Meio Ambiente

Sabesp é multada em R$ 22,7 milhões por vazamento de esgoto no rio Pinheiros em São Paulo

A Sabesp foi multada em R$ 22,7 milhões pela Arsesp devido ao despejo de esgoto no rio Pinheiros, agravado por falhas em sua estação elevatória. Obras de melhoria estão previstas até 2026.

Atualizado em
August 4, 2025
Clock Icon
4
min
Ciclovia do Parque Linear Bruno Covas, na margem do rio Pinheiros, em São Paulo, região que foi atingida pelo vazamento de esgoto da Sabesp - Danilo Verpa - 5.jul.23/Folhapress

A Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) impôs uma multa de R$ 22,7 milhões à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) devido ao vazamento de esgoto no rio Pinheiros, ocorrido na última sexta-feira (1º). A notificação será protocolada nesta terça-feira (5), e a concessionária terá um prazo de 15 dias para apresentar sua defesa. A agência, vinculada ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), analisará os argumentos antes de emitir uma decisão.

Além da multa da Arsesp, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) também aplicou uma penalidade de R$ 1,1 milhão em decorrência do mesmo incidente. A Sabesp reconheceu que a falha na estação elevatória de esgoto Pinheiros, que bombeia dejetos de áreas da zona sul e oeste da capital para a estação de tratamento em Barueri, foi a causa do problema. As bombas da estação estão com a vida útil vencida há cinco anos, resultando em operações instáveis.

A Sabesp anunciou que está realizando obras de melhoria na estação, com previsão de conclusão até 2026. Para mitigar os problemas imediatos, quatro bombas auxiliares de menor porte serão instaladas. A companhia destinou R$ 20 milhões para a renovação completa da estação, que será realizada em duas etapas. A primeira fase deve ser finalizada em até 60 dias, enquanto a troca das bombas principais está programada para o primeiro semestre do próximo ano.

Nos últimos anos, a Sabesp priorizou investimentos em abastecimento de água, alocando dois terços de seus recursos nessa área. Essa decisão impactou a manutenção das estações de esgoto, como a de Pinheiros, que é a maior unidade de bombeamento de esgoto da companhia, atendendo cerca de 3,8 milhões de moradores. Em junho, a empresa já havia enfrentado um incidente semelhante, com despejo de esgoto no rio Tietê, causado pelo rompimento de uma tubulação.

A Sabesp apresentou um plano de recuperação para redirecionar os dejetos da tubulação subterrânea para outras estruturas, visando evitar novos vazamentos. A situação atual destaca a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura de saneamento básico, que é essencial para a saúde pública e a preservação ambiental.

Iniciativas que busquem apoiar a recuperação e a melhoria das condições de saneamento são fundamentais. A mobilização da sociedade civil pode fazer a diferença, ajudando a garantir que projetos de revitalização e manutenção de sistemas de esgoto sejam implementados de forma eficaz, beneficiando a comunidade e o meio ambiente.

Folha de São Paulo
Quero ajudar

Leia mais

Alerta de temporais e geadas: clima instável afeta Norte e Sul do Brasil nesta quarta-feira
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Alerta de temporais e geadas: clima instável afeta Norte e Sul do Brasil nesta quarta-feira
News Card

Alertas de temporais e geadas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para diversas regiões do Brasil, com recomendações de segurança à população. O Sul enfrenta temperaturas mínimas e geadas, enquanto o Norte e Nordeste têm previsão de chuvas intensas.

Ibama inaugura base de combate a incêndios florestais na Terra Indígena Las Casas, no Pará
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ibama inaugura base de combate a incêndios florestais na Terra Indígena Las Casas, no Pará
News Card

Ibama inaugura base de combate a incêndios florestais na Terra Indígena Las Casas, no Pará, operada por brigadistas indígenas, promovendo a gestão ambiental e o diálogo intercultural. A estrutura é um avanço na proteção da Amazônia.

Unesp avança na Química Verde com lançamento de livro fundamental e novas disciplinas sustentáveis
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Unesp avança na Química Verde com lançamento de livro fundamental e novas disciplinas sustentáveis
News Card

A Unesp avança na Química Verde com o lançamento da tradução do livro "Química Verde: Teoria e prática" e novas disciplinas na graduação e pós-graduação, promovendo práticas sustentáveis. A iniciativa, que começou em 2019, visa integrar a sustentabilidade na formação dos estudantes e nas pesquisas, com impacto positivo no meio ambiente.

Organizações entregam recomendações ao Brasil para garantir financiamento à Amazônia antes da COP30
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Organizações entregam recomendações ao Brasil para garantir financiamento à Amazônia antes da COP30
News Card

Organizações entregaram recomendações à COP30 para aumentar o financiamento à Amazônia, visando captar até US$ 125 bilhões até 2030 para conservação e desenvolvimento sustentável. A proposta destaca a urgência de ações para evitar o colapso climático global.

Governo do Amazonas edita decreto que pode legalizar desmatamentos ilegais em áreas sensíveis da Amazônia
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Governo do Amazonas edita decreto que pode legalizar desmatamentos ilegais em áreas sensíveis da Amazônia
News Card

Um decreto do governador do Amazonas, Wilson Lima, permite a regularização de desmatamentos ilegais, gerando preocupações entre pesquisadores e ambientalistas sobre a grilagem de terras. A medida pode reduzir a reserva legal de 80% para 50%, favorecendo a ocupação de áreas sensíveis, como Terras Indígenas. Especialistas alertam que a legalização de áreas desmatadas consolida crimes ambientais, enquanto o governo defende a regularização como forma de recuperação da vegetação nativa.

"Movimento SOS Oceanos surge para alertar sobre a urgência da proteção dos mares brasileiros"
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
"Movimento SOS Oceanos surge para alertar sobre a urgência da proteção dos mares brasileiros"
News Card

A bióloga Angela Kuczach lidera a SOS Oceanos, que critica os compromissos vagos do governo Lula na COP 30 e busca mobilizar a população para proteger os oceanos brasileiros. A iniciativa, apoiada por várias instituições, destaca a conexão entre a saúde do mar e a qualidade do ar.