Iniciou a liberação das águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o Rio Grande do Norte, marcando um momento histórico para a segurança hídrica da região. A expectativa é que a água chegue até a terceira semana de agosto, beneficiando milhares de famílias no semiárido.

Cajazeiras (PB) – A partir da manhã de hoje, 5 de agosto, teve início a liberação das águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) pela Barragem Caiçara, na Paraíba. Essa ação, parte do cronograma do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), visa atender o estado do Rio Grande do Norte entre os dias 18 e 22 de agosto, marcando a primeira liberação regulamentada da transposição.
O percurso das águas até o Rio Grande do Norte será de aproximadamente 412 quilômetros, envolvendo um sistema complexo de reservatórios e canais. A expectativa é que a água chegue ao estado até o final da terceira semana de agosto, beneficiando milhares de famílias no semiárido nordestino.
Giuseppe Vieira, secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, destacou a importância desse momento: “Essa liberação de água é histórica para o estado do Rio Grande do Norte, porque é a primeira vez que está sendo liberada água da transposição do São Francisco, após manobras de testes feitas pelo governo passado.”
O PISF, a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, tem como objetivo garantir a segurança hídrica de doze milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a estiagem é recorrente. A liberação das águas faz parte de um conjunto de ações do MIDR para ampliar o acesso à água no semiárido.
Recentemente, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, acompanhou o andamento das obras que possibilitam a chegada das águas. Ele afirmou: “Essa liberação marca mais um avanço na missão de garantir segurança hídrica ao povo nordestino.”
Essa iniciativa é um passo significativo para a segurança hídrica na região. A união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar projetos que visem a melhoria das condições de vida das comunidades afetadas pela seca, promovendo ações que garantam acesso à água e recursos essenciais.

Fazenda no Mato Grosso desmatrou 1 mil hectares em área protegida, afetando onças pintadas. A JBS foi identificada como fornecedora indireta da propriedade.

Tapetes de Corpus Christi no Santuário Cristo Redentor foram feitos com tampinhas de garrafa trituradas, promovendo sustentabilidade e celebrando a década da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco. A iniciativa, liderada pelo Consórcio Cristo Sustentável, envolveu cerca de 400 quilos de tampinhas coletadas por voluntários, unindo fé, arte e consciência ambiental.

O Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza no Rio de Janeiro busca transformar a mobilização de capital para enfrentar a lacuna de US$ 200 bilhões em financiamento climático no Brasil. Com a participação de líderes do governo e da sociedade civil, o evento visa posicionar o país como protagonista na agenda climática global, promovendo soluções que integrem desenvolvimento, inclusão e conservação ambiental.

Uma jaguatirica foi atropelada na Rodovia Assis Chateaubriand, em Indiana, marcando o terceiro caso em dez dias na região de Presidente Prudente. O biólogo André Gonçalves Vieira alerta para a importância da espécie e suas ameaças.

Operação conjunta do Ibama, Polícia Federal e Funai destrói 16 dragas e 4 rebocadores no rio Jandiatuba, combatendo o garimpo ilegal e protegendo a Amazônia e comunidades indígenas. A ação reforça o compromisso com a preservação ambiental e a responsabilização dos infratores.

Um simulado de emergência ambiental foi realizado entre Santos e Guarujá, envolvendo o derramamento de 200 litros de óleo diesel, com a participação de diversas instituições para testar a resposta a incidentes. O exercício, que ocorreu em 29 de julho, contou com a presença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), entre outros. O objetivo foi avaliar a eficácia do Plano de Emergência Individual (PEI) em situações de poluição por óleo, promovendo a articulação entre os envolvidos e aprimorando as medidas de prevenção e controle.