A morte de uma criança após inalar gás de desodorante acende alerta sobre riscos digitais. O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Wellington Luiz, destaca a urgência de unir esforços para conscientizar jovens sobre perigos na internet, especialmente após a tragédia que vitimou uma menina de oito anos. Ele propõe integrar discussões sobre segurança digital ao currículo escolar. Além disso, o deputado Gabriel Magno protocolou um projeto de lei visando criar uma Política Distrital de Proteção Digital, que incluirá formação para educadores e uma Semana de Proteção Digital nas escolas.
A morte de uma criança após inalar gás de desodorante, supostamente influenciada por um desafio viral, levantou preocupações sobre os perigos da internet. O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz, enfatizou a necessidade de unir esforços para conscientizar jovens sobre esses riscos. Ele destacou que a tragédia que vitimou a menina Sarah Raíssa Pereira, de apenas 8 anos, deve ser um ponto de partida para discussões sobre segurança digital.
Wellington Luiz afirmou que a CLDF deve atuar em conjunto com a Secretaria de Educação do Distrito Federal para incluir a temática no currículo escolar. “É importante que nós, pais, falemos sobre isso, mas também é essencial que as crianças conversem entre si nas escolas”, ressaltou. Ele acredita que a disseminação de informações sobre os riscos dos desafios virais pode ajudar a prevenir novas tragédias.
Além disso, o deputado distrital Gabriel Magno protocolou um projeto de lei que visa criar a Política Distrital de Proteção Digital de Crianças e Adolescentes. O projeto prevê a realização anual da Semana de Proteção Digital, além de capacitação contínua para educadores em temas como segurança digital e combate a fake news. Essas iniciativas buscam fortalecer a proteção dos jovens no ambiente virtual.
O pai da menina, Cássio Maurílio, compartilhou sua dor e a importância de agir para evitar que outros pais passem pela mesma situação. Ele mencionou que a perda de sua filha é uma tragédia que ainda o afeta profundamente. O caso de Sarah não é isolado; outro jovem também perdeu a vida devido a um desafio da internet, o que reforça a urgência de medidas efetivas.
A proposta de conscientização e a criação de políticas de proteção digital são passos importantes para enfrentar os desafios que a internet apresenta. A colaboração entre a sociedade, escolas e autoridades é fundamental para garantir um ambiente mais seguro para as crianças e adolescentes. A educação e o diálogo são ferramentas essenciais nesse processo.
Nesta situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a se protegerem de riscos digitais. Projetos que promovem a conscientização e a educação sobre segurança na internet devem ser apoiados pela sociedade civil, garantindo que tragédias como a de Sarah não se repitam.
A rede estadual do Rio de Janeiro perdeu 3,7 mil vagas no ensino médio em tempo integral entre 2022 e 2024, resultando em apenas 14,9% das matrículas, a menor taxa do Sudeste. Apesar de iniciativas federais, a situação é alarmante.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para um curso gratuito sobre educação das relações étnico-raciais e quilombolas, com 3.750 vagas disponíveis. O curso, voltado a professores e gestores da educação, é oferecido na modalidade a distância e as inscrições vão até 1º de junho. É necessário comprovar vínculo com a educação básica ou ser estudante de licenciatura. A seleção será feita por ordem de inscrição, priorizando os primeiros candidatos que atenderem aos requisitos.
O Brasil enfrenta um déficit de 235 mil professores até 2040, com apenas 3% dos jovens interessados na carreira docente, refletindo a desvalorização histórica da profissão. Especialistas alertam para a urgência de políticas que valorizem e atraiam novos educadores.
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou um aplicativo com inteligência artificial para auxiliar na preparação do Enem e a possibilidade de correção da prova por IA no futuro. O MEC também discute novas diretrizes para a educação a distância.
O governo de São Paulo implementou uma inteligência artificial para corrigir deveres de casa de alunos do 8º ano e 1º ano do ensino médio, visando expandir a iniciativa para toda a rede estadual. A IA, que já atua em 5% das tarefas, promete otimizar a correção e incentivar habilidades essenciais para o futuro dos estudantes.
O Projeto Passo, em Passo de Camaragibe, Alagoas, visa aprimorar a educação infantil em português e matemática, agora com apoio da iniciativa Bem Comum e engajamento local. Tablets e treinamentos prometem transformar o aprendizado.