Socioambiental

Evento em Belém discute interconexão entre saúde e mudanças climáticas na preparação para a COP30

O ESG Summit em Belém abordou a interconexão entre saúde e mudanças climáticas, destacando o aumento de casos de dengue na Amazônia e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar. Especialistas enfatizaram a urgência de unir saúde, meio ambiente e educação para enfrentar esses desafios.

Atualizado em
June 23, 2025
Clock Icon
4
min
Profissionais com atuação na região Norte contaram a sua experiência na relação entre mudanças do clima e a saúde

O ESG Summit, realizado em Belém no dia 10 de outubro, abordou a interconexão entre saúde e mudanças climáticas, destacando o aumento de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, na Amazônia. Especialistas, incluindo Lívia Carício Martins, diretora do Instituto Evandro Chagas (IEC), enfatizaram que o aquecimento global propicia a proliferação de mosquitos em áreas antes livres dessas doenças. Em Mocajuba, no Pará, os casos de dengue aumentaram nove vezes, de dez em 2023 para noventa em 2024, segundo dados do Infodengue.

O evento, que ocorreu em um contexto de emergência climática, também discutiu a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Renata Faber, diretora de ESG da EXAME, destacou que o encontro pode ser um ponto de partida para que diferentes partes interessadas formem alianças e avancem no debate sobre saúde e clima. O relatório The Lancet Countdown (2024) indica que o aquecimento global pode aumentar em até trinta e sete por cento o potencial de transmissão de doenças como a dengue em todo o mundo.

Durante o evento, Fagner Carvalho, médico infectologista em Abaetetuba, ressaltou que a saúde vai além do bem-estar físico, incluindo aspectos sociais e qualidade de vida. Ele mencionou a importância de conscientizar as comunidades sobre como o desmatamento e as mudanças climáticas afetam a saúde. A diretora do IEC, Lívia Martins, defendeu a visão de Saúde Única, que integra a saúde humana, animal, vegetal e ambiental, afirmando que um planeta saudável é essencial para a saúde da população.

O ESG Summit também apresentou iniciativas inovadoras, como o projeto "Rios da Saúde", que oferece atendimentos médicos gratuitos a populações ribeirinhas. Gustavo Meirelles, vice-presidente médico da Afya, destacou a importância de incluir a interrelação entre clima e saúde no ensino universitário, preparando futuros profissionais para enfrentar esses desafios. A tecnologia foi apresentada como uma ferramenta crucial para abordar questões de saúde na região amazônica, com projetos que utilizam drones e mapeamento para entender e prevenir doenças.

Eduarda Batista, articuladora ambiental na Rede Jandyras, alertou para o impacto desigual das mudanças climáticas sobre mulheres, que são mais vulneráveis devido à sua dependência de recursos naturais e às condições de saúde específicas que enfrentam. O evento também contou com a participação de especialistas que compartilharam experiências e soluções para os desafios enfrentados pelas comunidades na Amazônia, especialmente em relação às mudanças climáticas e à saúde.

Com a COP30 se aproximando, a necessidade de ações efetivas se torna ainda mais urgente. Projetos que promovem a saúde e a conscientização nas comunidades amazônicas devem ser incentivados pela sociedade civil. A união em torno dessas causas pode fazer a diferença na vida de muitos, contribuindo para um futuro mais saudável e sustentável.

Exame - Saúde
Quero ajudar

Leia mais

Indígenas Kadiwéu iniciam ações de prevenção a incêndios florestais com apoio da Funai e Ibama
Socioambiental
Clock Icon
3
min
Indígenas Kadiwéu iniciam ações de prevenção a incêndios florestais com apoio da Funai e Ibama
News Card

Iniciaram as atividades de prevenção a incêndios florestais na Terra Indígena Kadiwéu, em Mato Grosso do Sul, com a formação de brigadas indígenas e apoio da Funai e Ibama. A ação visa proteger a biodiversidade local.

3tentos investe R$ 1 bilhão em nova indústria de milho e promove práticas sustentáveis no agronegócio
Socioambiental
Clock Icon
3
min
3tentos investe R$ 1 bilhão em nova indústria de milho e promove práticas sustentáveis no agronegócio
News Card

A 3tentos investe R$ 1 bilhão em nova indústria de milho em Porto Alegre do Norte (MT), ampliando sua atuação em sustentabilidade e rastreabilidade até 2026, gerando empregos e impacto positivo na região.

Banco Mundial destina US$ 2 milhões ao Brasil para projetos de bioeconomia e segurança hídrica no Nordeste
Socioambiental
Clock Icon
3
min
Banco Mundial destina US$ 2 milhões ao Brasil para projetos de bioeconomia e segurança hídrica no Nordeste
News Card

O Banco Mundial firmou uma parceria histórica com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), destinando US$ 2 milhões para bioeconomia e segurança hídrica no Brasil. A doação visa fortalecer projetos estratégicos e promover desenvolvimento sustentável, com foco na redução das desigualdades regionais. Além disso, o Banco Mundial disponibilizará um crédito de US$ 500 milhões para apoiar iniciativas que conectem grandes empresas à agricultura familiar, especialmente no Nordeste, que enfrenta desafios hídricos.

COP 30 prioriza alimentos da agricultura familiar e agroecológica, injetando R$ 3,3 milhões no Pará
Socioambiental
Clock Icon
3
min
COP 30 prioriza alimentos da agricultura familiar e agroecológica, injetando R$ 3,3 milhões no Pará
News Card

O Brasil se comprometeu a servir 30% de alimentos da agricultura familiar na COP 30, injetando R$ 3,3 milhões na economia local e promovendo práticas sustentáveis. Essa iniciativa destaca a importância da agroecologia e pode expandir a rede de comercialização para pequenos produtores.

MetrôRio arrecada 5,6 toneladas de tampinhas plásticas e doa cadeiras de rodas ao Inca
Socioambiental
Clock Icon
3
min
MetrôRio arrecada 5,6 toneladas de tampinhas plásticas e doa cadeiras de rodas ao Inca
News Card

A campanha Tampinha Solidária do MetrôRio, em seu primeiro ano, arrecadou 5,6 toneladas de tampinhas plásticas, resultando na doação de seis cadeiras de rodas ao Instituto Nacional de Câncer (Inca) e apoiando projetos sociais. A iniciativa, em parceria com o Instituto Soul Ambiental, permite que passageiros contribuam nas estações e centros administrativos do metrô, promovendo ações sociais e ambientais.

Pele de pirarucu: luxo e sustentabilidade em debate, mas comunidades ribeirinhas ainda lutam por reconhecimento
Socioambiental
Clock Icon
4
min
Pele de pirarucu: luxo e sustentabilidade em debate, mas comunidades ribeirinhas ainda lutam por reconhecimento
News Card

O manejo do pirarucu, antes ameaçado, agora gera bolsas de luxo, mas a maior parte dos lucros não chega aos pescadores, levantando críticas sobre a transparência e o contrabando na cadeia produtiva.