O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de saúde devido à queda de até 5ºC em nove Estados, incluindo São Paulo, com previsão de ventos fortes e chuvas até quinta-feira. A capital paulista deve registrar mínimas de 9ºC, enquanto ventos podem ultrapassar 60 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo à saúde devido à queda de temperaturas em pelo menos nove Estados, incluindo São Paulo. O aviso prevê uma diminuição de até 5ºC nos termômetros, válido até esta terça-feira, 29. Contudo, a previsão indica que o frio intenso pode persistir na capital paulista até quinta-feira, 31. O alerta pode ser atualizado conforme novas informações forem disponibilizadas.
Nesta segunda-feira, 28, São Paulo amanheceu com céu encoberto, ventos fortes e chuvas fracas em algumas áreas. Durante a tarde, as instabilidades devem aumentar, resultando em precipitações de intensidade variada. Os ventos na capital podem ultrapassar os 60 quilômetros por hora, enquanto no interior do Estado, a velocidade pode superar os 100 km/h.
A frente fria que atinge a região se afastará nesta terça-feira, 29, dando espaço a uma massa de ar polar que provocará uma queda acentuada nas temperaturas. A previsão é que a mínima na capital paulista chegue a 9ºC. Essa condição climática deve se manter até pelo menos quinta-feira, 31.
No Sul do Brasil, uma frente fria associada a um ciclone extratropical já provoca instabilidade no tempo, afetando os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A situação climática na região é monitorada de perto, com a expectativa de que os efeitos do ciclone continuem a impactar o tempo nos próximos dias.
As autoridades recomendam que a população tome precauções, especialmente os grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças, que podem ser mais afetados por essas mudanças bruscas de temperatura. É importante que todos estejam atentos às atualizações do Inmet e sigam as orientações de saúde pública.
Nessa situação, a união da sociedade pode fazer a diferença para aqueles que enfrentam dificuldades devido ao frio intenso. Projetos que visam apoiar as comunidades mais afetadas devem ser incentivados, promovendo ações que garantam o bem-estar e a segurança de todos.

A Unilever implementou o uso de biometano na fábrica de Vinhedo, eliminando três mil toneladas de CO2 anualmente. A Ultragaz fornece o biometano, oriundo de resíduos orgânicos, contribuindo para a descarbonização.

A Ambipar inicia testes com o biocombustível Be8 BeVant em Santa Catarina, visando reduzir até 99% as emissões de gases de efeito estufa em suas operações logísticas. A parceria com a Be8 reforça a busca por soluções sustentáveis.

A floresta do Parque Nacional da Tijuca, vista como natureza intocada, é na verdade resultado de reflorestamento e marcas de atividades humanas, revelando uma rica história cultural. O estudo destaca a interação entre humanos e natureza, evidenciada por vestígios de trilhas, carvoarias e espécies exóticas que moldaram a paisagem.

Relatório revela que o Brasil pode desmatar 13,9 mil hectares em 25 anos para atender à demanda da União Europeia por veículos elétricos, destacando a urgência de minerais críticos e alternativas sustentáveis.

Polícia Federal e Polícia Militar do Rio de Janeiro resgataram 667 pássaros silvestres, incluindo espécies ameaçadas, e prenderam um homem que transportava os animais para venda ilegal. Após cuidados, os pássaros foram soltos na natureza. O detido pode enfrentar multa de R$ 700 mil.

Estudo na revista Nature revela aumento de ácidos orgânicos nas chuvas, intensificando a acidez e a toxicidade, com riscos ambientais e à saúde, decorrentes da poluição industrial e queima de biomassa.