinhas, com 805 desovas nesta temporada, superando o recorde anterior de 432. A Praia do Leão foi o principal local, com a maioria dos filhotes já nascendo.

Muriqui-do-norte enfrenta extinção iminente; MIB intensifica esforços de conservação e manejo populacional
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Muriqui-do-norte enfrenta extinção iminente; MIB intensifica esforços de conservação e manejo populacional
News Card

Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB) redescobre população de muriquis-do-norte em Peçanha, com 15 indivíduos, e implementa Programa de Manejo Populacional para garantir a sobrevivência da espécie.

Seis espécies de felinos são registradas pela primeira vez no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Seis espécies de felinos são registradas pela primeira vez no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença
News Card

Armadilhas fotográficas no Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Valença, revelaram a presença de seis espécies de felinos, incluindo onças ameaçadas de extinção. O Inea e o Projeto Aventura Animal destacam a importância dessa descoberta.

Lula assina ordem de serviço para duplicação da estação de bombeamento EBI-3 em Pernambuco, beneficiando milhões
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Lula assina ordem de serviço para duplicação da estação de bombeamento EBI-3 em Pernambuco, beneficiando milhões
News Card

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro Waldez Góes assinarão a ordem de serviço para duplicação da estação de bombeamento EBI-3, aumentando a capacidade de abastecimento no Nordeste. A cerimônia ocorrerá em Salgueiro, Pernambuco, e beneficiará 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas, como parte da iniciativa Caminho das Águas.

Perereca-da-fruta, espécie ameaçada, é registrada em Maricá e surpreende com potencial de polinização
Meio Ambiente
Clock Icon
2
min
Perereca-da-fruta, espécie ameaçada, é registrada em Maricá e surpreende com potencial de polinização
News Card

A perereca-da-fruta (Xenohyla truncata), espécie ameaçada, foi avistada na APA Maricá, destacando-se como polinizadora e dispersora de sementes, durante o Programa Vem Sapear, coordenado por Rafael Mattos.