A programação de férias de educação ambiental em Santo André, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Semasa, traz atividades ao ar livre em 2025. O evento "Um Dia no Parque" celebra o SNUC e o Dia do Amigo, com trilhas, visitas ao Viveiro Municipal e brincadeiras em parques. As atividades são gratuitas e visam fortalecer a conexão com a natureza e a conscientização ambiental.

A programação de férias de educação ambiental em Santo André, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental (Semasa), traz novidades para 2025. O foco é integrar experiências ao ar livre, ampliando a conexão entre as pessoas e o meio ambiente. As atividades incluem o evento "Um Dia no Parque", que ocorrerá em julho, com diversas ações em parques urbanos e visitas monitoradas ao Viveiro Municipal.
No dia 17 de julho, uma visita ao Viveiro Municipal, localizado no Parque Natural do Pedroso, permitirá que os participantes conheçam o processo de produção das mudas utilizadas no paisagismo da cidade. Nos dias 18 e 25 de julho, os parques Central e Regional da Criança oferecerão vivências para crianças, promovendo a interação com a natureza e a conscientização sobre a importância socioambiental desses espaços.
O evento "Um Dia no Parque" será realizado no dia 20 de julho, em comemoração aos 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e ao Dia do Amigo. A programação visa conscientizar os visitantes sobre a importância das unidades de conservação, promovendo o ecoturismo e a sensibilização ambiental. Santo André participará pelo segundo ano consecutivo, com atividades no Parque Natural do Pedroso e no Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba.
No Parque Natural do Pedroso, as atividades ocorrerão das 9h às 16h, com trilhas, brinquedos gigantes, apresentações musicais e oficinas de carimbos naturais. As atrações são gratuitas, exceto pela trilha, que requer inscrição prévia. Já no Parque Nascentes de Paranapiacaba, diversas trilhas estarão disponíveis, com a opção de contratar monitores ambientais para guiar os visitantes.
Uma trilha especial no Parque Nascentes proporcionará uma experiência única ao pôr do sol, com saída programada para as 15h30. Para participar, é necessário levar uma lanterna, e as vagas são limitadas. O agendamento deve ser feito previamente, e aqueles que não conseguirem uma vaga gratuita poderão contratar um monitor ambiental por um custo que varia entre R$ 60,00 e R$ 80,00.
As inscrições para as atividades da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa estão disponíveis no site oficial. Projetos que promovem a educação ambiental e a preservação dos espaços naturais são essenciais para a comunidade. A união em torno dessas iniciativas pode fortalecer a proteção do meio ambiente e garantir que as futuras gerações tenham acesso a esses importantes recursos naturais.

A onça-pintada Ruana foi transferida de avião para o Zoológico de São Paulo, onde se preparará para um programa de conservação com o macho Raimundinho, visando a preservação da espécie ameaçada. A ação é parte do Plano de Ação Nacional do ICMBio, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e da AZAB.

Uma pesquisa revela que 50% de desmatamento na Amazônia Legal aumenta o risco de malária, destacando a urgência de ações de conservação florestal e controle de vetores para combater a doença.

Projeto-piloto no Pará utiliza chips para rastrear gado, buscando garantir carne sem desmatamento. Pecuaristas pedem apoio governamental para viabilizar a tecnologia e atender exigências internacionais.

A Votorantim anunciou a criação de centros de biodiversidade para pesquisa de espécies nativas, visando a compensação de carbono e a mitigação das mudanças climáticas, durante o seminário "COP30". A iniciativa destaca a importância da conservação florestal para o PIB brasileiro e a necessidade de inovação em práticas de manejo.

Estudo recente alerta que a extinção de diversas espécies pode ocorrer em ritmo acelerado nos próximos cinquenta anos, demandando ações urgentes para preservar a biodiversidade global.

A cientista Mariangela Hungria foi a primeira mulher brasileira a conquistar o Prêmio Mundial de Alimentação em 2025, por sua pesquisa inovadora que substitui fertilizantes químicos por bactérias, aumentando a produtividade da soja em 8%.