Universidade do Distrito Federal anuncia lanchonete com lanches saudáveis no Campus Norte. Após um ano de tramitação, contrato foi assinado e serviços começam em 20 dias úteis.

Estudantes, docentes, servidores e visitantes do Campus Norte da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) terão acesso a lanches saudáveis e acessíveis em breve. Um contrato foi assinado com uma empresa para a instalação de uma lanchonete, com início previsto em 20 dias úteis. O processo licitatório, que durou um ano, foi considerado inovador ao integrar sustentabilidade e conformidade legal, conforme destacou Leandro Rodrigues, diretor de Gestão de Compras da UnDF.
O cardápio da lanchonete foi elaborado por docentes do curso de Nutrição da UnDF, incluindo opções como sucos naturais, sanduíches e omeletes, totalizando 28 itens. Rodrigues ressaltou que a pesquisa realizada garantiu preços acessíveis e sustentáveis, beneficiando diretamente a comunidade acadêmica. A iniciativa atende a uma demanda expressa pelos estudantes durante o Fórum Permanente Diálogo e Escuta, criado em 2024 para discutir reivindicações da comunidade.
O vice-reitor da UnDF, Sérgio Carreira, enfatizou que a instalação da lanchonete é uma resposta ao esforço contínuo da reitoria para melhorar a alimentação no campus, especialmente diante da impossibilidade de construir um restaurante universitário. Ele destacou que a universidade continua buscando alternativas de médio e longo prazo para ampliar a oferta de serviços de alimentação.
Além da lanchonete, a UnDF implementou outras duas contratações. Desde fevereiro, os estudantes de graduação e pós-graduação têm acesso a um seguro coletivo contra acidentes, que cobre morte acidental, invalidez permanente e despesas médicas. Essa medida visa proteger os alunos durante suas atividades acadêmicas, conforme previsto em lei.
Outra contratação, finalizada em março, envolve serviços de transporte para atividades de ensino, pesquisa e extensão fora dos campi da UnDF. Esses serviços incluem ônibus, vans e micro-ônibus, permitindo que os alunos participem de saídas de campo e visitas técnicas, enriquecendo suas experiências práticas e fortalecendo a aplicação de metodologias ativas nos cursos.
Essas iniciativas demonstram o compromisso da UnDF em atender às necessidades da comunidade acadêmica. Projetos como esses devem ser apoiados pela sociedade civil, pois podem impactar positivamente a vida dos estudantes e fortalecer a educação superior.

Pesquisadores realizam manifestação em Brasília nesta terça-feira (12) pedindo reajuste de 10% nas bolsas de pesquisa e criação de novas bolsas, além de garantias previdenciárias. A ANPG negocia com ministérios para atender as demandas.

Neste sábado (20), a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) promoveu cursos de Letramento Racial e Protocolo Por Todas Elas, capacitando colaboradores de eventos em Brasília. A ação, parte das comemorações pelos 65 anos da cidade, visa criar um ambiente mais inclusivo e seguro, abordando questões de racismo e violência contra a mulher. Gisele Silva, participante do curso, ressaltou a importância do aprendizado para identificar e denunciar práticas discriminatórias. A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, enfatizou o compromisso do governo com os direitos humanos e a igualdade.

Apenas 15% da população urbana brasileira reside em ruas com rampas para cadeirantes, segundo o IBGE. Apesar do aumento em relação a 2010, a situação ainda é crítica.

Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abre 2.080 vagas em cursos técnicos gratuitos. Inscrições vão até 4 de maio de 2025, com provas em junho. O IFSP oferece oportunidades em 26 campi, priorizando ações afirmativas. Candidatos de escolas públicas e com renda familiar baixa têm vagas reservadas.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu três mil vagas em cursos gratuitos de especialização a distância, com inscrições até 2 de junho. As formações visam capacitar educadores e gestores, promovendo a transformação social.

Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2025 vão até 29 de abril. Estudantes de baixa renda têm prioridade.