Em abril, quatro motociclistas faleceram em acidentes no Distrito Federal, levando a um aumento de 7,24% nas mortes em relação ao ano anterior. Um projeto de lei busca criar faixas exclusivas para motos, visando aumentar a segurança.
Em abril, pelo menos quatro motociclistas perderam a vida em acidentes no Distrito Federal, refletindo um aumento de 7,24% nas mortes em comparação ao ano anterior. O mais recente acidente ocorreu no último domingo, quando um jovem de 23 anos colidiu com um carro e um ônibus na BR-070. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) registrou dezenove ocorrências fatais no primeiro trimestre de 2025, uma a mais do que no mesmo período de 2024.
O presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Max Maciel (PSol), classificou a situação como alarmante, destacando que o tráfego na região é cada vez mais voltado para o transporte individual. Ele observou que a velocidade elevada das rodovias, que chega a oitenta quilômetros por hora, contribui para a alta taxa de colisões. A imprudência dos motociclistas, como ultrapassagens sem atenção, também é um fator preocupante.
Marcelo Granja, gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-DF, enfatizou a necessidade de atenção redobrada por parte dos motociclistas em relação aos pontos cegos de veículos maiores. A doutora em transportes, Adriana Modesto, ressaltou a dualidade das motocicletas, que são práticas, mas também perigosas. Ela mencionou a vulnerabilidade dos motociclistas, especialmente aqueles que utilizam a moto como ferramenta de trabalho, como entregadores e motofretistas.
Artur Morais, pesquisador da Universidade Católica de Brasília (UCB), destacou que motociclistas, pedestres e ciclistas são os mais vulneráveis no trânsito. Ele alertou que colisões, mesmo em baixa velocidade, podem causar danos significativos. Morais também apontou que a falta de habilitação e o desrespeito às regras de trânsito são atitudes que aumentam o risco de acidentes.
Para enfrentar essa situação, o Projeto de Lei nº 2.685/2022, proposto pelo deputado Fábio Félix (PSol), visa criar faixas exclusivas para motos nas vias do DF. O objetivo é melhorar o fluxo de trânsito e aumentar a segurança dos motociclistas. O projeto já foi aprovado em comissões e aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça. Adriana Modesto acredita que a proposta pode ser benéfica, mas ressalta a importância de avaliar sua eficácia em outros locais.
Max Maciel defendeu a necessidade de campanhas de conscientização e a redução da velocidade nas vias para um trânsito mais seguro. Ele também destacou a importância de investir em transporte público de qualidade, como o metrô, para incentivar as pessoas a deixarem seus veículos em casa. Vítimas de acidentes de trânsito frequentemente precisam de apoio na recuperação, e iniciativas que promovam a segurança no trânsito devem ser estimuladas pela sociedade civil.
Leo Aversa lança o livro "Álbum", com fotos de cem músicos brasileiros, incluindo a icônica imagem de Adriana Calcanhotto na praia do Vidigal; royalties serão doados ao Retiro dos Artistas.
O Grupo L’Oréal lançou o Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro, com dez normas antirracistas, apresentado por Lázaro Ramos, para transformar o varejo e combater o racismo. A iniciativa visa promover um mercado mais justo, abordando práticas discriminatórias e capacitando funcionários.
Nesta terça-feira (10/06), o Distrito Federal disponibiliza mais de 800 vagas de emprego, com 50 destinadas a pessoas com deficiência (PCD), sem exigência de experiência. As oportunidades abrangem diversas funções e salários variando de R$ 1.518 a R$ 2.520.
Custo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil varia de R$ 1.950,40 a R$ 4.951,35, com 32% da população sem habilitação devido ao preço elevado, impactando a inclusão social e segurança viária.
A Suécia, que no início do século XX era um dos países mais pobres da Europa, hoje é referência em desenvolvimento, enquanto o Brasil enfrenta profundas desigualdades sociais e econômicas. A proposta do PACD visa unir esforços de diversos setores para combater essas desigualdades, com a coordenação da Presidência da República e a participação de todos os níveis de governo e sociedade civil.
Garimpeiros, como Chico Osório, ainda buscam ouro na extinta Serra Pelada, enquanto novos projetos visam transformar a região em um destino turístico, refletindo mudanças nas aspirações locais.