O programa Combustível do Futuro pode reduzir a gasolina em até R$ 0,13 por litro ao aumentar a mistura de etanol anidro para 30%. A medida, anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, visa fortalecer a economia e a segurança energética do Brasil, além de aumentar a demanda por etanol em 1,5 bilhão de litros. A transição requer investimento de R$ 9 bilhões e pode evitar a emissão de 1,7 milhão de toneladas de gases de efeito estufa anualmente.
A gasolina no Brasil poderá ter uma redução de até R$ 0,13 por litro com a implementação do programa Combustível do Futuro. Anunciada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em 17 de março, a medida prevê o aumento da mistura de etanol anidro para 30% na gasolina comum. Essa mudança pode beneficiar o consumidor, além de estimular a produção nacional de biocombustíveis, diminuindo a dependência de importações e ajudando no controle da inflação.
O programa também visa fortalecer a segurança energética do país, reduzindo a necessidade de importar 760 milhões de litros de gasolina anualmente. A nova proporção de etanol deve gerar um aumento de 1,5 bilhão de litros na demanda por esse biocombustível. Para viabilizar essa transição de E27 para E30, será necessário um investimento estimado em R$ 9 bilhões no setor de biocombustíveis.
O novo combustível, denominado E30, é considerado seguro para uso em carros e motos, conforme afirmado por Silveira, o que traz maior confiabilidade à frota nacional. “Estamos dando mais um passo para transformar a lei do Combustível do Futuro em combustível do presente. O E30 não apenas reduz o custo para o consumidor, mas fortalece a economia e a segurança energética do Brasil,” destacou o ministro.
A legislação que permite o aumento da mistura, a Lei 14.993/24, abre a possibilidade de elevar a mistura de etanol na gasolina para até 35%, caso sua viabilidade técnica seja comprovada. Essa nova proporção pode contribuir para a redução da emissão de 1,7 milhão de toneladas de gases de efeito estufa anualmente, o que equivale à retirada de aproximadamente 720 mil carros das ruas.
Testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e a colaboração de entidades do setor automotivo, como Anfavea e Sindipeças, confirmaram a viabilidade técnica da alteração. A proposta será submetida ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para análise final ainda em 2025.
Nessa situação, a união da sociedade pode ser fundamental para apoiar iniciativas que promovam a sustentabilidade e a inovação no setor de biocombustíveis. Projetos que visam a transição para combustíveis mais limpos e acessíveis merecem ser estimulados pela comunidade, contribuindo para um futuro mais sustentável e econômico.
O Curupira, protetor das florestas, foi escolhido como mascote da COP30 em Belém, gerando críticas de Nikolas Ferreira. O governo busca recursos para combater incêndios após recordes de queimadas em 2022.
Estudo revela que o aquecimento global no Ártico aumenta toxinas de algas nas cadeias alimentares, ameaçando a vida marinha e comunidades locais, conforme pesquisa da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA.
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a reurbanização da Orla Burle Marx, transformando uma área subutilizada em um novo espaço verde até junho de 2026. O projeto, orçado em R$ 10,4 milhões, visa revitalizar 20 mil metros quadrados nas proximidades do Museu de Arte Moderna (MAM) e inclui melhorias no acesso a equipamentos culturais.
Na quinta-feira (10), o governo brasileiro regulamentará o IPI Verde e lançará o Carro Sustentável, com alíquota zero de IPI para veículos mais acessíveis e menos poluentes. A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice, Geraldo Alckmin. O IPI Verde ajustará a tributação de acordo com as emissões e segurança dos veículos, enquanto o Carro Sustentável beneficiará modelos compactos fabricados no Brasil. A expectativa é que essa redução tributária traga descontos significativos aos consumidores.
"Iracema - Uma Transa Amazônica" retorna aos cinemas em 4K, 50 anos após sua estreia, com Jorge Bodanzky ressaltando que a crítica social e ambiental do filme continua relevante. A obra, que retrata a exploração da Amazônia e a realidade indígena, é um alerta sobre as mudanças climáticas e a repetição de erros históricos.
Um filhote de rolinha-do-planalto nasceu em cativeiro pela primeira vez no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, como parte de um projeto de conservação da espécie criticamente ameaçada. A iniciativa, que envolve parcerias com a Save Brasil e o ICMBio, visa garantir a sobrevivência da ave, que possui apenas cerca de 20 indivíduos na natureza. O sucesso da reprodução em cativeiro representa um avanço significativo para o manejo da espécie e a possibilidade de reintrodução no habitat natural.