Meio Ambiente

Aneel ativa bandeira tarifária amarela e recomenda dicas para economizar energia nas contas de luz

A Aneel acionou a bandeira tarifária amarela em maio, devido à escassez de chuvas, resultando em um custo adicional de R$ 1,89 a cada 100 kWh consumidos. Dicas de economia foram divulgadas para mitigar o impacto.

Atualizado em
May 7, 2025
Clock Icon
3
min
Energia elétrica pesou sobre a inflação do começo do ano — Foto: fanjianhua no Freepik

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a ativação da bandeira tarifária amarela para as contas de luz de maio, devido à diminuição das chuvas. Essa mudança ocorre em função da transição do período chuvoso para a estação mais seca, com a aproximação do inverno. A Aneel informou que as previsões de chuvas e vazões nos reservatórios estão abaixo da média, resultando em um custo adicional de R$ 1,89 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

Para ajudar os consumidores a lidarem com esse aumento, o g1 compilou dicas práticas para economizar energia. O chuveiro elétrico, que é o equipamento que mais consome energia nas residências, deve ser utilizado de forma consciente. O engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista, sugere que os usuários ajustem a temperatura para um nível mais baixo e mantenham o tempo de uso controlado, evitando banhos prolongados.

Além disso, a Cemig recomenda evitar o uso do chuveiro entre 17h e 22h, horários de pico de consumo. Outro ponto importante é a geladeira, que também consome bastante energia. O engenheiro alerta que alimentos quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso aumenta o tempo de funcionamento do motor. Manter a borracha de vedação em bom estado é essencial para evitar o desperdício de energia.

O ventilador é uma alternativa mais econômica em comparação ao ar-condicionado. Contudo, é fundamental desligá-lo quando não houver ninguém no ambiente e manter as janelas abertas para melhorar a circulação do ar. O ar-condicionado, por sua vez, deve ser utilizado com cautela, já que cada grau a menos na temperatura pode aumentar o consumo em até dez por cento.

Na hora de adquirir um novo aparelho, é aconselhável escolher aqueles com selo Procel de eficiência energética, que garantem menor consumo ao longo do tempo. O especialista em educação financeira, Thiago Godoy, destaca a importância de considerar as necessidades do espaço antes da compra, evitando equipamentos que consumam mais energia do que o necessário.

Essas orientações são fundamentais para que as famílias possam controlar suas despesas com energia elétrica. Em tempos de aumento de tarifas, a união da sociedade pode fazer a diferença, promovendo iniciativas que ajudem a minimizar os impactos financeiros e a incentivar a eficiência energética nas residências.

Globo.com
Quero ajudar

Leia mais

Brasil avança na política climática com a criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões e leilões de carbono
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Brasil avança na política climática com a criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões e leilões de carbono
News Card

A sanção da Lei nº 15.042/2024 estabelece o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões, promovendo leilões centralizados de créditos de carbono e potencializando investimentos em sustentabilidade. O Brasil busca se posicionar como líder na transição climática global, alinhando interesses públicos e privados.

Klabin enfrenta embargos e multas do Ibama após desmatamento de 5 mil hectares na mata atlântica de SC
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Klabin enfrenta embargos e multas do Ibama após desmatamento de 5 mil hectares na mata atlântica de SC
News Card

Desmatamento de 5.000 hectares na mata atlântica em Santa Catarina gera disputa judicial entre o Ibama e a Klabin, que obteve liminar suspendendo embargos e multas enquanto novas áreas desmatadas foram identificadas.

Rio Grande do Sul investe em concessões para reconstruir infraestrutura após tragédia climática histórica
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Rio Grande do Sul investe em concessões para reconstruir infraestrutura após tragédia climática histórica
News Card

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a utilização de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) para reconstruir a infraestrutura após as enchentes de 2024. O estado destinará R$ 14 bilhões, que deixará de pagar à União até 2027, para investimentos em resiliência climática, visando ampliar obras sem onerar os usuários.

Governadores assinam carta de apoio à COP 30 em Belém, destacando compromisso com ações climáticas e Amazônia
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Governadores assinam carta de apoio à COP 30 em Belém, destacando compromisso com ações climáticas e Amazônia
News Card

Governadores de dezenove estados assinaram carta de apoio à COP 30, que ocorrerá em Belém, enfatizando a soberania da Amazônia e o compromisso com diretrizes climáticas globais. O evento visa fortalecer ações climáticas e promover a preservação ambiental.

Planta de hidrogênio verde da UFSC inova com modelo robusto para enfrentar incertezas energéticas
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Planta de hidrogênio verde da UFSC inova com modelo robusto para enfrentar incertezas energéticas
News Card

Um novo modelo de otimização, chamado X DRO, foi desenvolvido para aprimorar o planejamento de plantas de hidrogênio verde, enfrentando incertezas na geração de energia renovável e assegurando viabilidade econômica. O estudo, liderado por Luis Oroya da Universidade Estadual de Campinas, propõe uma abordagem robusta para lidar com variações climáticas e operacionais, garantindo soluções mais econômicas e confiáveis. O modelo pode beneficiar comunidades isoladas, permitindo o armazenamento de energia renovável e a operação de equipamentos em períodos de baixa geração.

Ministério Público Federal pede suspensão de leilão de petróleo na costa da Amazônia por falta de estudos ambientais
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ministério Público Federal pede suspensão de leilão de petróleo na costa da Amazônia por falta de estudos ambientais
News Card

Ministério Público Federal pede à Justiça a suspensão do leilão de petróleo na Amazônia, exigindo novos estudos ambientais e consultas a comunidades indígenas. O caso envolve a ANP e o Ibama.