O projeto "Só Taguá Tem" promove encontros para valorizar a cultura de Taguatinga. Iniciado em 10 de abril, o projeto, realizado pelo Iphan e Instituto SOMA Cidadania Criativa, busca envolver a comunidade em diálogos sobre suas tradições e memórias. Os próximos encontros ocorrerão nos dias 23, 26 e 28 de abril, com participação gratuita e sem necessidade de inscrição.

O projeto Só Taguá Tem teve início em 10 de abril e continua sua missão de valorização dos patrimônios culturais de Taguatinga. Com a realização de mais três encontros comunitários nos dias 23, 26 e 28 de abril, a iniciativa busca promover a participação da população local. O projeto é uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto SOMA Cidadania Criativa, com apoio do gabinete do deputado federal Reginaldo Veras.
Os encontros têm como objetivo reunir moradores, estudantes, artistas, educadores, comerciantes e lideranças comunitárias para compartilhar histórias e tradições que compõem a identidade de Taguatinga. A primeira reunião, realizada no Centro Cultural SESI Taguatinga, contou com a presença de mais de cinquenta participantes e foi marcada por um diálogo intergeracional enriquecedor.
Entre os convidados estavam figuras ilustres da cidade, como o poeta Eloy Barbosa e o comunicólogo Wilon Wander Lopes, além de representantes da nova geração, como rappers e poetas. A conversa foi mediada por Luênia Guedes, que utilizou a pergunta “o que só Taguatinga tem?” como ponto de partida para as discussões.
Os próximos encontros ocorrerão em locais estratégicos da cidade, ampliando o alcance das escutas e promovendo o envolvimento de diferentes setores da comunidade. As atividades são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia, o que facilita a participação de todos os interessados.
Os encontros estão agendados para os seguintes dias e locais: 23 de abril (quarta-feira), às 10h, na Galeria Olho de Águia; 26 de abril (sábado), às 10h, na Invenção Brasileira (Mercado Sul); e 28 de abril (segunda-feira), às 14h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A expectativa é que esses eventos fortaleçam a identidade cultural local e incentivem a valorização das tradições.
Iniciativas como essa são fundamentais para a preservação da cultura e da memória coletiva. A união da comunidade pode fazer a diferença na promoção de projetos que valorizem a história e as tradições locais, contribuindo para um futuro mais rico e diversificado.

A Beija-Flor de Nilópolis homenageará o Bembé do Mercado no carnaval de 2026, destacando a resistência do povo preto. A celebração, que é Patrimônio Imaterial da Bahia e do Brasil, busca reconhecimento da Unesco e será tema do desfile da escola, que já iniciou imersão cultural em Santo Amaro. O presidente da Beija-Flor, Almir Reis, e o carnavalesco João Vitor Araújo ressaltam a importância da tradição e sua conexão com a ancestralidade. A edição de 2025 do Bembé ocorrerá em maio, marcando 136 anos de história.

O Festival de Brasília, de 12 a 20 de setembro, exibirá 80 filmes e homenageará Fernanda Montenegro, celebrando os 60 anos do evento. Novidades incluem parcerias e concursos.

A Petrobras anunciou um investimento de R$ 50 milhões na produção de 26 longas-metragens até 2026, incluindo a remasterização de "Carlota Joaquina". A iniciativa reforça seu apoio ao cinema brasileiro.

Professor de artes do DF, Jean Fernando, expõe no Louvre em outubro. Ele destaca a importância da arte na educação e como ferramenta de transformação.

Exposição Povos da Terra, na Pinacoteca de Mauá, de 6 de abril a 18 de maio, valoriza a cultura indígena com curadoria de Luciana Senhorelli e Reginaldo Moura, destacando etnias como Yanomamis e Guaranis.

Os portões de ferro e madeira do Museu da República passarão por restauração, iniciando nesta semana, como parte do projeto RevivaRio, em parceria com a Equinor e o Instituto Carioca Cidade Criativa. O restauro visa preservar as características originais e repondo elementos ornamentais, utilizando técnicas da época. A fechadura da porta de ferro, datada de mil oitocentos e sessenta e quatro, é um detalhe notável. O museu continuará aberto, com acesso pelo jardim.