Meio Ambiente

Brasil participa da Semana do Clima no Panamá com foco em mutirão global pelo clima e negociações ambientais

O Brasil participa da Semana do Clima no Panamá, liderado por Ana Toni e Marcele Oliveira, para promover um "mutirão global" pelo clima e conectar a conferência com a sociedade. A comitiva destaca trinta representantes que levarão mensagens da população e busca avanços em negociações ambientais.

Atualizado em
May 19, 2025
Clock Icon
3
min

O governo brasileiro chegou ao Panamá para participar da Semana do Clima, um evento crucial no calendário pré-COP 30, especialmente para a América Latina. A comitiva, composta por dez integrantes, inclui Ana Toni, CEO da COP, e Marcele Oliveira, ativista climática e Campeã de Juventude para a conferência que ocorrerá em Belém. O foco principal da delegação é promover o "mutirão global" pelo clima, uma iniciativa recém-anunciada pelo embaixador André Corrêa do Lago.

A proposta do "mutirão global" visa conectar a conferência com a sociedade, permitindo que trinta representantes levem mensagens da população para a cúpula. Entre os nomes selecionados estão Janja, Maya Gabeira e Ethel Maciel. Essa estratégia busca ampliar a participação social nas discussões climáticas, refletindo as preocupações e demandas da população.

Além da divulgação do mutirão, a comitiva brasileira também está atenta às negociações ambientais em andamento. As discussões incluem temas como a mitigação, que se refere à redução de gases do efeito estufa, a transição justa para uma economia de baixo carbono e a adaptação às mudanças climáticas. Esses tópicos são essenciais para o avanço das políticas ambientais no Brasil e no mundo.

O evento no Panamá é uma oportunidade para o Brasil reforçar seu compromisso com as questões climáticas e demonstrar liderança na América Latina. A participação ativa em fóruns internacionais é fundamental para que o país possa influenciar as decisões globais e buscar soluções eficazes para os desafios ambientais.

Com a presença de representantes da sociedade civil, o Brasil busca não apenas dialogar, mas também ouvir as vozes que clamam por ações concretas em prol do clima. A inclusão de diferentes perspectivas é vital para a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população e do meio ambiente.

Neste contexto, é essencial que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que promovam a justiça climática e a sustentabilidade. A união em torno de projetos que visem a proteção do meio ambiente pode fazer a diferença e garantir um futuro mais sustentável para todos.

Leia mais

Pirarucu invade novos estados e ameaça ecossistemas com risco de extinção de espécies nativas
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Pirarucu invade novos estados e ameaça ecossistemas com risco de extinção de espécies nativas
News Card

Pirarucu, peixe nativo da Amazônia, é encontrado em estados como Bahia e São Paulo, levantando preocupações ecológicas. Autoridades investigam soltura ilegal que pode ameaçar espécies locais.

Distrito Federal investe na modernização do transporte público com 444 novos ônibus sustentáveis
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Distrito Federal investe na modernização do transporte público com 444 novos ônibus sustentáveis
News Card

O governo do Distrito Federal anunciou a aquisição de 444 novos ônibus Torino Euro 6, que reduzirão a emissão de poluentes. Até 2025, todos os ônibus do Plano Piloto serão elétricos, melhorando o transporte público.

Colossal Foundation e Re:wild financiam conservação do mico-leão-preto com US$ 50 mil no Brasil
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Colossal Foundation e Re:wild financiam conservação do mico-leão-preto com US$ 50 mil no Brasil
News Card

O Programa de Conservação do Mico-leão-preto, liderado pelo IPÊ, recebeu US$ 50 mil do Fundo de Reintrodução de Espécies, permitindo novas translocações e um censo populacional na Fazenda Mosquito. A iniciativa visa fortalecer a população da espécie ameaçada e restaurar a biodiversidade da Mata Atlântica.

Brasil se destaca na agenda climática com a criação da C.A.S.E. por grandes empresas antes da COP30
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Brasil se destaca na agenda climática com a criação da C.A.S.E. por grandes empresas antes da COP30
News Card

Seis grandes empresas brasileiras, incluindo Bradesco e Natura, lançaram a iniciativa C.A.S.E. para destacar soluções sustentáveis e reforçar o papel do Brasil na COP30, em Belém, em novembro de 2025.

FAPESP lança chamada para pesquisas sobre conservação das Unidades de Conservação Marinhas em São Paulo
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
FAPESP lança chamada para pesquisas sobre conservação das Unidades de Conservação Marinhas em São Paulo
News Card

A FAPESP anunciou uma chamada de propostas com R$ 4,2 milhões para pesquisas em manejo e conservação das Unidades de Conservação Federais Marinhas de São Paulo, visando a proteção da biodiversidade. O financiamento é fruto de parceria com a Caixa Econômica Federal e o ICMBio, e busca gerar políticas públicas inovadoras em gestão ambiental. Propostas devem ser submetidas até 14 de novembro.

Rodovias do Distrito Federal enfrentam aumento de atropelamentos de fauna silvestre e desafios na proteção animal
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Rodovias do Distrito Federal enfrentam aumento de atropelamentos de fauna silvestre e desafios na proteção animal
News Card

O aumento de atropelamentos de fauna silvestre no Distrito Federal exige ações urgentes. Em 2025, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) registrou 3.447 resgates, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.