O Ministério da Educação (MEC) impôs novas regras para o ensino a distância (EAD), exigindo mais infraestrutura e aulas ao vivo, o que pode elevar mensalidades e fechar polos, especialmente em cidades pequenas.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou novas diretrizes para o ensino superior a distância (EAD) no Brasil, que impactam diretamente as 4,9 milhões de matrículas nessa modalidade. As novas regras, publicadas em 20 de março de 2023, exigem maior infraestrutura nos polos de ensino e a realização de aulas ao vivo, o que pode resultar em aumento nas mensalidades e fechamento de polos, especialmente em cidades menores.
As instituições de ensino estão avaliando as consequências desse marco regulatório. Grupos educacionais maiores têm alguma capacidade de adaptação, mas as instituições menores podem enfrentar dificuldades financeiras, levando ao fechamento de polos. As ações de empresas do setor, como Yduqs e Cogna, já apresentaram quedas significativas, entre três e seis por cento, após o anúncio das novas regras.
O aumento dos custos com infraestrutura e a necessidade de mais professores e mediadores pedagógicos podem encarecer as mensalidades, inclusive dos cursos presenciais, que agora têm uma carga horária remota reduzida de 40% para 30%. Claudia Andreatini, vice-reitora da Unip, considera as mudanças positivas para a qualidade, mas teme o impacto financeiro sobre os alunos.
Os novos requisitos para os polos EAD incluem a necessidade de recepção, laboratórios e equipamentos de internet, além de um profissional responsável. O MEC estima que mais da metade dos atuais cinquenta mil polos EAD pode ser fechada, o que representa um risco maior para cidades do interior, onde a demanda é menor.
Uma das mudanças mais significativas é a proibição de cursos como Enfermagem na modalidade EAD, que atualmente conta com cerca de 193 mil alunos. As instituições que oferecem esse curso terão que encerrá-lo, mantendo apenas os alunos já matriculados. Outros cursos, como Engenharia, poderão ser oferecidos na nova modalidade semipresencial, que exige carga horária mínima de aulas presenciais.
Essas mudanças no EAD podem impactar a formação de profissionais em diversas áreas. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que garantam a continuidade da educação de qualidade, especialmente em regiões mais afetadas pelas novas exigências. Projetos que visem a melhoria da infraestrutura educacional e a capacitação de professores podem fazer a diferença nesse cenário desafiador.
Desde 2022, professores temporários superam 50% do corpo docente nas redes estaduais, impactando negativamente o desempenho dos alunos, conforme estudos do BID e do movimento Todos Pela Educação. A situação gera preocupações sobre a qualidade da educação e mobiliza ações legislativas para melhorar as condições de trabalho e a formação desses profissionais.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) lançou cursos gratuitos e online na plataforma Coursera, ampliando o acesso à educação de qualidade em engenharia. Os cursos, que incluem desenvolvimento de software e controle de sistemas, são ministrados por professores da instituição e oferecem a opção de auxílio financeiro para certificação.
A Fundação Nilo Coelho oferece 60 cursos gratuitos do ‘Projeto Universo Criativo’ até 5 de maio, focando em jovens em vulnerabilidade social. As formações abrangem diversas áreas.
Brasil carece de educação técnica para enfrentar a economia digital, alerta Tatiana Ribeiro. Relatório do Movimento Brasil Competitivo propõe ações urgentes para melhorar a formação profissional e reduzir custos.
Curso gratuito sobre fundamentos da IA da plataforma Eu Capacito, com certificação IBM, visa capacitar trabalhadores. Inscrições até 28 de abril; aulas começam em 5 de maio.
A Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, liderada por Hugo Motta, busca ouvir a sociedade para criar um plano com metas claras até julho, visando transformar a educação no Brasil. A urgência é evidente, com dados alarmantes sobre alfabetização e evasão escolar.