Meio Ambiente

"Resíduos apreendidos pela Receita Federal geram biometano e energia limpa em Foz do Iguaçu"

Resíduos apreendidos pela Receita Federal na fronteira, como alimentos e bebidas, estão sendo convertidos em biometano em Foz do Iguaçu, através de uma parceria com a Itaipu Binacional e outros órgãos. O projeto já processou 600 toneladas, gerando energia limpa e atraindo o interesse da Petrobras para expansão.

Atualizado em
August 11, 2025
Clock Icon
3
min
Itaipu e Receita Federal fazem contrabando virar energia limpa (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Produtos apreendidos pela Receita Federal na região de fronteira, como coco ralado, cacau, leite em pó, vinho e azeite de oliva, estão sendo reaproveitados em Foz do Iguaçu (PR) para a geração de energia limpa. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, Receita Federal, CIBiogás, Polícia Federal e Ministério da Agricultura. Desde 2017, a planta-piloto de Itaipu já processou mais de 600 toneladas de resíduos, gerando 41 mil m³ de biometano, o que seria suficiente para um carro dar 12 voltas ao redor da Terra.

O biometano produzido abastece parte da frota da usina, incluindo um ônibus híbrido que transporta visitantes do Circuito Turístico Itaipu. O projeto, operado pelo CIBiogás, já identificou mais de 400 tipos de resíduos orgânicos que podem ser utilizados na biodigestão, criando um ciclo virtuoso que minimiza impactos ambientais e transforma produtos que antes eram descartados em energia com baixíssima emissão de carbono.

A tecnologia desenvolvida despertou o interesse da Petrobras, que está avaliando formas de escalabilidade e comercialização do biocombustível. Além disso, parte do biogás gerado será convertida em bio-syncrude, um óleo sintético que pode ser utilizado como matéria-prima para o SAF (combustível sustentável para aviação).

A primeira amostra do bio-syncrude deverá ser apresentada na COP 30, que ocorrerá em novembro, em Belém. Essa apresentação pode abrir novas oportunidades para o uso de biocombustíveis no Brasil e no mundo, destacando a importância de iniciativas sustentáveis que promovem a economia circular.

O projeto não apenas contribui para a geração de energia limpa, mas também representa uma solução inovadora para o descarte de produtos apreendidos, que antes eram destruídos. Essa abordagem reduz o desperdício e promove a sustentabilidade, alinhando-se com as metas globais de redução de emissões de carbono.

Iniciativas como essa devem ser estimuladas pela sociedade civil, pois mostram como a colaboração entre diferentes setores pode gerar soluções eficazes para problemas ambientais. A união de esforços pode potencializar projetos que visam a sustentabilidade e a inovação, beneficiando a comunidade e o meio ambiente.

Leia mais

Estudo revela a evolução da poluição por metais em São Paulo através de sedimentos do Lago das Garças
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Estudo revela a evolução da poluição por metais em São Paulo através de sedimentos do Lago das Garças
News Card

Estudo revela evolução da poluição por metais no Lago das Garças, em São Paulo. Pesquisadores da Universidade Federal do ABC analisaram sedimentos e destacaram a queda do chumbo após 1986, evidenciando a importância de políticas ambientais.

Ministério do Meio Ambiente apresenta propostas para enfrentar a emergência climática no Brasil
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ministério do Meio Ambiente apresenta propostas para enfrentar a emergência climática no Brasil
News Card

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) promove a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente de 6 a 9 de maio, reunindo 2.570 municípios e gerando 2.635 propostas para atualizar a Política Nacional sobre Mudança do Clima. A ministra Marina Silva enfatizou a importância da participação social e a urgência de enfrentar a emergência climática, destacando a necessidade de justiça ambiental e educação climática.

Antártida registra derretimento intenso e vegetação em expansão, alertando para o aquecimento global
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Antártida registra derretimento intenso e vegetação em expansão, alertando para o aquecimento global
News Card

Entre setembro de 2024 e março de 2025, a Antártida registrou um dos menores níveis de gelo já documentados, com 1,98 milhão de km², enquanto a vegetação na Península Antártica aumentou drasticamente. O aquecimento global acelera mudanças climáticas que podem impactar o Brasil, exigindo ações urgentes para mitigar emissões de gases de efeito estufa.

Brasil reduz uso de fertilizantes nitrogenados na soja com microrganismos e promove sustentabilidade agrícola
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Brasil reduz uso de fertilizantes nitrogenados na soja com microrganismos e promove sustentabilidade agrícola
News Card

Pesquisadores brasileiros estão promovendo uma "micro revolução verde" na agricultura, utilizando microrganismos como Bradyrhizobium para reduzir a dependência de fertilizantes nitrogenados na soja, com benefícios econômicos e ambientais significativos.

Açaí enfrenta alta de preços em Belém, impactando consumidores e produtores locais em meio à COP30
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Açaí enfrenta alta de preços em Belém, impactando consumidores e produtores locais em meio à COP30
News Card

O aumento do preço do açaí em Belém, devido à entressafra e mudanças climáticas, afeta consumidores e produtores. O governador do Pará, Hélder Barbalho, deseja compartilhar a fruta com Donald Trump na COP30.

"Petrolina e Juazeiro se destacam na fruticultura e na geração de energia solar no semiárido nordestino"
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
"Petrolina e Juazeiro se destacam na fruticultura e na geração de energia solar no semiárido nordestino"
News Card

A fruticultura irrigada em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) se destaca pela crescente adoção de energia solar, com investimentos de R$ 30 bilhões desde 2021 e previsão de mais R$ 60 bilhões. A região se torna um polo de energia renovável, apesar dos desafios de infraestrutura e impactos ambientais.