Está confirmado o 1º Encontro Distrital de Educação na Saúde: Inovação e Tecnologia, promovido pela Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) nos dias 20 e 21 deste mês. O evento, com inscrições gratuitas, visa debater práticas inovadoras na educação em saúde, reunindo profissionais, estudantes e instituições. Com 16 horas de atividades, a programação abrange palestras e discussões sobre o futuro digital da saúde e boas práticas. A diretora da ESP/DF, Fernanda Monteiro, destaca a importância do diálogo entre inovação e práticas formativas.
Está confirmado o 1º Encontro Distrital de Educação na Saúde: Inovação e Tecnologia, promovido pela Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs). O evento ocorrerá nos dias 20 e 21 deste mês, no auditório da Fepecs, com o intuito de debater práticas e inovações na educação em saúde. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados.
O encontro terá uma carga horária de dezesseis horas, direcionado a profissionais da saúde que atuam na gestão do trabalho e educação, além de instituições de ensino superior, conselhos de saúde e estudantes. A programação abrange três eixos temáticos: O presente e o futuro digital da saúde, Inovação e novas fronteiras na educação na saúde e Boas práticas e visões futuras.
Durante os dois dias, os participantes poderão participar de palestras, bate-papos, atividades em grupo e apresentações de experiências bem-sucedidas. A diretora da ESP/DF, Fernanda Monteiro, destaca que o evento visa promover o diálogo entre inovação, tecnologia e práticas formativas, reafirmando o compromisso da instituição com uma educação crítica e conectada à realidade dos serviços de saúde.
O evento também se propõe a discutir o impacto da inteligência artificial nas rotinas de trabalho e a melhoria do cuidado à população. A troca de experiências entre os participantes será um dos pontos altos, permitindo a construção de conhecimentos relevantes para a área da saúde.
As inscrições podem ser realizadas através do site oficial do evento, onde também está disponível a programação completa. A participação é uma oportunidade valiosa para quem busca se atualizar e inovar na educação em saúde, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados.
Iniciativas como essa são fundamentais para o avanço da educação em saúde e podem ser impulsionadas pela mobilização da sociedade. A união em torno de projetos que promovam a inovação e a troca de conhecimentos pode fazer a diferença na formação de profissionais e na melhoria dos serviços de saúde.

Estudante carioca conquistou medalha de ouro na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) após superar desafios pessoais e acadêmicos, sonhando com um futuro na matemática.

Censo Escolar aponta aumento de 44,4% nos diagnósticos de TEA no Brasil, enquanto o Ministério da Educação lança curso de práticas inclusivas. Desafios de financiamento e suporte ainda persistem.

A proibição do uso de celulares nas escolas do Distrito Federal, segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, resultou em maior interação entre os alunos. O projeto "Ponte para o Mundo" levará 100 estudantes para intercâmbio no Reino Unido.

Alexandre Holthausen, do Instituto Albert Einstein, propõe medidas rigorosas para faculdades de Medicina com baixo desempenho no Enade, incluindo fechamento de cursos, visando melhorar a qualidade da formação médica no Brasil.

O governo Lula implementou uma nova política de Educação a Distância, reduzindo a carga horária presencial em cursos de licenciatura para apenas 7,5%, gerando críticas sobre a qualidade da formação docente. O movimento Todos Pela Educação alerta que essa mudança compromete a formação prática dos professores e propõe revisão das diretrizes curriculares. O Ministério da Educação afirma que as diretrizes podem ser ajustadas, enquanto a Abmes apoia a necessidade de um alinhamento normativo.

O Sesi-São Paulo lança programas como Passaporte para o Futuro, Universitário e Futuro Professor, visando reverter o desinteresse educacional de 8,9 milhões de jovens no Brasil. Essas iniciativas oferecem bolsas e apoio financeiro, promovendo a conexão dos estudantes com suas aspirações e o mercado de trabalho.