O Palácio Gustavo Capanema reabre em 20 de maio após R$ 84,3 milhões em reformas, com um novo espaço cultural e a biblioteca Euclides da Cunha, destacando sua importância modernista.

O Palácio Gustavo Capanema, um dos principais marcos da arquitetura modernista no Brasil, será reaberto ao público no dia 20 de maio, após mais de dez anos fechado para reformas. O investimento totalizou R$ 84,3 milhões, com foco na modernização e preservação do edifício, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, visitou o local na manhã de terça-feira, acompanhada de outros representantes de instituições culturais. As obras, iniciadas em fevereiro de 2019, incluíram a recuperação da estrutura, modernização das instalações elétricas e hidráulicas, além de melhorias nos jardins projetados por Burle Marx.
O projeto prevê que o Palácio abrigue um novo espaço cultural, com um restaurante no terraço que oferecerá uma vista panorâmica do Centro. A estrutura será dividida em 60% para atividades culturais e 40% para a parte administrativa do Ministério da Cultura (MinC) e instituições vinculadas.
Além disso, o quarto andar do edifício receberá a biblioteca Euclides da Cunha, que contará com um acervo de 100 mil itens, incluindo livros e materiais relacionados à história musical do Brasil. O espaço será aberto à visitação pública, permitindo que a população tenha acesso a esse importante patrimônio cultural.
O Palácio, construído entre 1937 e 1945, foi projetado por Lucio Costa, com a colaboração de renomados arquitetos como Oscar Niemeyer. A reabertura do edifício está prevista para coincidir com a reunião de cúpula do Brics, que ocorrerá em julho, destacando ainda mais a relevância do local.
Essa revitalização do Palácio Gustavo Capanema representa uma oportunidade para a sociedade civil se mobilizar em torno de projetos culturais e sociais. A união de esforços pode garantir que iniciativas como essa continuem a prosperar, promovendo a cultura e a educação em nosso país.

No dia 28 de setembro, um passeio gratuito de Maria Fumaça entre Campinas e Tanquinho promete resgatar a história ferroviária brasileira. A iniciativa, da Prefeitura de Campinas e da ABPF, oferece uma experiência única com paradas históricas e transporte gratuito. As inscrições começam em 20 de setembro, com apenas 40 vagas disponíveis.

O grupo Bagagem Cia de Bonecos apresenta "Brasília – Uma História" em Planaltina, com entrada gratuita, destacando a construção da capital por meio da personagem Dona Passinha. O espetáculo, que ocorre nos dias 23 e 24 de agosto, visa entreter e educar o público infantil sobre a história de Brasília, utilizando humor e referências culturais.

Festival É Tudo Verdade celebra 30 anos com 85 documentários gratuitos em São Paulo e Rio de Janeiro, promovendo reflexão e combate às fake news. Amir Labaki destaca a evolução do gênero.

Museu de Arte de Brasília celebra 65 anos da cidade com programação gratuita. Atividades incluem contação de histórias, oficinas de arte e caminhada cultural.

Museu de Arte de Brasília celebra 65 anos da cidade com atividades gratuitas. O evento, de 19 a 21 de novembro, inclui contação de histórias, oficinas de arte e uma caminhada cultural, promovendo experiências inclusivas e artísticas para todas as idades.

A Casa Pacheco Leão, no Jardim Botânico do Rio, lançará programação musical mensal com o grupo Discurso Harmônico, a partir do dia 29, sempre aos sábados.