A startup Ocellott desenvolve baterias e sistemas de alta tensão para eletrificação de aeronaves, participando de eventos internacionais para promover inovações sustentáveis na aviação. A expectativa é que aeronaves elétricas e híbridas comecem a operar em dois a três anos, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

A aviação está prestes a passar por uma transformação significativa com o surgimento de aeronaves elétricas e híbridas nos próximos anos. A startup Ocellott, incubada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, desenvolve tecnologias que podem acelerar essa transição. Com o apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), a empresa trabalha em baterias e sistemas de distribuição elétrica de alta tensão, essenciais para a eletrificação aeronáutica.
A Ocellott participará de eventos internacionais, como a FAPESP Week França, em Toulouse, e a feira VivaTech, em Paris, onde terá a oportunidade de apresentar suas inovações. Rodrigo Junqueira, engenheiro de controle e automação e diretor de negócios da empresa, destaca que a participação em eventos como a VivaTech é crucial para ganhar visibilidade e atrair potenciais clientes, especialmente desenvolvedores de aeronaves.
Entre os produtos desenvolvidos pela Ocellott estão dispositivos protetores de surto, que garantem a segurança das aeronaves contra descargas atmosféricas. Esses dispositivos já estão em uso em jatos executivos e no cargueiro KC-390, da Embraer. Além disso, a startup está criando baterias de emergência que permitirão que pilotos realizem procedimentos críticos em caso de falhas elétricas.
As baterias também serão projetadas para alimentar motores de aeronaves elétricas e híbridas, incluindo os eVTOLs, conhecidos como "carros voadores". A expectativa é que esses novos modelos comecem a operar nos próximos dois a três anos, embora desafios como a necessidade de baterias mais leves e seguras ainda precisem ser superados.
Outro aspecto importante é a questão ambiental relacionada ao descarte das baterias. Junqueira sugere que as baterias que não forem mais adequadas para voar possam ser reutilizadas para eletrificar cidades, promovendo uma economia circular e reduzindo a pegada ecológica. Atualmente, a aviação é responsável por até quatro por cento das emissões globais de gases de efeito estufa, e a eletrificação pode ajudar a reduzir esse número pela metade ao longo do tempo.
Embora a transição para aeronaves elétricas e híbridas não ocorra de forma imediata, a evolução tecnológica promete um impacto significativo na aviação nas próximas décadas. Iniciativas como as da Ocellott merecem apoio, pois podem transformar a indústria e contribuir para um futuro mais sustentável. A união da sociedade civil pode ser fundamental para impulsionar esses projetos inovadores e sustentáveis.

O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, não comparecerá à COP-30 em Belém devido aos altos custos da viagem, sendo substituído pelo ministro do Meio Ambiente. A ministra Marina Silva criticou os preços abusivos de hospedagem, que chegam a ser até 15 vezes maiores que o normal, o que pode comprometer a participação de delegações e os acordos climáticos.

Desde 2016, a salinidade das águas do Oceano Antártico aumentou, impactando a vida marinha e a formação de icebergs, com consequências diretas para a fauna brasileira e a urgência em reduzir emissões de gases de efeito estufa.

Durante o Fórum Brasil-França, especialistas ressaltaram a importância da ciência na luta contra a crise climática e a necessidade de integrar a biodiversidade nas soluções para o aquecimento global. A FAPESP e o Instituto Francês firmaram um memorando para promover pesquisas conjuntas.

São Paulo lança o aplicativo "Conecta Biometano SP" para unir empresas e gestores em projetos de descarbonização, visando reduzir emissões de gases do efeito estufa. A iniciativa, apoiada por diversas secretarias e associações, almeja transformar o biometano em uma alternativa viável ao gás natural e ao diesel, promovendo a economia circular e a sustentabilidade no estado.

O Painel de Carbono Florestal, lançado pela ONG Idesam, mapeou 175 projetos de crédito de carbono no Brasil, revelando sobreposições de terras e exclusão de comunidades tradicionais. Apenas 11 projetos pertencem a territórios coletivos.

Recentes alagamentos em Paraty, a "Veneza brasileira", surpreenderam moradores e turistas, com ruas inundadas até mesmo fora do centro histórico. A prefeitura investiga a situação, enquanto a elevação do nível do mar se intensifica.