Foi anunciado o Fórum de Líderes Locais da COP30, que ocorrerá no Rio de Janeiro de 3 a 5 de novembro, reunindo prefeitos e governadores para discutir políticas climáticas locais e suas contribuições para metas globais. O evento, promovido pela Presidência da COP30 e pela ONG Bloomberg Philanthropies, visa destacar soluções climáticas locais e a importância do envolvimento de todos os níveis de governança.

A Presidência da COP30 e a ONG Bloomberg Philanthropies anunciaram, no dia 24 de outubro, a realização do Fórum de Líderes Locais da COP30. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 5 de novembro, e reunirá prefeitos, governadores e líderes subnacionais. O objetivo é discutir soluções climáticas locais e como estas podem contribuir para as metas climáticas globais.
Durante os três dias de encontro, os participantes abordarão políticas locais que visam melhorar a qualidade de vida e, simultaneamente, promover metas climáticas, como triplicar a energia renovável até 2030 e mobilizar pelo menos US$ 1,3 trilhão anualmente até 2035. O Embaixador Presidente Designado da COP30, André Corrêa do Lago, destacou a importância do esforço coletivo para enfrentar a crise climática.
O Fórum incluirá eventos significativos, como a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 e a Cúpula Global de Estados e Regiões. Também haverá uma Cerimônia de Premiação dos Líderes Locais e um Diálogo Político de Alto Nível, que visa unir as vozes das cidades e regiões no processo da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).
Após o Fórum, uma delegação de líderes locais seguirá para Belém, onde ocorrerão as negociações oficiais da COP30. O Grupo Constituinte de Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA) apresentará uma visão unificada, reforçando a importância da mobilização local em um contexto global.
O evento é uma oportunidade crucial para que líderes locais compartilhem experiências e estratégias que podem ser replicadas em outras regiões. A participação ativa de prefeitos e governadores é fundamental para a construção de um futuro sustentável e para a implementação de políticas que atendam às necessidades das comunidades.
Iniciativas como essa podem inspirar a sociedade civil a se unir em torno de projetos que promovam a sustentabilidade e a justiça climática. A colaboração entre diferentes níveis de governo e a sociedade é essencial para enfrentar os desafios climáticos e garantir um futuro melhor para todos.

O veto parcial à nova lei de licenciamento ambiental pode comprometer as metas do Novo Marco do Saneamento Básico, segundo a Abcon Sindcon. Com 518 processos pendentes em São Paulo, a burocracia atrasa a universalização do saneamento.

Uma onça-parda foi avistada em Cascavel, Paraná, e fugiu para a mata após se assustar com um caseiro. O incidente destaca o aumento de avistamentos urbanos da espécie, que busca alimento em áreas desmatadas.

O Instituto Talanoa revelou a estrutura da presidência brasileira da COP30, destacando a inclusão de moradores da Amazônia e a diversidade de atores nas negociações. O evento promete uma abordagem inovadora e colaborativa.
A poluição sonora nos oceanos está prejudicando a comunicação e alimentação de cetáceos, resultando em estresse e encalhes. Especialistas alertam para o aumento do ruído gerado por atividades humanas, como navegação e exploração de petróleo.

Vereadores do Rio de Janeiro derrubam veto do prefeito Eduardo Paes e declaram Padre José de Anchieta Patrono Municipal da Educação, enquanto mantêm veto ao "Dia da Cegonha Reborn". Iniciativas de sustentabilidade também avançam.

O governo brasileiro sancionou uma lei que promove o ecoturismo nas unidades de conservação, visando ampliar o acesso e engajamento da população. A nova legislação inclui a criação de um fundo privado para melhorias nas UCs.