Anitta e Luciano Huck estiveram na Aldeia Ipatse, no Xingu, para o Quarup, ritual indígena que homenageia líderes. A visita reforça a luta pela preservação dos territórios e cultura indígena.

Neste sábado, dia dezesseis de agosto, a cantora Anitta e o apresentador Luciano Huck visitaram a Aldeia Ipatse, localizada no território indígena do Xingu, em Mato Grosso. A visita ocorreu durante o Quarup, um ritual indígena que homenageia líderes importantes da cultura Kuikuro. A gravação foi feita para um especial do programa Domingão com Huck, embora a data de exibição ainda não tenha sido anunciada.
Durante a cerimônia, Anitta participou ativamente dos rituais, recebendo pinturas corporais e interagindo com os membros da comunidade. A artista, que é madrinha dos jovens comunicadores do perfil @midiaindigenaoficial, destacou a relevância da luta pela preservação dos territórios indígenas e da natureza. "Eu sei muito bem como é a força contrária para acabar com os territórios e a cultura. Comigo vocês sempre vão poder contar", afirmou a cantora em diálogo com o cineasta Takumã Kuikuro.
O coletivo de comunicação Mídia Indígena ressaltou que a presença de Anitta no Xingu representa um gesto de reconhecimento e respeito à cultura indígena. Participar do Quarup é uma forma de fortalecer a visibilidade dos povos originários e da Amazônia, conforme destacado pelo portal. A visita de Anitta e Huck é um passo importante para aumentar a conscientização sobre as questões enfrentadas pelos povos indígenas no Brasil.
Além da visita ao Xingu, Anitta e Luciano Huck têm planos de se encontrar com o cacique Raoni Metuktire, de noventa e três anos, na terra indígena Capoto-Jarina. Essa interação é vista como uma oportunidade para aprofundar o diálogo sobre os desafios que os povos indígenas enfrentam e a importância de suas culturas e tradições.
A participação de figuras públicas como Anitta e Luciano Huck em eventos indígenas é fundamental para trazer à tona a luta por direitos e a preservação cultural. A visibilidade gerada por essas ações pode inspirar a sociedade civil a se mobilizar em prol de iniciativas que apoiem as comunidades indígenas e suas causas.
Nossa união pode ser um fator decisivo para apoiar projetos que visem a valorização e a preservação das culturas indígenas. Ao se envolver em ações que promovam a conscientização e o respeito, podemos contribuir para um futuro mais justo e igualitário para todos os povos.

O programa Recicla Cidade, da Tetra Pak, tem promovido a reciclagem em municípios pequenos, resultando em um aumento de 80% na coleta em oito cidades da Grande São Paulo e a criação de uma moeda social em Salesópolis.

Sebastião Salgado, fotógrafo e ativista, faleceu recentemente, deixando um legado de luta social e ambiental, incluindo a criação do Instituto Terra, que restaurou áreas degradadas da Mata Atlântica.

Lideranças Mura participarão da COP30 em Belém para denunciar a mineração da Potássio do Brasil em suas terras, criticando uma consulta manipulada e prometendo resistência. O TRF-1 favoreceu a empresa, mas uma desembargadora pediu vista de parte dos recursos.

Líder indígena Maria de Fátima Muniz foi assassinada em ataque na Bahia, enquanto a violência contra povos indígenas no Brasil cresce, com mais de 211 mortes e aumento de suicídios em 2024.

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em parceria com a Codevasf, intensifica ações para fortalecer a apicultura no Brasil, promovendo sustentabilidade e aumento da produtividade.

A PUC-Rio promove o Simpósio Internacional “10 Anos da Laudato Si’” de 27 a 29 de maio, com cardeais do Vaticano, celebrando a encíclica do Papa Francisco. O evento inclui uma abertura cultural e inovações em energia solar.