O governo Lula implementou uma nova política de Educação a Distância, reduzindo a carga horária presencial em cursos de licenciatura para apenas 7,5%, gerando críticas sobre a qualidade da formação docente. O movimento Todos Pela Educação alerta que essa mudança compromete a formação prática dos professores e propõe revisão das diretrizes curriculares. O Ministério da Educação afirma que as diretrizes podem ser ajustadas, enquanto a Abmes apoia a necessidade de um alinhamento normativo.

A nova política de Educação a Distância (EAD), implementada pelo governo Lula em maio, estabelece que apenas 7,5% das aulas dos cursos de licenciatura devem ser presenciais. Essa mudança gerou preocupações sobre a qualidade da formação docente, especialmente considerando que anteriormente as diretrizes exigiam um mínimo de 50% de aulas presenciais. O movimento Todos Pela Educação calcula que a nova legislação pode comprometer a formação prática dos futuros professores.
Atualmente, as diretrizes curriculares das licenciaturas, definidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), determinam que os cursos devem incluir pelo menos 50% de carga horária presencial. Com a nova legislação, a modalidade semipresencial permite que 30% da carga horária seja presencial, enquanto 20% pode ser composta por aulas remotas ao vivo. As aulas a distância não podem ultrapassar 50% do total do curso.
Os cursos de licenciatura são estruturados em quatro núcleos de formação, totalizando 3.200 horas ao longo de quatro anos. Os núcleos 1 e 2 abordam conteúdos pedagógicos e específicos, enquanto os núcleos 3 e 4 incluem atividades de extensão e estágio, que devem ser presenciais. A nova legislação, no entanto, não especifica como a carga horária deve ser distribuída entre os formatos presencial, síncrono e a distância, levando a uma interpretação que poderia resultar em apenas 240 horas de atividades presenciais para os conteúdos específicos.
O estudo do Todos Pela Educação alerta que essa limitação de apenas 7,5% de aulas presenciais pode prejudicar a formação pedagógica e a interação necessária para a qualificação docente. A presidente-executiva da organização, Priscila Cruz, enfatiza que a qualidade do ensino no Brasil está diretamente ligada à formação dos professores, que deve ser robusta e prática.
O Ministério da Educação (MEC) afirmou que as diretrizes podem ser ajustadas para permitir um maior percentual de aulas presenciais, e que propostas de revisão serão avaliadas. A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) também manifestou apoio à necessidade de alinhar as diretrizes às novas regras da EAD, destacando a importância de garantir segurança jurídica e clareza regulatória.
Com a implementação das novas regras, as instituições de ensino têm um prazo de dois anos para se adaptar. Em um cenário onde a formação de professores é crucial, a sociedade civil pode desempenhar um papel fundamental em apoiar iniciativas que promovam a qualidade da educação. A união em torno de projetos que visem fortalecer a formação docente pode ser um passo importante para garantir um futuro melhor para a educação no Brasil.

A Porto lançou a 18ª edição do Programa de Formação em TI, com 40 vagas gratuitas em Full Stack e Analytics, oferecendo chances de contratação ao final do curso. Inscrições até 25 de maio de 2025.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) lançou três novos cursos online gratuitos, totalizando 41 opções disponíveis. As inscrições são até 18 de junho, com conclusão até 30 de junho.

MIT oferece novos cursos online gratuitos em diversas áreas, acessíveis a todos na plataforma edX. Oportunidade para aprendizado sem custo e com opção de certificado mediante taxa.

A Associação De Olho no Material Escolar mobilizou 39 deputados para incluir metas de fluência em leitura no novo Plano Nacional de Educação, visando melhorar a alfabetização até 2024. Dados recentes mostram que apenas 59,2% das crianças de 7 anos estão alfabetizadas, abaixo da meta de 60% do governo. A presidente da associação, Leticia Jacintho, defende que a alfabetização deve ser alcançada até o final do primeiro ano do Ensino Fundamental, com base em experiências internacionais.

Estudo revela que mudar o turno escolar não melhora o desempenho de alunos com TDAH. Pesquisa com 2.240 estudantes mostra que dificuldades permanecem, independentemente do horário das aulas.

Estudantes com contratos do Fies desde 2018 poderão renegociar dívidas a partir de novembro de 2025, com parcelamento em até 180 vezes e perdão de encargos. O teto para medicina será elevado em 30%.