Meio Ambiente

São Paulo lança aplicativo para conectar projetos de biometano e impulsionar a descarbonização

São Paulo lança o aplicativo "Conecta Biometano SP" para unir empresas e gestores em projetos de descarbonização, visando reduzir emissões de gases do efeito estufa. A iniciativa, apoiada por diversas secretarias e associações, almeja transformar o biometano em uma alternativa viável ao gás natural e ao diesel, promovendo a economia circular e a sustentabilidade no estado.

Atualizado em
June 10, 2025
Clock Icon
3
min
Usina de captação de biogás e produção de biometano em Paulínia (SP) - Eduardo Knapp/Folhapress

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo lançaram o aplicativo "Conecta Biometano SP". A ferramenta tem como objetivo conectar empresas e gestores públicos envolvidos na cadeia de suprimentos do biometano, promovendo projetos de descarbonização e transição energética no estado. O biometano é uma alternativa viável para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, especialmente considerando que São Paulo é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo.

O aplicativo permitirá que diversos agentes do setor, como produtores de biometano, comercializadores e prestadores de serviços, se cadastrem e encontrem parceiros para seus projetos. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destacou que a plataforma será fundamental para a revolução energética do estado, alinhando-se ao Plano Estadual de Energia 2050, que visa zerar as emissões líquidas de gases até 2050.

O "Conecta Biometano SP" conta com o apoio de várias instituições, incluindo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Associação Brasileira de Biogás. Atualmente, existem sete plantas de biogás e biometano em operação no setor sucroenergético paulista, com uma produção estimada de 793 milhões de Nm³/ano de biogás, sendo que parte significativa é utilizada na geração de energia elétrica.

De acordo com a Fiesp, a oferta potencial de biometano em São Paulo é de 6,4 milhões de Nm³/dia, o que representa 32% do consumo atual de gás natural no estado. Essa produção poderia mitigar até 16% das metas de descarbonização, gerando cerca de 20 mil empregos. A viabilidade econômica do biometano em comparação ao diesel é mais favorável, embora desafios como a infraestrutura de abastecimento ainda precisem ser superados.

O estudo da Fiesp revela que 85% do biogás é aproveitado em aterros sanitários, enquanto 56% do biogás das usinas sucroenergéticas é utilizado para gerar energia elétrica. A iniciativa do aplicativo é um passo importante para integrar e expandir o uso do biometano, promovendo uma economia mais sustentável e circular em São Paulo.

Projetos como o "Conecta Biometano SP" são essenciais para o avanço da sustentabilidade e podem inspirar a sociedade civil a se unir em torno de iniciativas que promovam a transição energética. A colaboração entre empresas e instituições pode ser um motor de mudança, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a economia local.

Folha de São Paulo
Quero ajudar

Leia mais

Pesquisadores coreanos desenvolvem tecnologia que transforma plástico em hidrogênio limpo usando luz solar
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Pesquisadores coreanos desenvolvem tecnologia que transforma plástico em hidrogênio limpo usando luz solar
News Card

Pesquisadores da Coreia do Sul desenvolveram uma tecnologia que converte resíduos plásticos em hidrogênio limpo utilizando luz solar e água, prometendo reduzir a poluição e gerar energia renovável. O sistema fotocatalítico inovador, criado pelo Instituto de Ciências Básicas e pela Universidade Nacional de Seul, se destaca por sua estabilidade em diversas condições ambientais.

Cientistas descobrem crostas biológicas que podem ajudar a recuperar a caatinga do processo de desertificação
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Cientistas descobrem crostas biológicas que podem ajudar a recuperar a caatinga do processo de desertificação
News Card

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará descobriram crostas biológicas formadas por bactérias que podem ser a chave para recuperar áreas degradadas da caatinga, bioma ameaçado pela desertificação. Essa descoberta gerou a Caatinga Microbiome Initiative, uma rede colaborativa que busca entender e preservar esse ecossistema único.

Minas Gerais prevê safra de cana-de-açúcar de 77,2 milhões de toneladas, com queda de 7,1% em relação ao ano anterior
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Minas Gerais prevê safra de cana-de-açúcar de 77,2 milhões de toneladas, com queda de 7,1% em relação ao ano anterior
News Card

A safra 2025/26 de cana-de-açúcar em Minas Gerais deve totalizar 77,2 milhões de toneladas, uma queda de 7,1% em relação ao ano anterior, devido a problemas climáticos. A maior parte da produção será destinada ao açúcar, com 52,4% do total.

Repsol Sinopec e startups brasileiras lideram inovações em captura de carbono para combater aquecimento global
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Repsol Sinopec e startups brasileiras lideram inovações em captura de carbono para combater aquecimento global
News Card

A captura de carbono avança no Brasil com projetos inovadores, como o da Repsol Sinopec e a usina FS, que visa ser a primeira com pegada de carbono negativa. A Islândia também se destaca com a maior unidade do mundo.

Brasil se destaca como líder na descarbonização da indústria de metais, com potencial de investimentos de até US$ 3 trilhões até 2050
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Brasil se destaca como líder na descarbonização da indústria de metais, com potencial de investimentos de até US$ 3 trilhões até 2050
News Card

Estudo do Boston Consulting Group aponta que o Brasil pode se tornar líder global em metais de baixo carbono, atraindo até US$ 3 trilhões em investimentos até 2050 e reduzindo emissões na indústria.

Subprefeitura embarga obra em Copacabana após corte irregular de árvores e denúncias de moradores
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Subprefeitura embarga obra em Copacabana após corte irregular de árvores e denúncias de moradores
News Card

Subprefeitura embarga obra em Copacabana após corte irregular de árvores nativas, configurando crime ambiental. Empresas responsáveis serão notificadas e fiscalizações serão intensificadas na área.