O Teatro de Contêiner, em São Paulo, enfrenta despejo e violência por parte da prefeitura, mas mantém atividades culturais e busca reconhecimento como patrimônio cultural. A situação permanece tensa.

O Teatro de Contêiner, localizado em São Paulo, enfrenta um processo de despejo pela prefeitura, que alega ocupação ilegal de um prédio anexo. Apesar do prazo de desocupação se encerrar em 21 de setembro, o coletivo teatral planeja manter suas atividades culturais. Em um vídeo nas redes sociais, um dos integrantes, Lucas Bêda, convida a população a participar do projeto Negras Melodias Show, que celebra a diversidade da música negra contemporânea.
Na terça-feira, 19 de setembro, o coletivo foi alvo de uma ação de reintegração violenta, realizada por agentes da Guarda Civil Metropolitana, que usaram gás de pimenta. Bêda afirmou que a mobilização da comunidade é essencial, já que a companhia corre o risco de novos episódios de violência. A ação teve como foco a desocupação de um prédio anexo, utilizado para guardar cenários e figurinos, que a prefeitura alega ser ilegal.
Os integrantes do Teatro de Contêiner contestam a afirmação da prefeitura, alegando ter autorização para usar o espaço desde 2017, em tratativas com o ex-secretário de Cultura, André Sturm. Após a ação de reintegração, o coletivo realizou uma assembleia em defesa da permanência no local e reivindica o reconhecimento do teatro como patrimônio cultural e social da cidade.
Até o momento, o impasse persiste. O coletivo não definiu um novo local para transferência, pois as ofertas da prefeitura não atendem às necessidades técnicas para suas atividades. A gestão do prefeito Ricardo Nunes rejeitou um pedido do coletivo para prorrogar o prazo de desocupação por 120 dias.
O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) também se manifestaram, solicitando à prefeitura um prazo de 180 dias para a saída do coletivo. Em nota, eles pediram que a negociação pacífica fosse retomada o mais rápido possível. A prefeitura de São Paulo ainda não se pronunciou sobre o novo pedido.
O espaço do Teatro de Contêiner permanece aberto, e a situação exige atenção da sociedade civil. A união em torno de causas culturais pode fazer a diferença, garantindo que iniciativas como essa continuem a existir e a enriquecer a vida cultural da cidade.

Mariangela Hungria, microbiologista da Embrapa, é a terceira brasileira a receber o Prêmio Mundial de Alimentação de 2025, reconhecendo suas inovações em biológicos que aumentam a produtividade agrícola e reduzem impactos ambientais.

A Chico Rei, fundada por Bruno Imbrizi, transformou um desafio legal em uma parceria com Milton Nascimento, impulsionando seu crescimento e lançando a plataforma Uma Penca, que já conta com mais de 20 mil lojas.

Fumel impulsiona a fruticultura em Cachoeiras de Macacu com projeto que capacita 13 pequenos produtores. Michelin e Volkswagen promovem inclusão e formação profissional, impactando milhares.

O TRF-2 confirmou a indenização de R$ 150 mil a João Florencio Junior, vítima de tortura durante a ditadura, reconhecendo a imprescritibilidade dos crimes de tortura e a responsabilidade do Estado. A decisão reforça a reparação às vítimas e seus familiares.

O Atlas da Violência 2025 aponta um aumento de mais de 50% nos casos de violência contra crianças de 0 a 4 anos, evidenciando a falha das políticas públicas e a urgência de ações intersetoriais. Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, destaca a necessidade de uma abordagem coletiva para proteger as crianças e critica a ineficácia das políticas atuais.

O Projeto Vale do Lítio, do Governo de Minas Gerais, já atraiu R$ 6,3 bilhões em investimentos, gerou 3.900 empregos diretos e prevê 7.500 até 2026, promovendo desenvolvimento e melhorias sociais na região.