O Ministério da Educação (MEC) anunciou a proibição da graduação em Engenharia à distância e a reformulação na avaliação dos cursos, visando melhorar a qualidade da formação. A queda nas matrículas e a baixa aprendizagem em matemática são preocupantes.

Os cursos de Engenharia no Brasil enfrentam um cenário crítico, com uma queda acentuada nas matrículas desde dois mil e quinze. Em dois mil e vinte e três, o número de estudantes atingiu o menor nível desde dois mil e onze, totalizando apenas oitocentos e noventa e quatro mil alunos. Essa situação alarmante levou o Ministério da Educação (MEC) a anunciar uma reformulação na avaliação dos cursos, incluindo a proibição da graduação à distância, uma medida que já era esperada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
A nova abordagem de avaliação, que será implementada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), incluirá critérios específicos, como a qualidade dos laboratórios e o nível tecnológico das instituições. Vinicius Marchese, do Confea, destaca que a formação atual não atende à demanda do mercado, resultando em profissionais que precisam de educação continuada após a graduação.
Desde dois mil e quinze, o Brasil passou por uma crise significativa nas grandes construtoras e no setor de petróleo e gás, o que contribuiu para a redução das matrículas. Marchese aponta que a baixa aprendizagem de matemática e a obsolescência dos cursos são fatores que afastam os estudantes. Ele enfatiza a necessidade de atualizar o currículo para se conectar melhor com as novas gerações.
O MEC identificou a Engenharia como uma das áreas prioritárias para receber novos parâmetros de avaliação, ao lado de Medicina e Educação. A intenção é que esses novos critérios sejam aplicados a todas as áreas do ensino superior ao longo do tempo. Atualmente, os mesmos instrumentos de avaliação são utilizados para todas as graduações, o que não reflete as especificidades de cada curso.
Além da proibição da graduação à distância, que afetava trinta e dois por cento dos alunos em dois mil e vinte e três, o MEC introduziu uma nova modalidade semipresencial. Nessa modalidade, quarenta por cento do tempo será dedicado a atividades presenciais, com um limite de alunos por turma e comparecimento obrigatório. Essa mudança visa aumentar a carga horária presencial, que pode ser benéfica dependendo da implementação pedagógica.
Com a situação atual dos cursos de Engenharia, que apresentam índices preocupantes de qualidade, é fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que promovam a educação e a formação de profissionais qualificados. Projetos que visem a melhoria da infraestrutura educacional e a atualização dos currículos podem fazer a diferença na formação de novos engenheiros no Brasil.

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A Folha de S.Paulo e a Fundação Itaú lançam laboratório gratuito de jornalismo de dados em outubro, com dez aulas online sobre educação e cultura. Inscrições abertas até 31 de agosto.

A Faculdade Sesi de Educação oferece inscrições para um curso gratuito de pós-graduação em Educação Matemática, com início em setembro de 2025, visando formar 26 mil professores até 2034. O curso, com 360 horas de duração, será presencial em diversas cidades de São Paulo e busca aprimorar o ensino da matemática, abordando a defasagem no aprendizado dos estudantes. As inscrições vão até 2 de julho e são voltadas para educadores da rede estadual e do Sesi-SP.

Governo Lula estuda congelar aumento de repasses ao Fundeb, podendo gerar déficit de R$ 61,3 bilhões para a educação básica em 2025, prejudicando escolas em regiões carentes. A medida compromete a qualidade do ensino.

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