Meio Ambiente

Governo federal anuncia plano robusto para implementar o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões até julho

O governo federal revelará até julho o Plano de implementação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), que regulará o mercado de carbono no Brasil. A subsecretária Cristina Reis destacou a importância do plano para a redução de emissões e a criação de um órgão gestor provisório. A iniciativa foi apresentada durante o seminário “COP30 Transição Energética e Mercado de Carbono”, promovido por veículos de comunicação e com apoio de grandes empresas.

Atualizado em
June 18, 2025
Clock Icon
3
min
Seminário 'Transição Energética e Mercado de Carbono' — Foto: Marcelo Theobald/ Agência O Globo

O governo federal do Brasil anunciará até o fim de julho o Plano de implementação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE). Este plano definirá as diretrizes do mercado de carbono no país. A informação foi divulgada pela subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, Cristina Reis, durante o seminário “COP30 Transição Energética e Mercado de Carbono”, promovido por veículos de comunicação como Valor Econômico, O GLOBO e rádio CBN.

Segundo Cristina Reis, o plano é robusto e está prestes a ser publicado. Ele apresentará um passo a passo para a implementação do sistema, que visa criar expectativas para o desenvolvimento do mercado de carbono. O anúncio incluirá também a definição do órgão gestor provisório do mercado, essencial para a regulamentação das atividades.

O seminário abordou a conexão entre o mecanismo internacional de carbono e o mercado brasileiro, com a participação de especialistas como Mariana Barbosa, diretora de Relações Institucionais da Re.green, e Ricardo Esparta, diretor técnico e sócio fundador da Eqao. A mesa foi mediada pela repórter especial de O GLOBO, Ana Lúcia Azevedo.

O SBCE permitirá a venda de créditos de carbono, onde empresas que emitem menos carbono poderão vender suas cotas para aquelas com níveis mais altos de poluição. Mariana Barbosa destacou que a restauração florestal, que já existia, agora ganha um novo impulso com o mercado de carbono, permitindo que se ganhe dinheiro ao plantar florestas.

O projeto “COP30 Amazônia” é uma iniciativa que conta com o patrocínio de grandes empresas como Eletrobras, JBS e Vale, além do apoio dos governos do Pará e do Acre, e do BNDES. Essa colaboração é fundamental para o fortalecimento das ações voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental.

O desenvolvimento do mercado de carbono é uma oportunidade para a sociedade civil se mobilizar em prol de iniciativas que promovam a restauração ambiental. A união em torno de projetos sustentáveis pode gerar impactos positivos significativos, contribuindo para um futuro mais verde e equilibrado.

Leia mais

Brasil se compromete a reduzir emissões de gases de efeito estufa e busca a neutralidade climática até 2050
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Brasil se compromete a reduzir emissões de gases de efeito estufa e busca a neutralidade climática até 2050
News Card

O Brasil se comprometeu a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em até 67% até 2035, com foco na erradicação do desmatamento e reflorestamento, segundo Newton La Scala, da Unesp. A queda de 30% no desmatamento em 2023 é um passo significativo para alcançar a neutralidade climática até 2050.

Belém sedia o XVII Fórum Nacional de Governadores para discutir a COP 30 e a participação dos estados brasileiros
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Belém sedia o XVII Fórum Nacional de Governadores para discutir a COP 30 e a participação dos estados brasileiros
News Card

Belém sedia o XVII Fórum Nacional de Governadores, onde serão definidas as contribuições dos estados para a COP 30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, reunindo mais de 190 países. O evento, que começa às 10h no Parque da Cidade, contará com a presença de governadores e autoridades, abordando temas como descarbonização e justiça ambiental.

Nova lei de licenciamento ambiental é criticada por especialistas da ONU como um retrocesso na proteção da Amazônia
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Nova lei de licenciamento ambiental é criticada por especialistas da ONU como um retrocesso na proteção da Amazônia
News Card

A nova lei de licenciamento ambiental no Brasil enfrenta críticas severas, com a relatora da ONU, Astrid Puentes Riaño, alertando sobre retrocessos na proteção ambiental e direitos humanos. O presidente Lula pode vetar partes do projeto antes da COP30.

Homens são flagrados descartando entulho em área de preservação em Vila Velha, mas não são penalizados
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Homens são flagrados descartando entulho em área de preservação em Vila Velha, mas não são penalizados
News Card

Dois homens foram flagrados descartando entulho no Parque Natural Municipal de Jacarenema, em Vila Velha. A Guarda Municipal optou por orientação em vez de multa, gerando polêmica nas redes sociais.

Documentário revela impactos ambientais da ausência de vacas e propõe soluções sustentáveis para agropecuária
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Documentário revela impactos ambientais da ausência de vacas e propõe soluções sustentáveis para agropecuária
News Card

O documentário "World without cows", de Mark Lyons, revela os impactos ambientais da remoção do gado e será exibido na COP 30. A Alltech investirá R$ 120 milhões em modernização no Brasil.

Bancos de desenvolvimento anunciam investimento de 3 bilhões de euros para combater poluição plástica nos oceanos
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Bancos de desenvolvimento anunciam investimento de 3 bilhões de euros para combater poluição plástica nos oceanos
News Card

Um grupo de bancos de desenvolvimento destinará pelo menos 3 bilhões de euros até 2030 para combater a poluição plástica nos oceanos, ampliando a Iniciativa Oceanos Limpos. A ONU alerta que os resíduos plásticos podem triplicar até 2040, impactando ecossistemas e saúde humana.