A concessionária Smart Luz admitiu danos na vegetação do Parque do Cantagalo, após estacionar uma caminhonete no local. O biólogo Mário Moscatelli coordenará o replantio sem custos de mão de obra.

A concessionária Smart Luz, responsável pela iluminação pública no Rio de Janeiro, reconheceu ter causado danos na área naturalizada do Parque do Cantagalo, localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas. O incidente ocorreu no último fim de semana, quando uma caminhonete da empresa estacionou sobre a vegetação, destruindo mudas de restinga e brejo plantadas em um projeto coordenado pelo biólogo Mário Moscatelli.
O biólogo, que supervisiona o plantio de mudas em uma área de duzentos metros quadrados, denunciou o ocorrido em um blog, destacando a destruição da vegetação e a presença de fios soltos deixados pela caminhonete. A Smart Luz admitiu que o veículo estava no local para realizar reparos em um poste de iluminação.
Como forma de reparação, a concessionária se comprometeu a adquirir novas mudas e insumos para replantio. Moscatelli, por sua vez, não cobrará pela mão de obra necessária para o novo plantio, demonstrando um espírito colaborativo em prol da recuperação da área afetada.
Em sua declaração, Moscatelli enfatizou a importância de que empresas prestadoras de serviços para a prefeitura adotem práticas que evitem a repetição de incidentes como este. Ele ressaltou que, embora a iluminação pública seja necessária, a execução do trabalho deve ser feita de maneira técnica e orientada, evitando conflitos entre as ações da prefeitura e das concessionárias.
A situação gerou preocupações sobre a preservação ambiental e a necessidade de um planejamento mais cuidadoso em projetos que envolvem áreas naturais. A destruição da vegetação não apenas afeta a biodiversidade local, mas também compromete a estética e a funcionalidade do parque, que é um espaço de lazer para a comunidade.
É fundamental que a sociedade civil se mobilize em defesa de projetos que visem a recuperação e preservação de áreas verdes. A união em torno de iniciativas que promovam a sustentabilidade e a proteção ambiental pode fazer a diferença na manutenção de espaços como o Parque do Cantagalo, beneficiando toda a comunidade.

O projeto Light Recicla, da companhia de energia, oferece descontos na conta de luz em troca de resíduos recicláveis, com novo ecoponto na Vila da Penha. Em 2022, foram recicladas mais de 6.500 toneladas.

Criptomoedas, como o Bitcoin, enfrentam críticas pelo alto consumo energético da mineração, mas novas abordagens, como a Prova de Participação e o uso de energia renovável, oferecem soluções sustentáveis. O Brasil, com sua matriz energética limpa, pode se destacar, embora desafios regulatórios ainda persistam.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, anunciará a compensação das emissões de carbono dos jogos das seleções e a possível participação na COP30 em Belém (PA). A CBF, que até então focava em questões sociais, agora se volta para a preservação ambiental, refletindo a visão de Xaud, oriundo de Roraima, estado do bioma amazônico.

Promotoria de Justiça de Panorama cobra explicações sobre a falta de repovoamento de peixes no Rio Paraná, após desativação da Estação de Piscicultura da Cesp em Castilho, que impacta a economia local.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a emergência em Bragança, Pará, devido a um derramamento de óleo no Rio Caeté, permitindo acesso a recursos federais para assistência. A cidade, que já enfrenta 58 reconhecimentos de emergência, agora pode solicitar apoio para ações de defesa civil, como fornecimento de alimentos e kits de limpeza.

A praça Dom José Gaspar, em São Paulo, foi revitalizada com o plantio de 11 árvores nativas e diversas plantas ornamentais, parte do programa FLOReCIDADE, que já revitalizou mais de 860 mil m² na cidade. A iniciativa visa embelezar áreas urbanas e promover um ambiente mais agradável, com a expectativa de que a presença de verde reduza a sujeira e melhore a qualidade de vida dos frequentadores.