Empresas como Solar Coca-Cola, Thales e Alelo estão promovendo iniciativas inovadoras para a reciclagem e sustentabilidade, visando reduzir resíduos plásticos e fomentar a economia circular até 2030.

O movimento Julho Sem Plástico, que começou em 2011 na Austrália, busca aumentar a conscientização sobre a produção e o descarte de plásticos, especialmente em um momento em que a preocupação ambiental é crescente. Com mais de 400 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente, um terço desse total é descartado após um único uso. Este ano, o movimento ganha destaque com o 50º Dia Mundial do Meio Ambiente, que tem como lema “Soluções para a poluição plástica”.
Empresas como Solar Coca-Cola, Thales e Alelo estão adotando iniciativas inovadoras para promover a reciclagem e a sustentabilidade. A Solar Coca-Cola, que atende setenta por cento do território nacional, retirou da sociedade um volume de PET maior do que o que colocou no mercado, através do projeto “Recicla Solar”. Essa iniciativa, que já abrange dez estados, promove a coleta e a reciclagem de PET, além de garantir um preço justo para os materiais recicláveis coletados.
A Thales, por sua vez, firmou uma parceria com a startup Papa Cartão, que visa a instalação de coletores inteligentes para cartões plásticos vencidos. Esses dispositivos trituram os cartões, garantindo a segurança dos dados e preparando o material para reciclagem. Essa ação está alinhada com a meta da Thales de ter uma produção majoritariamente sustentável até 2030, combinando inovação tecnológica com responsabilidade ambiental.
O Grupo Pereira, um dos maiores varejistas do Brasil, também se destaca com suas ações de sustentabilidade. Suas lojas realizam a coleta de tampinhas plásticas e materiais recicláveis, além de promover o projeto “Limpeza dos Mares”, que já removeu mais de 191 toneladas de resíduos de ambientes aquáticos em Santa Catarina. As ações educativas do projeto visam conscientizar crianças e jovens sobre a importância da preservação ambiental.
A Alelo, em seu aniversário de 22 anos, anunciou uma parceria com a Eureciclo, tornando-se a primeira empresa de benefícios a compensar o dobro do carbono emitido na produção de seus cartões. A companhia se comprometeu a compensar mais de 110 toneladas de plástico gerado em 2024, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Essas iniciativas demonstram como a união de esforços pode impactar positivamente o meio ambiente. Projetos como esses devem ser estimulados pela sociedade civil, que pode contribuir para a criação de soluções inovadoras e sustentáveis. A mobilização em torno da reciclagem e da economia circular é essencial para enfrentar os desafios da poluição plástica e promover um futuro mais sustentável.

Fazenda no Mato Grosso desmatrou 1 mil hectares em área protegida, afetando onças pintadas. A JBS foi identificada como fornecedora indireta da propriedade.

O Beto Carrero World anunciou o fechamento do zoológico "Mundo Animal", priorizando o bem-estar dos animais e alinhando-se a novas diretrizes de preservação. A decisão é celebrada por ativistas e reflete uma mudança significativa na relação do parque com a fauna.

A Iguá retirou 300 toneladas de lixo e mais de 100 pneus do Complexo Lagunar de Jacarepaguá e realiza dragagem na Lagoa da Tijuca para restaurar ecossistemas locais e melhorar a qualidade da água.

A bactéria Bacillus subtilis, isolada no Ceará, originou o inoculante Hydratus, que protege lavouras da seca e aumenta a produtividade, com testes em soja e aprovação iminente para milho. Desenvolvido pela Embrapa em parceria com a Bioma, o produto promete reduzir a dependência de fertilizantes importados e aumentar a segurança alimentar no Brasil.

Um novo estudo aponta que a instalação de painéis solares em áreas urbanas pode elevar a eficiência energética em até trinta por cento e reduzir a emissão de carbono nas cidades. A pesquisa destaca a importância da energia solar na luta contra as mudanças climáticas.

Um vídeo de uma picape realizando manobra perigosa sobre um buggy em Canoa Quebrada gerou investigação por crime ambiental. A prefeita Roberta de Bismarck e autoridades locais reforçarão a fiscalização na área.