A Embrapa promove a primeira edição dos Diálogos pelo Clima em Brasília, reunindo especialistas para discutir a agricultura e mudanças climáticas. O evento é parte da preparação para a COP30 em Belém, em novembro.

A Embrapa realizará a primeira edição dos Diálogos pelo Clima em Brasília, um evento focado em segurança alimentar e sustentabilidade em resposta às mudanças climáticas. O encontro, parte da programação pré-COP30, ocorrerá na sede da Embrapa, das 8h30 às 17h, na próxima quarta-feira. O evento reunirá especialistas e autoridades de diversos setores, incluindo governo, pesquisa e sociedade civil, para discutir soluções para os desafios enfrentados pela agricultura.
Entre os conferencistas estão Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível do Clima, Roberto Rodrigues, enviado especial para Agricultura na COP30, e Silvia Massruhá, presidente da Embrapa. A série de eventos Diálogos pelo Clima se estenderá por todos os biomas brasileiros até 2025, com o objetivo de debater soluções adaptadas às realidades locais da agricultura diante das mudanças climáticas.
As inscrições para o evento em Brasília podem ser realizadas no site da Embrapa. Após o lançamento na capital federal, os próximos encontros estão programados para Cuiabá, Corumbá, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza e São Paulo, com datas que vão de maio a outubro de 2025. Cada evento abordará as especificidades de cada bioma, promovendo um diálogo amplo sobre as necessidades e desafios locais.
A COP30, um evento global que ocorrerá em Belém em novembro, servirá como um importante marco para as discussões sobre clima e agricultura. A Embrapa busca, com essa iniciativa, ampliar o debate e fomentar ações concretas que possam ser implementadas em nível local, refletindo as necessidades e potencialidades de cada região do Brasil.
Além da relevância do evento para a agricultura, a iniciativa também destaca a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade. A participação ativa de especialistas, autoridades e a sociedade civil é fundamental para encontrar soluções inovadoras e sustentáveis que garantam a segurança alimentar no contexto das mudanças climáticas.
Nessa perspectiva, a união da sociedade pode ser um fator decisivo para apoiar projetos que visem a sustentabilidade e a segurança alimentar. A mobilização em torno de iniciativas como essa é essencial para garantir que as vozes locais sejam ouvidas e que soluções eficazes sejam implementadas em benefício de todos.

Estudo de universidades chinesas revela que ferver e filtrar água da torneira pode eliminar até 90% dos microplásticos, utilizando carbonato de cálcio como método acessível e eficaz. Essa descoberta pode transformar a forma como lidamos com a contaminação por microplásticos na água potável.

A casca do abacate, frequentemente descartada, pode ser reutilizada como fertilizante, esfoliante e tratamento capilar, promovendo sustentabilidade e autocuidado. Essa prática simples e econômica transforma resíduos em aliados para a beleza e o cultivo.

Encontro em Bonn sobre a COP30 gerou reações divergentes; enquanto o governo brasileiro celebrou avanços, especialistas criticaram a falta de ambição em financiamento e transição energética.

Um consórcio levantou US$ 60 milhões para financiar a produção de soja livre de desmatamento no Brasil, em resposta à suspensão da Moratória da Soja pelo Cade. O objetivo é alcançar US$ 200 milhões na próxima safra.

Estudo revela que apenas 9% dos plásticos são reciclados, expondo a farsa da reciclagem. Indústria do plástico promoveu a ilusão de que a reciclagem resolveria a poluição, mas a realidade é alarmante.

Quatro unidades da Rede de Supermercados Primor foram multadas em mais de R$ 126 mil por descarte irregular de lixo no Refúgio de Vida Silvestre Gatumé, em Samambaia. A Secretaria DF Legal identificou os responsáveis e exigiu a remoção do material em 24 horas.