Meio Ambiente

Amanda Giacomo se torna a primeira brasileira a navegar até o ponto mais ao sul do mundo na Antártica

Amanda Giacomo, bióloga marinha de 39 anos, fez história ao se tornar a primeira brasileira a navegar até a latitude de 78°05,225 no mar de Weddel, durante expedição no navio Almirante Irizar. Ela recebeu um certificado do comandante, destacando seu feito inédito e a importância de sua pesquisa sobre cetáceos. A bióloga, que é mãe e doutoranda, expressou sua emoção ao realizar o sonho de infância de trabalhar com baleias e golfinhos.

Atualizado em
June 8, 2025
Clock Icon
3
min
Navio da Marinha Argentina que a pesquisadora Amanda Baron Di Giacomo viajou foi. Registro foi feito na Antártida em 2023. — Foto: Arquivo Pessoal/ Joe Barreto

A bióloga marinha Amanda Giacomo, de 39 anos, realizou um feito inédito ao se tornar a primeira brasileira a navegar até a latitude de 78°05,225 no mar de Weddel, durante uma expedição científica no navio da Marinha Argentina, Almirante Irizar, em 16 de fevereiro. Este marco representa a maior latitude já alcançada por um brasileiro em navegação, e Amanda recebeu um certificado assinado pelo comandante do navio, Sebastián Alejandro Musa, em reconhecimento à conquista.

Durante a expedição, Amanda e mais de 300 tripulantes argentinos percorreram aproximadamente sete mil quilômetros em linha reta. A bióloga expressou sua felicidade ao receber a notícia do feito, que foi anunciado pelo sistema de som do navio. Ela acredita que o avanço do navio não está diretamente relacionado às mudanças climáticas, mas sim à localização do gelo e aos ventos, que variaram em relação ao ano anterior.

Desde a infância, Amanda sonhava em trabalhar com cetáceos, como baleias e golfinhos. Ao refletir sobre sua trajetória, ela se emocionou ao perceber que conseguiu atuar em diversos ambientes, incluindo rios, mares e agora em águas geladas. A bióloga destacou a importância de sua pesquisa para entender as diferenças climáticas e o comportamento dos animais que estuda.

Amanda é casada com o biólogo Joe Barreto, que também esteve na mesma região em 2023, mas não alcançou a mesma latitude. Juntos, são pais de duas crianças. O marido expressou seu orgulho pela conquista da esposa, ressaltando que ela é um exemplo de que os sonhos de infância podem se tornar realidade, especialmente para mulheres que buscam equilibrar carreira e maternidade.

Natural de Santa Catarina, Amanda se mudou para o Espírito Santo há 14 anos para realizar seu mestrado em Oceanografia Ambiental na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atualmente, ela faz doutorado na mesma instituição e participa do Jubarte.Lab, um hub científico focado em cetáceos. Em 2024, ela foi convidada para expedições na Antártica, onde coleta dados sobre as espécies que encontra.

Com a coordenação da Fundação Cethus, a pesquisa de Amanda visa monitorar as baleias jubartes que utilizam o litoral brasileiro para reprodução. Após cinquenta dias nas águas geladas da Antártica, a bióloga já se prepara para novas missões. A história de Amanda é um exemplo inspirador de dedicação e paixão pela ciência, e iniciativas que apoiam a pesquisa marinha são fundamentais para o avanço do conhecimento sobre nossos oceanos.

G1 - Meio Ambiente
Quero ajudar

Leia mais

Rio de Janeiro sedia Fórum de Líderes Locais para impulsionar ações climáticas antes da COP30
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Rio de Janeiro sedia Fórum de Líderes Locais para impulsionar ações climáticas antes da COP30
News Card

O Rio de Janeiro sediará o Fórum de Líderes Locais de 3 a 5 de novembro, reunindo prefeitos e governadores para discutir ações climáticas antes da COP30 em Belém. O evento visa fortalecer a liderança local na luta contra a crise climática, inspirando uma agenda colaborativa e ambiciosa.

Anitta se manifesta contra leilão de áreas verdes em Salvador e pede proteção à natureza
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Anitta se manifesta contra leilão de áreas verdes em Salvador e pede proteção à natureza
News Card

Anitta protesta contra leilão de áreas verdes em Salvador, destacando a importância da preservação ambiental. A Justiça já suspendeu um leilão no Morro do Ipiranga, enquanto o prefeito Bruno Reis defende a venda como uma forma de gerar recursos.

State Grid apresenta projeto de linha de transmissão que liga Maranhão a Goiás em reunião com o Ibama
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
State Grid apresenta projeto de linha de transmissão que liga Maranhão a Goiás em reunião com o Ibama
News Card

Representantes da State Grid se reuniram com o Ibama para discutir o licenciamento ambiental da linha de transmissão Graça Aranha-Silvânia, que terá impacto significativo na integração de energias renováveis no Brasil.

Onça-parda é resgatada em garagem de prédio no centro de Iconha, Espírito Santo, após circular pela cidade
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Onça-parda é resgatada em garagem de prédio no centro de Iconha, Espírito Santo, após circular pela cidade
News Card

Uma onça-parda foi resgatada em Iconha, Espírito Santo, após ser vista nas ruas e se esconder em um prédio. A operação contou com a Polícia Militar, o Batalhão Ambiental e a Defesa Civil, e o animal será reintegrado à natureza.

Entidades internacionais pedem veto de Lula ao 'PL da Devastação' que altera licenciamento ambiental no Brasil
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Entidades internacionais pedem veto de Lula ao 'PL da Devastação' que altera licenciamento ambiental no Brasil
News Card

A aprovação do "PL da Devastação" pela Câmara gera forte reação de organizações ambientais, que pedem veto do presidente Lula, alertando para um retrocesso nas políticas de licenciamento ambiental. O projeto, que facilita o licenciamento para empreendimentos agropecuários e reduz a consulta a órgãos como Ibama, é considerado um golpe na proteção ambiental e na justiça climática.

Governo se prepara para a COP30 na Amazônia e destaca políticas de desenvolvimento sustentável e segurança hídrica
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Governo se prepara para a COP30 na Amazônia e destaca políticas de desenvolvimento sustentável e segurança hídrica
News Card

O Brasil se prepara para a COP30, que ocorrerá na Amazônia em 2025, com foco em políticas de desenvolvimento sustentável e segurança hídrica, segundo Valder Ribeiro, do MIDR. O evento reunirá quase 200 países.