Meio Ambiente

Governadores do Sul e Sudeste assinam 'Carta de Curitiba' em defesa da Mata Atlântica e da justiça climática

Governadores do Sul e Sudeste do Brasil assinam a "Carta de Curitiba" na Conferência da Mata Atlântica, propondo um Fundo para conservação e criticando a falta de atenção a outros biomas nas discussões climáticas.

Atualizado em
August 19, 2025
Clock Icon
4
min
A 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) está sendo realizado durante a Conferência da Mata Atlântica em Curitiba, nesta terça-feira — Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Governadores e vice-governadores dos estados do Sul e Sudeste do Brasil se reuniram no Paraná para a Conferência da Mata Atlântica, onde assinaram a "Carta de Curitiba". O documento, que será enviado à presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), expressa preocupações sobre a falta de atenção a outros biomas nas discussões climáticas. Participaram da assinatura os governadores Ratinho Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Romeu Zema (Minas Gerais), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Renato Casagrande (Espírito Santo) e os vice-governadores Felício Ramuth (São Paulo) e Marilisa Boehm (Santa Catarina).

A "Carta de Curitiba" critica a abordagem das conferências climáticas, que, segundo os governadores, negligenciam a importância de biomas como a Mata Atlântica. O texto ressalta que a Mata Atlântica, que abriga mais de setenta por cento da população brasileira e oitenta por cento do PIB, deve ser valorizada nas discussões globais. Os governadores afirmam que a inclusão de atores regionais e municipais é essencial para a implementação das políticas climáticas.

O documento destaca que "dogmas não favorecem a discussão" e que o fanatismo deve ser deixado de lado. A carta enfatiza a necessidade de uma abordagem prática e unificada para a preservação ambiental, incluindo a promoção de uma agricultura sustentável e a busca pela universalização do saneamento básico. Os estados também estão comprometidos em apoiar seus municípios na elaboração de planos para adaptação às mudanças climáticas.

Os governadores mencionaram que a integração entre as Defesas Civis dos estados é um avanço significativo, permitindo a troca de dados e experiências para mitigar riscos em eventos climáticos extremos. Um exemplo disso foi a resposta às enchentes de dois mil e vinte e quatro no Rio Grande do Sul. Além disso, um projeto em andamento visa a contratação de uma empresa especializada para elaborar diagnósticos territoriais e estruturas de proteção.

A carta também propõe a criação de um Fundo da Mata Atlântica para a conservação ambiental, além de corredores ecológicos terrestres e marinhos. Os governadores afirmam que a Mata Atlântica e outros biomas brasileiros são fundamentais para a justiça climática e devem ser incluídos nas discussões internacionais. A COP30, que ocorrerá em Belém, no Pará, deve atrair a atenção global para a Amazônia, mas a importância da Mata Atlântica não pode ser ignorada.

Nesta conjuntura, a união dos estados do Sul e Sudeste é vista como uma oportunidade para fortalecer políticas ambientais e promover a sustentabilidade. A mobilização da sociedade civil é crucial para apoiar iniciativas que visem a preservação da Mata Atlântica e a promoção de práticas sustentáveis. Projetos que buscam a conservação ambiental podem ser impulsionados pela colaboração e apoio da população, resultando em um futuro mais verde para o Brasil.

Leia mais

Caminhada noturna na Pedra Grande revela a beleza da natureza e a vista deslumbrante de São Paulo
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Caminhada noturna na Pedra Grande revela a beleza da natureza e a vista deslumbrante de São Paulo
News Card

A caminhada noturna na trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira, oferece uma experiência única de conexão com a natureza em São Paulo. O evento mensal, que inicia ao entardecer, permite aos participantes apreciar o pôr do sol e a transição da floresta para a noite, com guias especializados. O percurso de oito quilômetros, de dificuldade média, é acessível a pessoas com preparo físico moderado e custa a partir de R$ 75. Além da trilha, os visitantes têm acesso ao Museu Florestal Octávio Vecchi, ampliando a experiência.

Ipês florescem em Brasília e transformam a paisagem da capital com suas cores vibrantes
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ipês florescem em Brasília e transformam a paisagem da capital com suas cores vibrantes
News Card

A floração dos ipês em Brasília já começou, encantando moradores com suas cores vibrantes. As árvores, símbolo do Cerrado, transformam a paisagem e trazem leveza à rotina urbana.

Brasil proíbe testes em animais para cosméticos e produtos de higiene, marcando um avanço histórico na proteção animal
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Brasil proíbe testes em animais para cosméticos e produtos de higiene, marcando um avanço histórico na proteção animal
News Card

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que proíbe testes em animais para cosméticos, alinhando o Brasil a práticas internacionais. A norma, celebrada como uma vitória histórica, estabelece métodos alternativos e proíbe a comercialização de produtos testados em animais.

Senado aprova inclusão de 22 municípios do Rio no semiárido e garante apoio a produtores rurais
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Senado aprova inclusão de 22 municípios do Rio no semiárido e garante apoio a produtores rurais
News Card

Senado aprova Projeto de Lei que classifica 22 municípios do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro como semiáridos, garantindo acesso a benefícios como o Garantia-Safra e criando um Fundo de Desenvolvimento Econômico.

Ibama participa de treinamento para ações de resposta a emergências nucleares no Rio de Janeiro
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ibama participa de treinamento para ações de resposta a emergências nucleares no Rio de Janeiro
News Card

Ibama participa de treinamento sobre emergências nucleares no IRD, promovendo integração com instituições como Defesa Civil e Exército. A ação visa aprimorar a resposta em situações críticas.

São Paulo testa projeto inovador que recompensa ciclistas com créditos no Bilhete Único
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
São Paulo testa projeto inovador que recompensa ciclistas com créditos no Bilhete Único
News Card

São Paulo lançará em agosto um projeto piloto que oferece créditos no Bilhete Único para ciclistas, com inscrições até 30 de junho, visando avaliar incentivos financeiros na mobilidade urbana. A iniciativa, apoiada por instituições como a USP e a FGV, busca entender o impacto de recompensas financeiras no uso de bicicletas, promovendo a redução do transporte motorizado. O experimento, que durará três meses, requer que os voluntários sejam maiores de idade, moradores da cidade e possuam uma bicicleta.