Estudo revela que neurogames melhoram em 21% a funcionalidade e 36,75% o aprendizado de idosos com comprometimento cognitivo leve, superando jogos digitais convencionais. Pesquisadores destacam a importância da neuroplasticidade.
Um estudo recente revelou que os neurogames, ou treinamentos cognitivos digitais, podem melhorar significativamente a cognição e a capacidade funcional de idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL). A pesquisa, realizada por cientistas brasileiros e publicada na revista GeroScience, demonstrou que os participantes que utilizaram a plataforma BrainHQ apresentaram uma melhora de 21% no desempenho funcional e 36,75% no aprendizado em comparação com aqueles que jogaram jogos digitais convencionais.
Os neurogames são projetados para estimular funções cerebrais como memória, atenção e raciocínio, baseando-se nos princípios da neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e melhorar. O professor Rogério Panizzutti, do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destaca que o CCL é um estágio crítico, onde a independência funcional ainda é preservada, mas o declínio cognitivo já é perceptível.
O estudo envolveu 66 participantes com mais de 60 anos diagnosticados com CCL. Eles foram divididos em dois grupos: um utilizou neurogames e o outro jogou jogos digitais convencionais. Após 10 horas de intervenção, os resultados foram medidos pela Canadian Occupational Performance Measure (COPM), que avalia a percepção dos participantes sobre suas capacidades em realizar tarefas diárias.
Os resultados mostraram que os idosos que jogaram neurogames se sentiram mais capazes e apresentaram melhor desempenho em suas atividades cotidianas. Cíntia Monteiro Carvalho, primeira autora do estudo, ressalta que os neurogames também podem ser benéficos para jovens que desejam aprimorar a atenção durante os estudos.
A plataforma BrainHQ oferece mais de duas dezenas de exercícios organizados em categorias como atenção, memória e habilidades sociais. Os exercícios são adaptativos, ajustando-se ao desempenho do usuário. Embora a plataforma esteja disponível em português, é importante notar que o acesso requer uma mensalidade.
Os pesquisadores planejam novas investigações para explorar como a combinação de exercícios físicos e neurogames pode impactar os resultados cognitivos. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que promovam a saúde mental e a qualidade de vida de idosos, especialmente aqueles em estágios críticos de comprometimento cognitivo.
Estudante carioca conquistou medalha de ouro na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) após superar desafios pessoais e acadêmicos, sonhando com um futuro na matemática.
A segunda parcela do programa Pé-de-Meia será paga a alunos do ensino médio regular até 30 de abril. O incentivo, que visa combater a evasão escolar, é de R$ 1.800, dividido em nove parcelas de R$ 200, condicionado a 80% de frequência. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também receberão entre 23 e 30 de abril, com pagamentos de R$ 900 em quatro parcelas. O programa busca promover igualdade no acesso à educação e ao mercado de trabalho.
A Universidade Presbiteriana Mackenzie lançou novos cursos gratuitos e online em áreas como Tecnologia, Educação e Saúde, com metodologia dinâmica e sem certificados. As inscrições estão abertas ao público.
A prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos EUA é de 1 em 36 crianças. Dados de 2010 indicam que cerca de 1% da população brasileira está no espectro. O diagnóstico e tratamento devem ser multidisciplinares, respeitando a individualidade.
Brasília sedia congresso sobre transtorno do espectro autista (TEA) com palestra de Gustavo Tozzi, que discute diagnósticos tardios e adaptações necessárias para inclusão de pessoas neurodivergentes.
A UFRJ receberá um novo Centro Acadêmico com 80 salas e um Refeitório Universitário para 2.500 refeições, com investimento de R$ 60 milhões do Consórcio Bonus Klefer. As obras ainda não têm data para início.