Os pagamentos do Bolsa Família de maio de 2025 começaram no dia 19 e vão até o dia 30, com repasses conforme o final do NIS. O programa exige cumprimento de requisitos de saúde e educação.
Os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de maio de 2025 iniciaram no dia dezenove e se estenderão até o dia trinta, conforme informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Os valores são depositados nas contas digitais dos beneficiários pela Caixa Econômica Federal, seguindo um cronograma que considera o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). O calendário de repasses é distribuído ao longo dos últimos dez dias úteis do mês.
Os beneficiários devem ficar atentos às datas específicas de recebimento, que variam de acordo com o final do NIS. Para maio, as datas são as seguintes: NIS final 1 – 19 de maio; NIS final 2 – 20 de maio; NIS final 3 – 21 de maio; NIS final 4 – 22 de maio; NIS final 5 – 23 de maio; NIS final 6 – 26 de maio; NIS final 7 – 27 de maio; NIS final 8 – 28 de maio; NIS final 9 – 29 de maio; e NIS final 0 – 30 de maio.
O programa Bolsa Família oferece diversos tipos de benefícios, com o objetivo de atender às necessidades específicas de cada família. Atualmente, são seis tipos de auxílio: Renda de Cidadania (BRC), Complementar (BCO), Primeira Infância (BPI), Variável Familiar (BVF), Variável Nutriz (BVN) e Extraordinário de Transição (BET). Cada um desses benefícios possui valores e critérios de elegibilidade distintos.
Para manter o direito ao benefício, as famílias devem cumprir exigências relacionadas à saúde e à educação. Isso inclui garantir a frequência escolar de crianças e adolescentes de quatro a dezessete anos, realizar acompanhamento pré-natal durante a gestação, monitorar o estado nutricional de crianças até sete anos e manter a carteira de vacinação atualizada conforme o calendário oficial.
Os repasses do Bolsa Família ocorrem nos últimos dez dias úteis de cada mês, exceto em dezembro, quando os valores são antecipados. Essa estrutura de pagamento é essencial para garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a recursos financeiros de forma regular e previsível, contribuindo para a melhoria de suas condições de vida.
Nesta situação, a união da sociedade pode fazer a diferença na vida de muitas famílias que dependem do Bolsa Família. Projetos que visam apoiar essas iniciativas devem ser estimulados, pois podem proporcionar um impacto significativo na qualidade de vida e na dignidade de quem mais precisa.
Vereadores de Belém, Lulu das Comunidades e André Martha, trocaram debates por um combate de boxe no The King Fight, com Lulu vencendo e André doando 50 cestas básicas à comunidade do vencedor.
Defensoria Pública recomenda afastamento imediato da equipe de segurança do Shopping Higienópolis após abordagem racista a adolescentes. O shopping deve responder em 48 horas sobre as medidas a serem adotadas.
Atacadão é condenado a pagar R$ 21 mil por danos morais a funcionária que enfrentou restrições severas para usar o banheiro, evidenciando a violação da dignidade humana no ambiente de trabalho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja lançar programas de crédito para reformas de moradias, financiamento de motocicletas e redução do preço do gás de cozinha, visando recuperar sua popularidade. Lula criticou os altos preços do gás e anunciou medidas para beneficiar a população de baixa renda, enquanto se prepara para viajar pelo Brasil.
Moradores da favela do Moinho contestam plano de reassentamento em audiência na Assembleia Legislativa de São Paulo, pedindo mais apoio do governo federal e criticando a pressão da CDHU.
A vereadora Benny Briolly lançou a caravana “Libera meu xixi” em Petrópolis, protestando contra a proibição do uso de banheiros por pessoas trans, e acionou o Ministério Público. O projeto é considerado inconstitucional.