A 9ª edição do Prêmio CINEB, apresentada por Silvio Guindane e Marina Person, ocorrerá em 28 de junho, reconhecendo obras como "Mussum" e "Três Verões", celebrando o cinema nacional e seu acesso. O CINEB, desde 2007, já realizou mais de 761 sessões gratuitas, atingindo mais de 94 mil espectadores em diversas cidades, promovendo a democratização do audiovisual brasileiro.

O ator, diretor e roteirista Silvio Guindane e a diretora, apresentadora e atriz Marina Person serão os responsáveis pela apresentação da 9ª edição do Prêmio CINEB do Cinema Brasileiro. O evento ocorrerá no dia 28 de junho, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, e tem como objetivo reconhecer o trabalho de diretores, artistas, universidades e entidades sociais que contribuem para o audiovisual nacional.
Nesta edição, filmes como "Mussum", "O Filmis de Silvio Guindane", "Três Verões" de Sandra Kogut, "Turma da Mônica – Laços", "Turma da Mônica – Lições" de Daniel Rezende, "Doutor Gama" de Jeferson De e "Um Tio Quase Perfeito 2" de Pedro Antonio serão homenageados. O CINEB, que é um circuito itinerante de cinema, já realizou mais de 761 sessões gratuitas em mais de 300 bairros e 23 cidades desde 2007.
Com um público superior a 94 mil espectadores, o CINEB busca democratizar o acesso ao cinema brasileiro e promover a divulgação de filmes nacionais. A iniciativa é realizada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em parceria com a Brazucah Produções. O projeto já exibiu mais de 180 longas-metragens e 125 curtas-metragens, além de ter realizado pré-estreias exclusivas.
De acordo com o coordenador do projeto CINEB, Cidálio Vieira Santos, o Prêmio CINEB simboliza um encontro essencial entre a entidade que exibe os filmes e os diretores que os realizam. Ele destaca que a premiação valoriza aqueles que levam o cinema brasileiro às periferias, promovendo uma maior inclusão social.
O evento se destaca não apenas pela premiação, mas também pela sua relevância em um cenário onde o acesso à cultura é fundamental. A iniciativa do CINEB é um exemplo de como o cinema pode ser uma ferramenta poderosa para a transformação social e a valorização da diversidade cultural brasileira.
Projetos como o CINEB merecem ser apoiados e ampliados. A união da sociedade civil pode fazer a diferença na promoção de iniciativas que democratizam o acesso à cultura e ao cinema, beneficiando comunidades e fortalecendo a produção audiovisual nacional.

Cresce a pejotização no Brasil, afetando especialmente mulheres grávidas, que enfrentam demissões sem direitos trabalhistas. O STF suspendeu processos sobre a legalidade dessa prática, gerando insegurança e precarização.

Joesley Batista, da J&F, gravou um vídeo na Indonésia elogiando um projeto social de alimentação escolar do presidente Prabowo Subianto, reacendendo rumores sobre a entrada da JBS no país. A J&F, após um acordo bilionário com a Paper Excellence, nega planos de expansão, mas a visita de Batista e suas declarações sobre o projeto social geram novas especulações sobre o futuro da empresa na Indonésia.

O palacete de Jorge Brando Barbosa, conhecido como "Taj Mahal carioca", será transformado no Instituto Light de Cultura e Meio Ambiente, ampliando sua contribuição cultural e ambiental no Jardim Botânico.
Na 15ª Reunião de Ministros da Saúde dos BRICS, foi proposta uma parceria para eliminar doenças socialmente determinadas até 2030, inspirada no Programa Brasil Saudável. O Brasil busca avançar na equidade em saúde.

Uma pesquisa da USP revela que mais de 90% dos estudos sobre zoonoses ignoram indicadores epidemiológicos essenciais, propondo um plano de adaptação para os desafios climáticos em São Paulo. A análise de 312 artigos destaca a necessidade de integrar fatores socioeconômicos e ambientais para melhorar políticas públicas de saúde.

Inteligência artificial pode diagnosticar doenças fetais, como mielomeningocele, analisando padrões de movimento do bebê, segundo o cientista Rudolph Pienaar do Boston Children’s Hospital. A plataforma ChRIS, desenvolvida em parceria com a Red Hat, permite que profissionais de saúde em locais remotos utilizem dados pré-existentes para intervenções precoces, melhorando a saúde materno-infantil.