Socioambiental

Governo cria comitê interministerial para combater racismo ambiental e climático no Brasil

O governo brasileiro, sob Luiz Inácio Lula da Silva, cria o Comitê Nacional de Enfrentamento ao Racismo Ambiental e Climático, visando proteger populações vulneráveis afetadas por desastres naturais. O comitê, com membros do governo e da sociedade civil, buscará articular políticas públicas e ações educativas, focando em grupos como negros, indígenas e quilombolas. A iniciativa visa consolidar esforços em justiça ambiental e enfrentar desigualdades sociais, promovendo a inclusão e a resiliência climática.

Atualizado em
May 16, 2025
Clock Icon
3
min
Vista aérea comunidade Porto dos Cavalos, em Ilha de Maré, Salvador (BA), região que sofre com a contaminação por metais pesados. - Rafaela Araújo 01.abr.25/Folhapress

O governo brasileiro, sob a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a criação do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Racismo Ambiental e Climático. O comitê será interministerial e terá como objetivo formular políticas públicas que abordem as desigualdades enfrentadas por populações vulneráveis, como negras, indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, que são desproporcionalmente afetadas por desastres naturais e mudanças climáticas.

O novo comitê será coordenado por representantes de quatro ministérios: Igualdade Racial, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Povos Indígenas. O texto que formaliza a criação do comitê já foi enviado à Casa Civil. A proposta inclui um colegiado com 20 membros, sendo dez do governo e dez da sociedade civil, que atuarão sem remuneração.

Entre as funções do comitê, estão a emissão de pareceres técnicos, a articulação de campanhas educativas e a sugestão de políticas públicas. Um dos grupos de trabalho permanentes se dedicará à chamada "Amazônia Negra". A ideia é consolidar iniciativas que, até então, eram tratadas de forma dispersa por diferentes ministérios e secretarias.

Inamara Mélo, diretora de políticas para adaptação e resiliência à mudança do clima no Ministério do Meio Ambiente, destacou a importância de integrar esforços de diversos órgãos para melhorar a capacidade do sistema socioecológico em lidar com desastres climáticos. O foco será garantir que as políticas de adaptação climática considerem fatores como classe, raça e gênero, além de respeitar as particularidades de cada comunidade.

O Ministério dos Povos Indígenas ressaltou que o comitê será fundamental para garantir os direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais em situações de emergência climática. Essas populações, embora vulneráveis, desempenham um papel crucial na conservação da biodiversidade e no equilíbrio climático.

Essa iniciativa representa uma oportunidade para que a sociedade civil se mobilize em apoio a projetos que visem a justiça ambiental e a equidade social. A união de esforços pode fazer a diferença na vida de muitos que enfrentam as consequências das mudanças climáticas e do racismo ambiental, promovendo um futuro mais justo e sustentável.

Folha de São Paulo
Quero ajudar

Leia mais

Governo inicia operação de desintrusão na Terra Indígena Kayapó para combater garimpo ilegal
Socioambiental
Clock Icon
3
min
Governo inicia operação de desintrusão na Terra Indígena Kayapó para combater garimpo ilegal
News Card

O governo federal iniciará uma operação de desintrusão na Terra Indígena Kayapó, em cumprimento a uma ordem do STF, para remover invasores e garimpos ilegais. A ação, que envolve vinte órgãos, visa proteger a saúde e os direitos dos povos indígenas.

São Paulo enfrenta madrugada fria com temperaturas em queda e abrigo solidário para os vulneráveis
Socioambiental
Clock Icon
3
min
São Paulo enfrenta madrugada fria com temperaturas em queda e abrigo solidário para os vulneráveis
News Card

São Paulo registrou temperaturas amenas de 12,7°C neste sábado (31), após dias de frio intenso, com a Defesa Civil mantendo alerta e abrigo temporário disponível até domingo. A previsão é de que a temperatura alcance 24°C.

Ibama lança programa inovador para recuperar 1.300 hectares de Mata Atlântica em Santa Catarina
Socioambiental
Clock Icon
3
min
Ibama lança programa inovador para recuperar 1.300 hectares de Mata Atlântica em Santa Catarina
News Card

Ibama inicia programa inédito de recuperação de 1.300 hectares de Mata Atlântica em Santa Catarina, promovendo justiça socioambiental e parcerias com diversas instituições. A iniciativa visa restaurar áreas degradadas e incentivar a pesquisa de espécies ameaçadas.

Grupo de Trabalho Interministerial amplia Programa Amazônia Azul para incluir comunidades tradicionais e trabalhadores do mar
Socioambiental
Clock Icon
4
min
Grupo de Trabalho Interministerial amplia Programa Amazônia Azul para incluir comunidades tradicionais e trabalhadores do mar
News Card

O Programa Amazônia Azul expande seu público-alvo para incluir quilombolas, ribeirinhos e trabalhadores da economia do mar, visando promover inclusão e desenvolvimento sustentável. A iniciativa, discutida em reunião interministerial, busca reduzir desigualdades sociais e ambientais nas comunidades costeiras, fortalecendo cadeias produtivas e ampliando o acesso a políticas públicas.

GLOBO conquista prêmio GDA com reportagens sobre povos indígenas isolados na Amazônia
Socioambiental
Clock Icon
3
min
GLOBO conquista prêmio GDA com reportagens sobre povos indígenas isolados na Amazônia
News Card

A série de reportagens da GLOBO sobre povos indígenas isolados na Amazônia conquistou o 14º Prêmio GDA de Jornalismo, evidenciando a urgência na proteção dessas comunidades e a demarcação das terras Kawahiva em 2025.

Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para cosméticos e impulsiona inovação sustentável na indústria
Socioambiental
Clock Icon
4
min
Lula sanciona lei que proíbe testes em animais para cosméticos e impulsiona inovação sustentável na indústria
News Card

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que proíbe testes em animais para cosméticos, promovendo inovações sustentáveis e nanotecnologia no Brasil. A medida é celebrada por ativistas e cientistas, refletindo avanços éticos e ambientais na indústria.