Estudo revela que mudar o turno escolar não melhora o desempenho de alunos com TDAH. Pesquisa com 2.240 estudantes mostra que dificuldades permanecem, independentemente do horário das aulas.

Estudantes que frequentam aulas à tarde geralmente apresentam um desempenho escolar superior ao dos alunos do turno matutino, conforme apontam diversas pesquisas. Essa diferença é atribuída à sincronicidade entre o horário das aulas e o relógio biológico dos alunos. No entanto, um estudo recente com crianças e adolescentes revelou que essa vantagem não se aplica a estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Para esse grupo, a mudança de turno escolar não resulta em melhorias significativas no rendimento acadêmico.
A pesquisa, que envolveu dois mil duzentos e quarenta estudantes brasileiros entre seis e quatorze anos, analisou dados de desempenho em leitura e escrita, além de eventos escolares negativos, como suspensão e evasão. O chefe do Departamento de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Santa Maria, Maurício Scopel Hoffmann, destacou que os resultados indicam que a troca de turno não deve ser considerada uma intervenção eficaz para o tratamento do TDAH.
A comparação entre alunos com e sem TDAH nos dois turnos mostrou que apenas os estudantes com poucos ou nenhum sintoma de TDAH se beneficiaram do horário da tarde. Para aqueles com dificuldades de atenção, o desempenho acadêmico permanece comprometido, independentemente do turno. O estudo foi publicado na revista European Child & Adolescent Psychiatry e faz parte do Brazilian High Risk Cohort Study (BHRCS), que já avaliou mais de dois mil e quinhentos estudantes em risco de transtornos mentais.
Estima-se que cerca de sete vírgula seis por cento das crianças brasileiras tenham TDAH, cujos principais sintomas incluem desatenção, hiperatividade e impulsividade. Essas crianças podem apresentar um ritmo de aprendizagem mais lento, resultando em dificuldades em leitura, escrita e cálculo. Hoffmann enfatiza que medidas não farmacológicas podem ajudar a contornar essas dificuldades e melhorar o desempenho escolar.
O pesquisador alerta que crianças com TDAH não tratadas acumulam problemas ao longo da vida, como dificuldades escolares, que podem levar a questões mais graves, como ansiedade e depressão na vida adulta. A hipótese inicial de que o turno escolar poderia modificar a relação entre TDAH e desempenho acadêmico foi refutada, evidenciando que a mudança de horário não traz os benefícios esperados para esses estudantes.
Nessa situação, é fundamental que a sociedade civil se una para apoiar iniciativas que ajudem crianças com TDAH a superar suas dificuldades. Projetos que promovam intervenções eficazes e suporte educacional podem fazer uma diferença significativa na vida desses jovens, contribuindo para um futuro mais promissor e saudável.

Professor André de Carvalho, diretor do ICMC da USP, descobriu seu autismo aos 54 anos e agora desenvolve IA para diagnósticos precoces e adaptações para alunos neurodivergentes.

A Secretaria de Educação de São Paulo implementa um projeto-piloto com inteligência artificial para corrigir deveres de casa de alunos do 8º ano e 1º ano do ensino médio, visando melhorar o desempenho em questões dissertativas. O secretário Renato Feder, que anteriormente defendeu a substituição de livros impressos por digitais, agora reconhece a importância de uma abordagem mais realista. A IA já corrige cerca de cinco milhões de questões mensais, oferecendo feedback interativo e suporte aos alunos.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou novidades para o Enem, incluindo pré-inscrição para alunos de escolas públicas e uso da prova como certificado de conclusão do ensino médio. Inscrições ocorrem de 26 de junho a 6 de julho, com taxa de R$ 85 e isenções para estudantes de baixa renda.

Menos da metade das bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) foram preenchidas entre 2013 e 2024, resultando em 2,5 milhões de vagas ociosas. Especialistas pedem melhorias na divulgação e seleção.

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) promulgou a Lei 10.869/2025, isentando candidatos reprovados no primeiro exame prático da taxa de reagendamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, que derrubou o veto do governador Cláudio Castro, visa aliviar os custos para muitos contribuintes e facilitar o acesso à habilitação, especialmente para aqueles que dependem da CNH para emprego e outras oportunidades.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) oferecerá aulas gratuitas sobre obras literárias do vestibular da Fuvest, focando em autoras mulheres até 2028. As aulas ocorrerão de abril a outubro de 2024, com inscrições abertas no Instagram da BBM.