Meio Ambiente

Enel é multada em R$ 225 mil por podas agressivas de árvores em Niterói, causando indignação pública

A Enel foi multada em R$ 225 mil por podas agressivas de 18 árvores em Niterói, com o vereador Daniel Marques denunciando a prática como "assassinato de árvores". A multa visa coibir novas infrações.

Atualizado em
April 28, 2025
Clock Icon
4
min
Em março, 18 árvores foram afetadas por podas agressivas no bairro de Fátima — Foto: Foto do leitor

A concessionária Enel foi multada em R$ 225 mil pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) devido à poda agressiva de dezoito árvores em um quarteirão na Rua Desembargador Athayde Parreiras, no bairro de Fátima, em Niterói. A ação foi considerada uma violação grave do patrimônio ambiental urbano pela Comissão do Ambiente e Direitos dos Animais da Câmara Municipal. A vistoria da SMARHS identificou quatorze árvores severamente podadas perto da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outras quatro em frente ao Hospital Municipal Carlos Tortelly.

A justificativa para a multa foi que a Enel já havia cometido infrações semelhantes anteriormente, o que agravou a penalidade. O vereador Daniel Marques, presidente da Comissão, afirmou que a multa serve como uma “mensagem clara” sobre as consequências da destruição de árvores. Ele descreveu a poda realizada pela empresa como um “assassinato de árvores” e expressou gratidão à prefeitura por ter reconhecido a gravidade da situação.

As podas ocorreram em 18 de março, e em alguns casos, as árvores perderam todos os galhos. A Enel é a única empresa, além da prefeitura, autorizada a realizar esse tipo de serviço na cidade. Em resposta à multa, a Enel declarou que não foi notificada pela prefeitura e que as podas foram realizadas em conjunto com a administração municipal. A empresa ressaltou que cumpre a legislação vigente e mantém um acordo operacional com a prefeitura e o Ministério Público Estadual para otimizar o serviço de poda.

Em março, a Enel havia afirmado que suas podas seguem normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. A empresa se referiu ao trabalho como “poda de adequação”, que, segundo ela, visa remover galhos sem comprometer a saúde das árvores. No entanto, a realidade observada pela SMARHS e denunciada pelo vereador contrasta com essa afirmação, evidenciando a necessidade de um monitoramento mais rigoroso das práticas de poda na cidade.

As ações da Enel levantam questões sobre a preservação do meio ambiente e a responsabilidade das empresas em relação à arborização urbana. A proteção das árvores é fundamental para a qualidade de vida nas cidades, e a população deve estar atenta a essas práticas. A mobilização da sociedade civil é essencial para garantir que as autoridades e empresas respeitem as normas de preservação ambiental.

Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos e promover a preservação do meio ambiente. Projetos que visam a recuperação e proteção das árvores e do patrimônio ambiental urbano devem ser estimulados pela sociedade civil, garantindo que ações como a poda sejam realizadas de forma responsável e sustentável.

Leia mais

Mudanças climáticas ampliam lacuna de proteção no setor de seguros na América Latina, alerta CEO da Swiss Re
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Mudanças climáticas ampliam lacuna de proteção no setor de seguros na América Latina, alerta CEO da Swiss Re
News Card

Mudanças climáticas aumentam riscos no Brasil, diz CEO da Swiss Re, Kaspar Mueller. Ele alerta para a baixa penetração de seguros e a falta de políticas públicas eficazes.

Microplásticos na brisa marinha elevam risco de diabetes e doenças cardíacas em áreas costeiras
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Microplásticos na brisa marinha elevam risco de diabetes e doenças cardíacas em áreas costeiras
News Card

Estudo revela que microplásticos, antes considerados inofensivos ao cérebro, estão associados a um aumento de doenças crônicas em áreas costeiras. Pesquisadores alertam para os riscos à saúde pública.

Brasil registra recorde de perda de florestas tropicais em 2024, com incêndios como principal causa da devastação
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Brasil registra recorde de perda de florestas tropicais em 2024, com incêndios como principal causa da devastação
News Card

Em 2024, o Brasil enfrentou um aumento alarmante de incêndios florestais, resultando em 42% da perda global de florestas tropicais primárias, superando a agropecuária como principal causa de desmatamento. A devastação, impulsionada por secas severas, afetou diversos biomas, com a Amazônia registrando a maior perda desde 2016.

Ibama e parceiros apreendem redes e petrechos ilegais em operação de combate à pesca predatória em SC
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ibama e parceiros apreendem redes e petrechos ilegais em operação de combate à pesca predatória em SC
News Card

Operação do Ibama, Polícia Federal e ICMBio apreende redes e petrechos de pesca ilegais entre Passo de Torres e Jaguaruna, destacando o compromisso com a conservação ambiental no litoral de Santa Catarina.

COP30 em Belém: indústria brasileira busca investimentos sustentáveis, mas enfrenta desafios regulatórios
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
COP30 em Belém: indústria brasileira busca investimentos sustentáveis, mas enfrenta desafios regulatórios
News Card

A COP30 em Belém surge em um cenário onde 66% das empresas buscam financiamento sustentável, mas 43% enfrentam barreiras nas políticas públicas. O evento é visto como uma chance de reposicionar o Brasil no mercado global.

Jacarés-de-papo-amarelo se tornam parte da rotina dos moradores de Apipucos, no Recife
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Jacarés-de-papo-amarelo se tornam parte da rotina dos moradores de Apipucos, no Recife
News Card

Moradores de Apipucos, no Recife, convivem com jacarés-de-papo-amarelo em harmonia, enquanto pesquisadores mapeiam uma população estável no rio Capibaribe, destacando a importância da conservação ambiental.