Foi inaugurado o Centro de Educação da Primeira Infância Asa Branca, em Taguatinga, com capacidade para 213 crianças. O governador Ibaneis Rocha anunciou a construção de mais oito unidades e a meta de zerar a fila de espera até dezembro.

Na manhã de seis de agosto, foi inaugurado o Centro de Educação da Primeira Infância Asa Branca, localizado em Taguatinga. A nova unidade possui capacidade para atender duzentas e treze crianças, com idades entre quatro meses e três anos, oferecendo turmas que vão do berçário ao maternal 2. O evento contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e da vice-governadora Celina Leão, além de autoridades locais.
Durante a cerimônia, o governador destacou os avanços nas políticas de educação infantil, mencionando que em dois mil e dezenove havia vinte e seis mil crianças fora das creches, enquanto atualmente esse número caiu para menos de dois mil e quinhentos. “Falamos também de vinte e seis mil mães que sofriam sem poder ajudar suas famílias com trabalho. Nossa meta é zerar a fila até dezembro”, afirmou Ibaneis.
O governador anunciou ainda a construção de mais oito unidades de educação infantil, com entrega prevista para os próximos sessenta dias. Ele também mencionou a ampliação do Cartão Creche e a criação de uma bolsa universitária para estudantes do Distrito Federal aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e matriculados em instituições fora do estado. “Estamos investindo na área certa: em educação, para dar oportunidade de crescimento e desenvolvimento para todas as famílias”, ressaltou.
O administrador da região, Renato Andrade, enfatizou a importância da nova creche para a comunidade local, afirmando que a inauguração representa a realização de um sonho de sessenta e sete anos. Andrade também anunciou que uma segunda unidade será inaugurada em breve e que há planos para uma terceira na região M Norte.
A inauguração do Centro de Educação da Primeira Infância Asa Branca é um passo significativo para a melhoria do acesso à educação infantil no Distrito Federal. Com a meta de zerar a fila de espera até dezembro, a iniciativa promete beneficiar muitas famílias que enfrentam dificuldades para colocar seus filhos em creches.
Iniciativas como essa merecem ser apoiadas pela sociedade civil, pois podem transformar a realidade de muitas crianças e suas famílias. A união da comunidade pode fazer a diferença na continuidade e expansão de projetos sociais que visam garantir educação de qualidade para todos.

O governo federal lançou o Programa Mais Professores e a Prova Nacional Docente (PND) para valorizar e melhorar a formação de docentes, enfrentando o apagão na educação. A PND visa selecionar e avaliar licenciados, mas sua eficácia depende de ações que garantam melhores condições de trabalho e remuneração.

Os resultados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) serão divulgados em 7 de outubro de 2025, com mais de 211 mil bolsas disponíveis em 887 instituições. A iniciativa visa ampliar o acesso ao ensino superior.

O Fundo Baobá abre inscrições para a segunda edição do programa Já É, oferecendo trinta bolsas de R$ 700 a estudantes negros de 20 a 25 anos, priorizando candidatos de áreas periféricas e das regiões Norte e Nordeste. A iniciativa visa aumentar o acesso ao ensino superior e conta com suporte adicional, como preparação para vestibulares e apoio psicológico.

A Prefeitura de São Paulo ampliou a jornada nas escolas de tempo integral de sete para nove horas diárias, totalizando 50 horas/aula semanais, com novas disciplinas focadas em competências cognitivas e socioemocionais. A medida, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, visa oferecer uma formação mais completa a 414,1 mil alunos da rede municipal.

O Sesi Lab, em Brasília, é um museu interativo que conecta ciência e tecnologia, atraindo visitantes de todas as idades com experiências práticas que tornam o aprendizado científico mais acessível e interessante. O espaço oferece diversas atividades, como experimentos com som e eletricidade, destacando a relevância da ciência no cotidiano.

O X Seminário de Aleitamento Materno e V Seminário de Alimentação Complementar Saudável do DF, realizado de 11 a 15 de agosto, reuniu cerca de 160 participantes diários e 32 palestras sobre saúde infantil. O evento, promovido em celebração ao Agosto Dourado, destacou a importância das políticas públicas de apoio à amamentação e contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde.