O Cursinho Popular do Centro Zoia Prestes de Educação Multidisciplinar (CeZPEM) oferece aulas gratuitas para o Enem, com mais de 900 alunos e 450 professores voluntários. A iniciativa, sustentada por financiamento coletivo, visa ampliar o acesso ao ensino superior. As aulas online ao vivo permitem interação em tempo real, proporcionando uma experiência similar ao cursinho presencial, mas sem custos. O projeto, parte do Coletivo Soberana, conta com uma estrutura robusta e diversas equipes dedicadas. As inscrições estão abertas para quem concluiu ou está finalizando o ensino médio.
O Cursinho Popular do Centro Zoia Prestes de Educação Multidisciplinar (CeZPEM) oferece aulas gratuitas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o intuito de ampliar o acesso ao ensino superior, o projeto conta com mais de novecentos alunos e quatrocentos e cinquenta professores voluntários. As aulas são realizadas online, permitindo que jovens e adultos de diversas localidades participem com flexibilidade.
As aulas ao vivo possibilitam que os alunos esclareçam dúvidas em tempo real, aproximando-se da experiência de um cursinho presencial, mas sem os custos associados. O CeZPEM já oferece cerca de cem cursos, voltados para aqueles que estão concluindo ou já finalizaram o ensino médio e desejam se preparar para o Enem com apoio especializado.
A iniciativa é sustentada por um modelo colaborativo, onde a remuneração dos professores é garantida através de financiamento coletivo. O CeZPEM é parte do Coletivo Soberana, que promove solidariedade e educação pública, utilizando tecnologias educativas para facilitar o aprendizado.
O projeto conta com uma estrutura organizacional robusta, envolvendo mais de vinte e cinco equipes que coordenam atividades, produzem conteúdo e oferecem apoio pedagógico. Essa infraestrutura é fundamental para garantir a qualidade das aulas e o suporte necessário aos alunos.
As inscrições para o cursinho são realizadas pelo site do CeZPEM, onde os interessados podem preencher um formulário simples. A existência do projeto depende do apoio da sociedade, e aqueles que desejam colaborar podem contribuir para a continuidade das aulas gratuitas e a remuneração dos professores.
Iniciativas como o CeZPEM demonstram a importância da união em prol da educação. A mobilização da sociedade civil pode garantir que mais jovens tenham acesso a oportunidades de aprendizado e, consequentemente, ao ensino superior, transformando vidas e comunidades.
O deputado Fábio Félix destaca a necessidade de políticas públicas contra a LGBTfobia nas escolas, após pesquisa revelar que 32% dos alunos enfrentam bullying por essa razão. A proposta será levada à Secretaria de Educação.
O Brasil alcançou a marca de 30,3 mil transplantes em 2024, com 85% realizados pelo SUS. O investimento público cresceu 28%, e novas tecnologias serão implementadas para ampliar o acesso e reduzir a recusa familiar.
Juliana Verde, violinista de Manaus, compartilhou sua trajetória no Hran durante evento sobre fissura labiopalatina. A iniciativa destacou a importância do tratamento gratuito e acolhedor oferecido pelo hospital.
O CEF 03 de Planaltina realizou sua primeira eleição do Herói da Integridade, com urna eletrônica criada por alunos, promovendo democracia e valores éticos no ambiente escolar. O projeto NaMoral, do MPDFT e SEEDF, já impactou mais de 20 mil estudantes.
Aluno transexual da Polícia Militar de Goiás conquistou o direito de usar fardamento masculino após intervenção da Defensoria Pública, que garantiu respeito à sua identidade de gênero.
Ministra Sonia Guajajara destaca avanços do Ministério dos Povos Indígenas e desafios na COP30. Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, a ministra ressaltou a importância do ministério na valorização das demandas históricas dos povos indígenas e a urgência de suas ações. O ministério se prepara para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, buscando garantir que as vozes indígenas sejam ouvidas e suas necessidades atendidas.