A Defesa Civil de São Paulo alerta para temporais e queda brusca de temperatura a partir de segunda-feira (23), com mínimas podendo atingir 2°C. Abrigos para pessoas em situação de rua serão montados.

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta na manhã deste domingo, dia 22, sobre a chegada de temporais e frio intenso a partir de segunda-feira, dia 23. Essa será a primeira onda de frio do inverno, que começou na última sexta-feira, dia 20. A previsão indica a aproximação de uma frente fria, que trará fortes chuvas e possibilidade de raios, rajadas de vento e até granizo em algumas áreas, aumentando o risco de alagamentos e quedas de árvores.
O alerta abrange todo o estado, com destaque para as regiões de Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Araraquara, Bauru e Marília, que devem enfrentar chuvas e ventos de intensidade moderada. Já a Capital, Região Metropolitana, Vale do Paraíba e litoral paulista devem se preparar para chuvas e ventos fortes, exigindo atenção redobrada da população.
Entre terça-feira, dia 24, e quarta-feira, dia 25, uma massa de ar polar deverá provocar uma queda acentuada nas temperaturas. As mínimas devem ocorrer durante a madrugada, com previsão de temperaturas entre 6°C e 16°C na terça. Na quarta, a mínima pode chegar a 2°C, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As temperaturas mínimas previstas incluem 3°C no Vale do Ribeira e na região de Itapeva, com possibilidade de geadas, e 4°C na Serra da Mantiqueira. No litoral norte e na Baixada Santista, as mínimas devem variar entre 11°C e 12°C. A Defesa Civil ressalta a importância de atenção especial para grupos vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis ao frio intenso.
Em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores e permanecer em locais seguros até que a instabilidade passe. Para ajudar as pessoas em situação de rua, o governo estadual montará um abrigo solidário na estação Pedro II, da linha 3-vermelha do metrô, que funcionará das 19h de segunda até as 8h de quarta, oferecendo acolhimento emergencial, alimentação e atendimento social.
Nessa situação, a união da sociedade pode fazer a diferença para apoiar os mais vulneráveis. Projetos que visam ajudar as pessoas em situação de rua e oferecer suporte durante essa onda de frio são essenciais e podem ser impulsionados pela solidariedade da comunidade.

Uma operação do Ibama e Força Nacional apreendeu 202 kg de agrotóxicos contrabandeados na Terra Indígena Guyraroka, resultando em multas de R$ 875 mil e investigação criminal. A ação visa proteger os direitos indígenas e combater crimes ambientais na região.

A LATAM Airlines foi reconhecida como a companhia aérea mais sustentável da América e a quinta do mundo, destacando seu compromisso com a sustentabilidade e a redução de emissões de carbono. A empresa implementa programas inovadores, como "1+1 Compensar para Conservar" e "Avião Solidário", que promovem ações sociais e ambientais significativas.

A Síndrome de Dravet, que causa epilepsia em crianças, tem seu quadro agravado pelo aumento das temperaturas, levando a um aumento nas convulsões e complicações neurológicas. Especialistas alertam que as mudanças climáticas intensificam esses riscos, afetando a saúde mental e física.

Lideranças kayapós exigem alternativas de renda ao governo Lula durante operação de desintrusão na Terra Indígena Kayapó, marcada pela presença de garimpos ilegais e cooptação de indígenas. A ação visa restaurar a integridade territorial e promover desenvolvimento sustentável.

Sebastião Salgado e Arnaldo Bloch testemunharam uma rara cerimônia fúnebre ianomâni, revelando tradições ancestrais e a luta do povo contra a redução populacional e invasões em suas terras.
A Câmara dos Deputados aprovou a "Lei do Mar", que estabelece diretrizes para a exploração sustentável dos oceanos e conservação dos ecossistemas marinhos, agora aguardando análise do Senado. Municípios costeiros terão quatro anos para adaptar seus planos diretores, incorporando práticas de turismo sustentável e conservação. O projeto, que tramita desde 2013, enfrenta resistência do partido Novo, que critica a ampliação da intervenção estatal. A nova política inclui o conceito de "poluidor-pagador" e incentivos para "protetores-recebedores".