O governo do Distrito Federal anunciou a aquisição de 444 novos ônibus Torino Euro 6, que reduzirão a emissão de poluentes. Até 2025, todos os ônibus do Plano Piloto serão elétricos, melhorando o transporte público.

A frota de ônibus do Distrito Federal receberá quatrocentos e quarenta e quatro novos veículos. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou, nesta quinta-feira, que está no Espírito Santo para visitar a empresa Marcopolo e participar da entrega dos ônibus Torino Euro 6, que serão destinados à Viação Pioneira. Esses veículos possuem tecnologia que minimiza o impacto ambiental, reduzindo a emissão de poluentes.
O governador destacou em suas redes sociais que, desde dois mil e dezenove, já foram renovados grande parte da frota com dois mil oitocentos e trinta e um ônibus novos. Ele enfatizou que os passageiros terão mais conforto e qualidade no transporte público. O anúncio foi feito na rede social X.
Além disso, durante um almoço com empresários do Lide, Ibaneis Rocha revelou que, até o final de dois mil e vinte e cinco, todos os ônibus que circulam no Plano Piloto serão elétricos. Ele afirmou que essa mudança servirá como um projeto piloto para a futura renovação de todas as linhas de ônibus no Distrito Federal.
A iniciativa de modernização da frota de ônibus é parte de um esforço contínuo do governo para melhorar o transporte público na região. A introdução de veículos menos poluentes é uma resposta às crescentes preocupações ambientais e à necessidade de um transporte mais sustentável.
Com a chegada dos novos ônibus, espera-se que a qualidade do serviço de transporte público melhore significativamente, beneficiando milhares de usuários diariamente. A mudança para ônibus elétricos também representa um passo importante em direção a um futuro mais sustentável e menos poluído.
Nesta situação, a união da sociedade pode ser fundamental para apoiar iniciativas que promovam um transporte público mais eficiente e sustentável. Projetos que visem a melhoria do transporte coletivo devem ser estimulados pela comunidade, garantindo que todos tenham acesso a um serviço de qualidade.

Gol contrata meteorologista e investe em tecnologia para prever eventos climáticos. A companhia busca descarbonizar suas operações e substituir combustíveis fósseis por SAF até 2032.

Ibama finaliza vistorias na Ferrovia Centro Atlântica na Bahia, identificando falhas de segurança e conservação. Ações visam prevenir acidentes e mitigar riscos ambientais.

A Amazônia enfrenta estresse hídrico crescente, com 63% da região afetada em 2015, impactando a ciclagem da água e a mortalidade de árvores, conforme estudos do Cemaden e do Inpe. A pesquisa destaca que florestas com lençol freático raso resistem melhor às secas.

A partir de 5 de agosto, inicia a liberação de água do Rio São Francisco para o Rio Grande do Norte, com um total de 46,3 milhões de m³ em 132 dias, beneficiando o semiárido. O ministro Waldez Góes destaca a importância dessa ação para a segurança hídrica da região.

O Programa de Conservação do Mico-leão-preto, liderado pelo IPÊ, recebeu US$ 50 mil do Fundo de Reintrodução de Espécies, permitindo novas translocações e um censo populacional na Fazenda Mosquito. A iniciativa visa fortalecer a população da espécie ameaçada e restaurar a biodiversidade da Mata Atlântica.

Iniciativa privada na Amazônia avança em práticas sustentáveis, destacando bioeconomia e tecnologias sociais, com apoio de líderes como Alex Dias de Carvalho e João Meirelles.