O Ministério da Educação (MEC) impôs novas regras para o ensino a distância (EAD), exigindo mais infraestrutura e aulas ao vivo, o que pode elevar mensalidades e fechar polos, especialmente em cidades pequenas.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou novas diretrizes para o ensino superior a distância (EAD) no Brasil, que impactam diretamente as 4,9 milhões de matrículas nessa modalidade. As novas regras, publicadas em 20 de março de 2023, exigem maior infraestrutura nos polos de ensino e a realização de aulas ao vivo, o que pode resultar em aumento nas mensalidades e fechamento de polos, especialmente em cidades menores.
As instituições de ensino estão avaliando as consequências desse marco regulatório. Grupos educacionais maiores têm alguma capacidade de adaptação, mas as instituições menores podem enfrentar dificuldades financeiras, levando ao fechamento de polos. As ações de empresas do setor, como Yduqs e Cogna, já apresentaram quedas significativas, entre três e seis por cento, após o anúncio das novas regras.
O aumento dos custos com infraestrutura e a necessidade de mais professores e mediadores pedagógicos podem encarecer as mensalidades, inclusive dos cursos presenciais, que agora têm uma carga horária remota reduzida de 40% para 30%. Claudia Andreatini, vice-reitora da Unip, considera as mudanças positivas para a qualidade, mas teme o impacto financeiro sobre os alunos.
Os novos requisitos para os polos EAD incluem a necessidade de recepção, laboratórios e equipamentos de internet, além de um profissional responsável. O MEC estima que mais da metade dos atuais cinquenta mil polos EAD pode ser fechada, o que representa um risco maior para cidades do interior, onde a demanda é menor.
Uma das mudanças mais significativas é a proibição de cursos como Enfermagem na modalidade EAD, que atualmente conta com cerca de 193 mil alunos. As instituições que oferecem esse curso terão que encerrá-lo, mantendo apenas os alunos já matriculados. Outros cursos, como Engenharia, poderão ser oferecidos na nova modalidade semipresencial, que exige carga horária mínima de aulas presenciais.
Essas mudanças no EAD podem impactar a formação de profissionais em diversas áreas. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que garantam a continuidade da educação de qualidade, especialmente em regiões mais afetadas pelas novas exigências. Projetos que visem a melhoria da infraestrutura educacional e a capacitação de professores podem fazer a diferença nesse cenário desafiador.

A inteligência artificial está transformando a educação, promovendo práticas de ensino inovadoras e personalizadas, com foco na qualidade educacional. Fernando Filgueiras destaca a necessidade de um uso responsável da tecnologia para amplificar a aprendizagem.

Professores da rede pública do Distrito Federal iniciaram greve por reajuste salarial de 19,8%, impactando aulas e preocupando alunos com vestibulares. A situação é crítica para quem conclui o ciclo escolar.

Hoje é o último dia para inscrições nos cursos gratuitos "Cuidador de Idosos com inclusão digital" e "Básico em Excel" em Cajamar, com 40 vagas disponíveis e aulas iniciando em 12 de maio. O programa Qualifica SP – Novo Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, visa a recolocação profissional. Inscrições até 6 de maio pelo site oficial.

Aprender novas habilidades, como dançar ou pintar, é essencial para a saúde cerebral em idades avançadas, reduzindo o risco de demência e aumentando a reserva cognitiva. Estudos mostram que atividades desafiadoras e envolventes promovem a neuroplasticidade, tornando o aprendizado uma estratégia vital para o envelhecimento saudável.

O Ministério Público Federal (MPF) cobra agilidade do Conselho Nacional de Educação (CNE) na elaboração de um plano para repor aulas perdidas devido à violência nas escolas. A comissão do CNE deve apresentar propostas em até 120 dias, considerando aulas online e encontros aos sábados.

Lula criticou Jair Bolsonaro por não comparecer à sua posse, afirmando que ele "fugiu como um rato". O presidente anunciou R$ 1,17 bilhão em investimentos em educação para comunidades indígenas e quilombolas.