Na formatura do primeiro ciclo de 2025 do Renova-DF, 1.148 alunos se formaram, totalizando 25.067 desde 2021. O programa, que une qualificação profissional e revitalização de espaços públicos, visa combater o desemprego.
Nesta quinta-feira, 24 de abril, ocorreu a formatura de 1.148 alunos do primeiro ciclo de 2025 do programa Renova-DF, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. Desde seu lançamento em 2021, o programa já formou um total de 25.067 pessoas no curso de Auxiliar de Manutenção. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), busca combater o desemprego e qualificar a população local.
O curso, com carga horária de 240 horas e duração aproximada de três meses, oferece aos alunos uma bolsa de um salário mínimo (R$ 1.518) a cada 80 horas de aulas concluídas. Além da qualificação, os alunos aplicam o que aprendem em reformas de espaços públicos, como quadras poliesportivas e praças, revitalizando 91 locais nas diversas regiões administrativas do Distrito Federal.
Durante a cerimônia, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enfatizou a importância do programa para a recuperação da autoestima dos participantes. “O Renova-DF é um projeto que vai além da capacitação para que as pessoas saiam do desemprego, ele proporciona a recuperação da autoestima”, afirmou. Ele também destacou a continuidade da qualificação com outros cursos gratuitos oferecidos pelo Senai-DF.
Os formandos aprenderam diversas técnicas, incluindo alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura e serralheria, além de conteúdos sobre segurança no trabalho e primeiros socorros. A vice-governadora do DF, Celina Leão, e outros representantes do governo também estiveram presentes na cerimônia, que contou com o cadastramento dos formandos na plataforma de vagas de emprego.
Letícia Gomes, de 55 anos, foi uma das formandas e expressou sua esperança de recolocação no mercado de trabalho. “O curso é uma porta para novas possibilidades. De tudo que aprendi, meu interesse está na área de pintura”, disse. A participação de alunos como Letícia demonstra o impacto positivo do programa na vida de pessoas em busca de novas oportunidades.
Iniciativas como o Renova-DF são fundamentais para a construção de um futuro melhor para a comunidade. A união da sociedade civil pode ser um catalisador para apoiar e expandir projetos que promovam a qualificação profissional e a revitalização de espaços públicos, beneficiando a todos. Juntos, podemos transformar realidades e criar novas oportunidades para aqueles que mais precisam.
Evento "Café com as CEOs" abordou menopausa e empreendedorismo, destacando desigualdade no acesso a informações e tratamentos para mulheres no Brasil. A discussão visa promover apoio e conscientização.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses celebrou seus 44 anos com uma festa das comunidades locais e um fenômeno inusitado: uma esfera incandescente no céu, possivelmente lixo espacial do satélite Starlink 32563. O evento atraiu a curiosidade da população, que se mobilizou para encontrar vestígios do satélite, enquanto especialistas confirmaram a reentrada de detritos na atmosfera.
O governo federal lançará o programa Gás para Todos em 5 de agosto, com o objetivo de distribuir botijões de gás a 17 milhões de famílias até 2027, com investimento de R$ 2,6 bilhões. A iniciativa visa combater a pobreza energética e melhorar a saúde pública. Atualmente, 5,6 milhões de famílias recebem o auxílio gás, e a nova fase contará com mais de 40 mil postos de distribuição. A operacionalização será feita por meio de um novo cartão, em desenvolvimento pela Caixa Econômica Federal.
Taís Araujo e Lázaro Ramos receberam Graça Simbine Machel Mandela, viúva de Nelson Mandela, em sua casa no Rio de Janeiro, destacando sua luta pelos direitos das crianças e educação em Moçambique. O casal enfatizou a importância do protagonismo feminino e a trajetória de Graça como ativista e ministra da Educação, celebrando um encontro que foi tudo, menos comum.
A primeira escola pública gratuita de forró tradicional da Bahia será inaugurada em Salvador, no dia 14 de julho, pela idealizadora Marizete Nascimento, com aulas práticas para 32 alunos. A iniciativa visa preservar a cultura do forró, oferecendo aulas de sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro, com foco na valorização do forró de raiz.
Hemerson Dantas dos Santos, etnobotânico Pataxó Hã-Hã-Hãi, catalogou 175 plantas medicinais da comunidade, unindo saberes tradicionais e ciência contemporânea, em um estudo inédito. A pesquisa destaca a importância da preservação cultural e dos conhecimentos ancestrais diante da modernidade.