O Educamídia, do Instituto Palavra Aberta, capacita profissionais em educação midiática. Renan Ferreirinha, secretário de educação do Rio de Janeiro, lidera a proibição de celulares nas escolas e resgata alunos.
O Educamídia é um programa do Instituto Palavra Aberta que se dedica à formação de profissionais em educação midiática. O objetivo é fornecer suporte e ferramentas para que crianças e jovens desenvolvam habilidades essenciais para consumir informações de maneira segura e responsável. A presidência do Instituto é ocupada por Patricia Blanco, e entre os conselheiros estão João Alegria e Antônio Gois.
Renan Ferreirinha, secretário de educação do município do Rio de Janeiro, tem se destacado por sua atuação na área. Ele foi relator de um projeto que visa proibir o uso de celulares nas escolas, buscando um ambiente mais focado no aprendizado. Além disso, Ferreirinha liderou o programa “Bora Pra Escola”, que conseguiu recuperar mais de 20 mil alunos que haviam abandonado as salas de aula.
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação é liderada por Zara Figueiredo. Ela tem trabalhado na retomada de programas e políticas públicas que foram descontinuados pelo governo anterior. Figueiredo também atuou na atualização das diretrizes educacionais voltadas para jovens e adultos.
O Prêmio Faz Diferença, que reconhece iniciativas relevantes na educação, conta com jurados como Antônio Gois, colunista do GLOBO, Tiago Dantas, editor de Home e Redes Sociais, William Helal Filho, editor de Treinamento, e Telma Vinha, vencedora na categoria em 2023. Os indicados são avaliados em diversas categorias, destacando as melhores práticas e inovações no setor.
Com a crescente preocupação sobre o uso de tecnologia nas escolas, a proposta de Ferreirinha de proibir celulares pode gerar debates sobre a educação digital. A iniciativa busca não apenas melhorar o foco dos alunos, mas também promover um ambiente mais seguro para o aprendizado. A educação midiática, promovida pelo Educamídia, complementa esse esforço ao ensinar os jovens a discernir informações de qualidade.
Neste contexto, é fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que promovam a educação e a inclusão. Projetos que visam resgatar alunos e oferecer formação em educação midiática são essenciais para o futuro das novas gerações. A união em torno dessas causas pode fazer a diferença na vida de muitos jovens e contribuir para um ambiente escolar mais saudável e produtivo.
A segunda parcela do programa Pé-de-Meia será paga a alunos do ensino médio regular até 30 de abril. O incentivo, que visa combater a evasão escolar, é de R$ 1.800, dividido em nove parcelas de R$ 200, condicionado a 80% de frequência. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também receberão entre 23 e 30 de abril, com pagamentos de R$ 900 em quatro parcelas. O programa busca promover igualdade no acesso à educação e ao mercado de trabalho.
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) lançou três novos cursos online gratuitos, totalizando 41 opções disponíveis. As inscrições são até 18 de junho, com conclusão até 30 de junho.
Defensoria Pública do Distrito Federal realiza atendimento gratuito nos dias 10 e 11 de abril na Escola Classe 404, no Recanto das Emas, com foco em reconhecimento de paternidade e apoio familiar.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece mais de 120 cursos online gratuitos, sem exigência de formação prévia, com certificação digital. A iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento em diversas áreas. Para participar, basta se inscrever no Portal de Cursos Abertos (PoCA) da UFSCar.
Instituto Transforma, em Mogi das Cruzes, abre inscrições para cursos gratuitos e atividades esportivas e culturais, atendendo jovens e adultos. Inscrições são simples e exigem documentação.
Instituto Unidown promove curso de alfabetização para jovens com síndrome de Down, visando melhorar a empregabilidade. O curso, iniciado em março, utiliza o jornal Joca e dinâmicas práticas para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Vinícius de Miranda, um dos alunos, destaca a evolução no aprendizado e a meta de conseguir um emprego. A iniciativa surge em resposta à baixa taxa de alfabetização entre jovens com a síndrome, onde apenas 8,7% estão totalmente alfabetizados. O curso inclui atividades como rodas de notícias e simulações de entrevistas, buscando preparar os alunos para o mercado de trabalho.