Ibama intensifica fiscalização na Paraíba, aplicando R$ 17,3 milhões em multas e resgatando mais de mil animais silvestres. Ações visam proteger a fauna e combater infrações ambientais.

João Pessoa/PB (15 de agosto de 2024) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou R$ 17,3 milhões em multas administrativas durante dezessete ações de fiscalização ambiental no primeiro semestre deste ano, na Paraíba. Além do valor significativo, foram lavrados 184 autos de infração, 20 embargos de área e um embargo de atividade. O chefe da Divisão de Proteção Ambiental (Dipam) na Paraíba, Leonardo Thomaz da Silva, destacou que as ações são executadas com base no planejamento anual da instituição, priorizando a proteção ambiental.
As operações foram orientadas pelo Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa), desenvolvido pela Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama (Dipro), e contaram com a colaboração de diversos parceiros institucionais, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério Público, entre outros.
No período de janeiro a julho, 1.062 animais silvestres foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Cabedelo (PB), em operações voltadas ao combate ao tráfico de fauna, pesca irregular e desmatamento. As aves foram a classe com maior número de apreensões, totalizando 788, seguidas por 177 mamíferos e 97 répteis. Dentre os resgatados, 639 animais foram devolvidos à natureza após reabilitação.
As ações do Ibama estão fundamentadas no Decreto Federal nº 6.514/2008, que estabelece sanções para infrações ambientais, como desmatamento e tráfico de fauna. O superintendente do Ibama na Paraíba, Nino Amazonas, afirmou que as iniciativas demonstram o compromisso da instituição com a proteção ambiental e a defesa da biodiversidade local. Ele ressaltou a importância da fiscalização e da atuação integrada com os parceiros institucionais.
A conscientização e a fiscalização contínua são essenciais para preservar as espécies e garantir o equilíbrio ambiental na região. A população desempenha um papel crucial no combate ao tráfico de animais, podendo realizar denúncias anônimas pela Linha Verde do Ibama, pelo telefone 0800 061 8080.
Nessa situação, a união da sociedade pode ser fundamental para apoiar iniciativas que visem a proteção da fauna e a recuperação de habitats. Projetos que promovam a conscientização e a reabilitação de animais silvestres merecem ser estimulados, pois contribuem para a preservação do meio ambiente e a defesa da biodiversidade.

A Nasa alerta que, a partir de 2030, o ciclo lunar de 18,6 anos intensificará as enchentes nos litorais dos Estados Unidos, agravadas pela elevação do nível do mar. Medidas de adaptação são urgentes.

A Operação de Desintrusão da Terra Indígena Kayapó resultou na inutilização de 1.384 alvos de garimpo ilegal, com prejuízo de R$ 97,3 milhões e recuperação ambiental dos rios da região. Com a participação de mais de 20 órgãos federais, a ação reafirma o compromisso do Governo Federal com a proteção dos povos indígenas e a preservação da Amazônia, após determinação do Supremo Tribunal Federal.

O Brasil se destaca como potencial líder na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF), com a AYA Earth Partners e PwC unindo forças para expandir essa cadeia produtiva. A iniciativa pode gerar até 900 mil empregos e reduzir 54 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa até 2035.

Cascas de banana, frequentemente descartadas, podem ser transformadas em um fertilizante líquido rico em nutrientes para plantas. O método simples envolve deixá-las de molho em água por 48 horas, proporcionando um crescimento saudável e revitalização das folhas.

Pesquisadores descobriram um jequitibá-rosa de 65 metros na Reserva Biológica Mata Escura, em Minas Gerais, destacando a importância da conservação para a biodiversidade. A tecnologia foi essencial para essa descoberta.

Celia Maria Machado Ambrozio lançou o livro "Conservação do Cerrado", que aborda a preservação ambiental e cultural entre Cocalzinho de Goiás e a Cidade de Goiás, destacando a importância da interação entre esses elementos.