Impacto Social

Prefeitura do Rio propõe expansão da rede de VLTs com integração ao Metrô e BRTs da cidade

Prefeito Eduardo Paes propõe expansão da rede de VLTs até São Cristóvão, com parcerias público-privadas e conversão de linhas de BRT, além de novo empréstimo de R$ 882 milhões para obras em comunidades.

Atualizado em
August 7, 2025
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O VLT na avenida Rio Branco , no Centro do Rio. Projeto de lei prevê expansão do serviço até São Cristóvão — Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo

A prefeitura do Rio de Janeiro, sob a liderança do prefeito Eduardo Paes, apresentou uma proposta para expandir a rede de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) até São Cristóvão. O projeto, que foi enviado à Câmara de Vereadores, inclui a integração dos trens que operam no Centro e na Zona Portuária. A proposta também prevê parcerias público-privadas para a conversão de linhas do BRT (Bus Rapid Transit) e a implementação de novas tecnologias de transporte.

O prefeito solicitou autorização legislativa para viabilizar a transformação das linhas Transcarioca e Transoeste do BRT em VLTs. O texto menciona a possibilidade de utilizar veículos leves sobre pneus, que têm custos de implantação mais baixos. Além disso, Paes propõe a criação de um Bilhete Único Metropolitano, que integraria passageiros da Baixada Fluminense ao sistema de BRT do Rio.

A proposta visa conectar a antiga estação da Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, às estações do Metrô e dos trens de São Cristóvão, facilitando o acesso a pontos importantes como o Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga e o Hospital Quinta D'Or. A iniciativa surpreendeu alguns vereadores, pois o Plano Estratégico 2025-2028 previa apenas a assinatura de uma concessão para a conversão de uma linha do BRT até dezembro de 2028.

O projeto para São Cristóvão ainda é conceitual, enquanto as iniciativas para o Transoeste e Transcarioca já estão mais avançadas. O presidente da Câmara, Carlo Caiado, destacou a importância do apoio legislativo para a recuperação do sistema BRT, que já recebeu um empréstimo para a reforma de estações e a compra de novos ônibus.

O modelo de concessão patrocinada proposto para os novos VLTs requer subsídios públicos, o que gerou críticas da oposição. O vereador Paulo Messina questionou a autorização para expansões de serviços que ainda não foram implementados, sugerindo que a prefeitura deveria ter optado pelo transporte sobre trilhos desde o início.

Além da expansão do VLT, Paes também pediu autorização para um novo empréstimo de R$ 882 milhões, que será destinado a projetos de urbanização e melhorias em comunidades como o Complexo Alemão e a Rocinha. A inclusão de um capítulo sobre favelas no Plano Diretor é um passo positivo para garantir mais recursos para essas áreas. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que visem a melhoria do transporte e a urbanização das comunidades.

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