A COP 30, conferência crucial sobre mudanças climáticas, será realizada em Belém (PA) em novembro, mas 71% dos brasileiros desconhecem o evento. A pesquisa revela a desconexão entre a população e a agenda ambiental.

Realizada em Belém (PA) em novembro, a COP 30 é a principal conferência sobre mudanças climáticas do mundo e, pela primeira vez, ocorre no Brasil. Contudo, uma pesquisa recente revelou que setenta e um por cento dos brasileiros não sabem o que é o evento, embora setenta e oito por cento conheçam sua localização. O levantamento, realizado pelo Ideia Instituto de Pesquisa e pelo instituto LaClima, ouviu mil quinhentas e duas pessoas em todo o país e destacou que a pauta ambiental é considerada pouco relevante nas eleições.
De acordo com a pesquisa, a percepção da população sobre o meio ambiente é complexa. Para quarenta por cento dos entrevistados, o governo federal é visto como o "principal vilão do meio ambiente". Além disso, apenas vinte e nove por cento acreditam que o Brasil está agindo para solucionar as crises climáticas. A pesquisa também revelou que a degradação ambiental afeta a vida econômica de sessenta e seis por cento dos participantes.
Cila Schulman, CEO do Ideia Instituto de Pesquisa, comentou que os dados mostram um "distanciamento entre os grandes eventos climáticos e a população em geral". Ela enfatizou que, apesar da relevância da COP 30, a sigla ainda não faz parte do vocabulário cotidiano da maioria das pessoas. Schulman destacou a necessidade de campanhas mais claras que expliquem o que é a COP 30 e por que ela é importante para a vida das pessoas.
Flávia Bellaguarda, diretora-presidente do instituto LaClima, considerou positivo que muitas pessoas saibam que a COP será no Brasil, mesmo que não compreendam totalmente seu significado. Ela ressaltou a importância da mídia em abordar o tema, trazendo explicações sobre o evento e sua relevância. A pesquisa também indicou que cinquenta e dois por cento dos entrevistados acreditam que a sociedade está mais consciente sobre a importância do meio ambiente em comparação a duas décadas atrás.
O estudo revelou que, embora a consciência ambiental esteja presente, a urgência política ainda é baixa. O meio ambiente foi classificado como o sétimo tópico mais relevante na definição de voto, atrás de questões como saúde, educação e combate à corrupção. Schulman observou que essa é uma oportunidade para lideranças que consigam comunicar a importância da agenda ambiental de forma acessível e com visão de futuro.
Com a polarização política em alta, a pesquisa mostrou que o governo, que prioriza a pauta ambiental, é visto com desconfiança. Para que a COP 30 tenha um impacto real, é fundamental que a população se envolva e compreenda a importância do evento. Nessa situação, nossa união pode ajudar a fortalecer iniciativas que promovam a conscientização e a ação em prol do meio ambiente, garantindo um futuro mais sustentável para todos.

Produtores de Belém se reunirão para discutir fornecimento de alimentos na COP30, após correção de edital que excluiu proibição de pratos tradicionais da Amazônia. O evento ocorrerá de 10 a 21 de novembro.

Campos do Jordão inova com a primeira floresta líquida do Brasil, utilizando árvores tecnológicas para capturar carbono e promover educação ambiental. A iniciativa visa integrar turismo e sustentabilidade.

André Clark, da Siemens Energy, ressalta a relevância da COP-30 no Brasil para abordar mudanças climáticas e segurança energética, destacando o papel do país em energias renováveis e a necessidade de adaptação.

Indígenas de doze etnias buscam apoio em Brasília contra rodovias na Amazônia. Representantes de povos Ashaninka e Yawanawá alertam sobre impactos ambientais e sociais.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou a licitação de R$ 24,4 milhões para recuperar o Dique Negreiros, visando resolver problemas de infiltração e garantir a eficiência hídrica no semiárido.

A água é vital para a vida, mas a crise climática e a exploração predatória ameaçam seu acesso. É urgente proteger esse recurso, essencial para a saúde e o futuro das crianças.