O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de saúde devido à queda de até 5ºC em nove Estados, incluindo São Paulo, com previsão de ventos fortes e chuvas até quinta-feira. A capital paulista deve registrar mínimas de 9ºC, enquanto ventos podem ultrapassar 60 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo à saúde devido à queda de temperaturas em pelo menos nove Estados, incluindo São Paulo. O aviso prevê uma diminuição de até 5ºC nos termômetros, válido até esta terça-feira, 29. Contudo, a previsão indica que o frio intenso pode persistir na capital paulista até quinta-feira, 31. O alerta pode ser atualizado conforme novas informações forem disponibilizadas.
Nesta segunda-feira, 28, São Paulo amanheceu com céu encoberto, ventos fortes e chuvas fracas em algumas áreas. Durante a tarde, as instabilidades devem aumentar, resultando em precipitações de intensidade variada. Os ventos na capital podem ultrapassar os 60 quilômetros por hora, enquanto no interior do Estado, a velocidade pode superar os 100 km/h.
A frente fria que atinge a região se afastará nesta terça-feira, 29, dando espaço a uma massa de ar polar que provocará uma queda acentuada nas temperaturas. A previsão é que a mínima na capital paulista chegue a 9ºC. Essa condição climática deve se manter até pelo menos quinta-feira, 31.
No Sul do Brasil, uma frente fria associada a um ciclone extratropical já provoca instabilidade no tempo, afetando os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A situação climática na região é monitorada de perto, com a expectativa de que os efeitos do ciclone continuem a impactar o tempo nos próximos dias.
As autoridades recomendam que a população tome precauções, especialmente os grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças, que podem ser mais afetados por essas mudanças bruscas de temperatura. É importante que todos estejam atentos às atualizações do Inmet e sigam as orientações de saúde pública.
Nessa situação, a união da sociedade pode fazer a diferença para aqueles que enfrentam dificuldades devido ao frio intenso. Projetos que visam apoiar as comunidades mais afetadas devem ser incentivados, promovendo ações que garantam o bem-estar e a segurança de todos.

Um estudo recente alerta que a extinção de diversas espécies pode ocorrer em um ritmo alarmante nos próximos 20 anos, exigindo ações urgentes para preservar a biodiversidade global.

A Grande São Paulo enfrenta, pela primeira vez em 2025, um alerta vermelho de incêndio, devido à baixa umidade e altas temperaturas. A Defesa Civil destaca que a umidade pode cair para 20%, aumentando o risco de queimadas.

Sebastião Salgado, fotógrafo e ambientalista, faleceu aos 81 anos, deixando um legado de restauração ambiental com o Instituto Terra, que já plantou mais de 2 milhões de árvores na Bacia do Rio Doce.

Sete ex-ministros do Meio Ambiente criticaram projeto de lei que facilita licenças ambientais, alertando para riscos e normas excepcionais. O presidente Lula afirmou não conhecer a proposta, que gera polêmica antes da COP30.

O Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande recebeu R$ 5 milhões do Programa Petrobras Socioambiental para expandir pesquisas e ecoturismo sustentável. A iniciativa, coordenada pelo Ibracon, monitora espécies ameaçadas como o tubarão galha-preta.

Moradores do edifício Três Américas, em São Paulo, lutam contra a derrubada de uma Ficus elastica de quase 70 anos, cuja autorização já venceu. A mobilização levou à suspensão da remoção, com o Ministério Público prometendo uma análise técnica antes de qualquer decisão final. A árvore, considerada patrimônio ambiental, gera polêmica entre os condôminos, divididos entre os que desejam mantê-la e os que defendem sua remoção por riscos à segurança.